A questão abordou o conceito de Robert L. Daft (2008). Segundo o referido autor:
ESTRUTURA HORIZONTAL
A estrutura horizontal organiza os funcionários em função dos processos centrais.
Segundo Daft (2008), normalmente a adoção da estrutura horizontal está associada à Reengenharia, passando de uma estrutura vertical, baseada em funções, para fluxos de trabalho e processos horizontais.
Uma consequência do uso dessa estrutura é que as pessoas que trabalham em processos específicos têm acesso facilitado às demais pessoas, praticamente eliminando a hierarquia vertical e limites departamentais.
São características de uma organização horizontal:
A estrutura é criada em torno de processos centrais inter-funcionais em vez de tarefas, funções ou geografia. Limites interdepartamentais são eliminados
Equipes auto-dirigidas
Donos dos processos têm responsabilidade total sobre cada processo central
Oferecidas às pessoas treinamento, ferramentas, motivação e autoridade para tomar decisões centrais
Equipes têm liberdade para pensar de maneira criativa e responder com flexibilidade aos desafios
Clientes impulsionam as corporações horizontais
Cultura de abertura, confiança e colaboração, focada em melhorias contínuas. Valoriza o empowerment, a responsabilidade e o bem-estar dos funcionários
Gabarito C
Então, venho notando que o procedimento da estrutura das questões da CESGRANRIO é baseado em palavras-chave. Tipo, vai traduzindo o texto e remetendo os trechos a palavras associadas, as que não estiverem abordadas nas alternativas devem ser eliminadas. Logo:
Analisando a questão:
HORIZONTAL - > remete a especialização, ou seja, FUNCIONAL.
ORGANIZADA COLABORADORES -> todos, gerentes, etc...
em torno de PROCESSOS CENTRAIS -> no meu caso, Eng de Produção, os processos centrais são MKT, PRDÇ E DSVV DE PRODUTOS.
Palavras-chave:
ESTRUTURA ORG. FUNCIONAL
GERENTE FUNCIONAL e SUA EQUIPE
Agora vem a parte que se deve ter estudado:
ESTTRA FUNCIONAL
foco = especialização colaborador de uma área pode se informar com especialista de outra, ex: operador da produção pode falar com o Gerente de desvv prod sobre alguma dúvida = LINHA INFORMAL DE COMUNICAÇÃO O GERENTE FUNCIONAL deve gerir seu setor sem interferir nas GERÊNCIAS de outros setores.
RESUMINDO:
Os gerentes tem responsabilidades pelo seu setor, mas os colaboradores podem se relacionar com outros setores para sempre melhorar sua atuação.
AGORA, AS ALTERNATIVAS:
a) estrutura é criada em torno de tarefas ou funções (OK) para que os limites interdepartamentais sejam eliminados (NÃO ELIMINA LIMITES).
b) a tomada de decisão centralizada, muitas normas, poucas equipes e sistemas de subordinação são dominantes nessa estrutura. (NÃO É FUNCIONAL)
c) os donos dos processos (SÃO OS GERENTES FUNCIONAIS) têm responsabilidade total sobre cada processo central, e há uma cultura de colaboração focada em melhoria contínua (LINHA INFORMAL DE COMNCÇ).
d) os indivíduos são a base do projeto (PALAVRA CHAVE NÃO REMETE A PROJETOS) e do desempenho organizacional, favorecendo o conhecimento técnico e o desenvolvimento de habilidades.
e) os limites claros entre os departamentos funcionais (AQUI A CONFUSÃO, REALMENTE TEM LIMITES CLAROS) contribuem para que os colaboradores assumam uma visão mais ampla das metas organizacionais (MAS SÃO PARA QUE AS METAS DAQUELE SETOR SEJAM ATINGIDAS E QUE NENHUM OUTRO INTERFIRA).