-
Gabarito: Alternativa D
TRAUMATOLOGIA FORENSE:
É um ramo da Medicina legal que estuda as lesões corporais resultantes de traumatismos de ordem física ou psicológica.
Objeto: tem por objeto o estudo dos efeitos na pessoa das agressões físicas e morais, como também a determinação de seus agentes causadores. Este reconhecimento é feito através do exame pericial na vítima, bem como no local do crime, denominado exame de corpo de delito, o corpo do delito ao contrario do que muitos pensam não é apenas a vitima, mas todo o local e instrumentos utilizados para a pratica do delito, pelo qual se atribui a extensão dos danos provocados.
Exame pericial: O exame deve ser requerido por autoridade legalmente competente (p. ex., um delegado de polícia), dirigido a um médico legista competente (ou órgão do qual o mesmo seja funcionário). Este requerimento deve conter alguns elementos imprescindíveis para a realização do laudo, tais como a completa identificação da pessoa, a hora, local e finalidade do exame.
O laudo pericial tem como norma geral uma narrativa contínua, que é feita à medida que o exame é realizado. Nele deve constar, de forma abreviada e sucinta, apenas constando-se o que for essencial, a narrativa dos fatos proferida pela vítima.
O perito deve assinalar as lesões ou sua ausência (hipótese em que o perito esquivar-se de proceder a exame, expondo seus motivos), os locais e tipos de lesão.
Exame complementar: Por diferir o Direito penal a natureza delituosa da lesão corporal consoante sua gravidade, é mister um exame suplementar, decorridos 30 dias do fato. Neste exame o perito assinala a presença ou não das seqüelas da(s) lesão(ões), bem como o grau de incapacitação gerada por ela(s) na vítima.
Registros: O exame traumatológico deve ser indicado através de meio físico apropriado - desde o preenchimento de planilhas impressas, até a filmagem do examinado.
Fonte: http://aulademedicinalegal.blogspot.com.br/2012/06/traumatologia.html
-
mamão com açucar
-
PIECE OF CAKEEE!!!
-
Trauma + logia (estudo) = estudo do trauma
-
GABARITO: D - As lesões corporais e as energias causadoras do dano.
O estudo da traumatologia forense para é o ramo da Medicina Legal que estuda a ação de uma energia externa sobre o organismo do indivíduo, ou seja, é o estudo das lesões e estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos por violência sobre o corpo humano.
FONTE: FRANÇA, G. V. Traumatologia Médico-Legal. Em: Medicina Legal. Guanabara Koogan, 8.a Ed. Rio de Janeiro. 2008
-
A traumatologia legal estuda as lesões corporais e as energias que originaram o dano.
A) INCORRETA- sexologia forense
B) INCORRETA- com as informações, poderíamos indicar que esse poderia estar ligado à violência contra recém-nascidos e crianças, dentre outros ramos. A opção aqui apresentada não se coaduna com a melhor resposta.
C) INCORETTA- sexologia forense
D) CORRETA
E) INCORRETA- antropologia forense
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA D
-
Traumatologia Médico-Legal
Traumatologia forense é o capítulo da medicina legal no qual se estudam as lesões corporais resultantes de traumatismos de ordem material ou moral danosos ao corpo ou à saúde física ou mental (Delton Croce).
Segundo Genival Veloso de França, Traumatologia ou Lesionologia é o ramo da Medicina Legal que vai estudar as lesões e estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos por violência, sobre o corpo humano. Trata também das diversas modalidades de energia causadoras desses danos.
-
Gab D
tarumatologia Forense: Estudo do trauma e também das lesões.
Instrumento: Perfunrante Lesão: Punctória
Instrumento: Cortante Lesão: Cortante ( frança ) outros: Incisa
Instrumento: Contundente Lesão: Contusa
Instrumento: Pérfuro Cortante Lesão: Pérfuro- Cortante ( França )
Instrumento: Pérfuro Contundente Lesão: Pérfuro Contusa
Instrumento: Corto Contundente Lesão: Corto Contusa.
-
Gab D
Antropologia: Estudo do ser humano a partir da sua morfologia ( forma ), visando os vários tipos de identificação ( sexo, cor, idade, espécie, etc.)
Traumatologia: Estudo do trauma consequente a energias exógenas que afetam o organismo humano ( modo de ação dos agentes e lesões acarretadas)
Asfixiologia: Estuda as hipóteses em que agentes externos prejudicam a oxigenação dos tecidos.
Tanatologia: Estuda a morte e seus diferentes aspectos.
Sexologia: Estuda os vestígios decorrentes de crimes contra a liberdade sexual, aborto, infanticídio, desvios sexuais e hipóteses de anulação de casamento.
Toxicologia: Engloba as ação de tóxicos e venenos
Infortunística: dedica-se à Medicina do trabalho, o que diz respeito às doenças profissionais e acidentes de trabalho.
Psicologia Jurídica: Estudo o psiquismo normal e as influências emocionais na confissão, depoimentos de testemunhas, preocupando-se com a obtenção da verdade.
Psiquiatria Forense: Abrange os diferentes distúrbios mentais quanto ao diagnósticos e estabelecimento da imputabilidade e periculosidade
Genética médico-legal ou forense: Abrange a determinação de partenidade e a identificação relacionada com a herança genética.
Neuza Bittar - Medicina Legal e Criminalística - 7° edição
-
A traumatologia trata das lesões corporais sob o ponto de vista jurídico e das energias causadoras do dano.
-
A: Sexologia forense
B: Genética forense*
C: Sexologia forense
D: Traumatologia forense
E: Antropologia forense
* me corrijam se errei