SóProvas


ID
2078992
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Segundo a literatura médico-legal, a cronotanatognose é utilizada para:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

     

    CRONOTANOTOGNOSE é o estudo dos meios de determinação do tempo da morte. É importante tanto no foro criminal quanto no civil. Dessa informação pode resultar a prisão de um inocente ou a liberação de um culpado, cujo álibi o coloque fora daquela estreita faixa garantida pelo perito. No foro civil, não são raros os casos em que é preciso estabelecer quem morreu primeiro, se o pai ou o filho, pois na pendência da ordem de
    falecimento, a herança pode ir para uma outra família. O CC adotou o critério da comoriência.

  • A CRONOTANATOGNOSE é a parte da Tanatologia que estuda a data aproximada da morte, já a TAFONOMIA estuda a evolução do processo de putrefação (fases).

  • Cronotanatognose (do grego, kromos = tempo, thanatos = morte e gnosis = conhecimento) é o capítulo da Tanatologia que estuda os meios de determinação do tempo transcorrido entre a morte e o exame necroscópico.

    Vários fatores e sinais podem ser analisados para uma estimativa mais aproximada da hora do óbito, como aferição da temperatura hepática, análise da fauna cadavérica (se houver) e análise de sinais de morte, como os livores cadavéricos, midríase bilateral e o próprio enrigecimento do cadáver, que se instala no sentido crânio-caudal e desaparece no sentido contrário.

  • Tafonomia: É o estudo de todas as fases percorridas pelo corpo humano APÓS a morte ATÉ a fossilização

    Cronotanatognose ou tanatocronodiagnose - É o diagnóstico do tempo de morte. Baseia-se na avaliação do TEMPO DECORRIDO entre a morte e o início, evolução e/ou desaparecimento de cada fase cadavérica. 

    NEUSA BITTAR. 2016 p. 140/141. 

    Em suma, a meu ver, a distinção entre um e outro se situa na amplitude de análise, pois a TAFONOMIA, conforme o enunciado, estende-se até a FOSSILIZAÇÃO. 

  • Cronotanatognose
    É a parte da Tanatologia que estuda a data aproximada da morte. Com efeito, os fenômenos cadavéricos, não obedecendo ao rigorismo em sua marcha evolutiva, que difere conforme os diferentes corpos e com a causa mortis e influência de fatores extrínsecos, como as condições do terreno e da temperatura e umidade ambiental, possibilitam estabelecer o diagnóstico da data da morte tão exatamente quanto possível, porém não com certeza absoluta.

    CROCE, Delton. CROCE JR. Manual de medicina Legal. São Paulo: Saraiva, 2012, p. 306.

  • DEFINICÃO *RESUMIDA* DE TERMOS:
    1) TANATOSEMIOLOGIA (MORTE+SINAL+ ESTUDO): Parte da Tanatologia que estuda os sinais (fenômenos) cadavéricos.
    2) TANATODIAGNÓSTICO (MORTE+DIAGNOSE) : Estuda o conjunto de sinais biológicos e propedêuticos que permitem afirmar o estado de morte real.
    3) CRONOTANATOGNOSE (TEMPO+MORTE+CONHECIMENTO) : Estuda os meios de determinação do tempo decorrido entre a morte e o exame
    cadavérico.
    4) TANATOSCOPIA = TANATOPSIA = NECRÓPSIA (MORTE + VER = OBSERVAR) : É o exame do cadáver para verificação da realidade e da causa da morte.
    5) TANATOCONSERVAÇÃO (MORTE+CONSERVAÇÃO): É o conjunto de técnicas empregadas para conservação do cadáver com suas características gerais.
    6) TANATOLEGISLAÇÃO (MORTE+LEGISLAÇÃO) : É o conjunto de dispositivos legais concernentes à morte e ao cadáver.

     

  • Quem sabe de mitologia grega mata a questão.

    Tânatos- Deus da morte

    Cronos - Deus do tempo

     

  • Não confundir a TAFONOMIA, que é o estudo das etapas do processo de putrefação com a CRONOTANOTOGNOSE.

  • Sim, concordo com vc caro Halley Pimentel. Entretanto, usei os CAVALEIROS DO ZODÍACOS que no seu seguimeto de pensamento são GREGOS ou em sua maioria. RSRSRSRSR.

     

  • Cronotanatagnose

    É parte da Tanatologia que estuda a data aproximada da morte, ou seja, da determinação do tempo provável em que a morte ocorreu. O tempo é sempre estimado. Os fenômenos cadavéricos variam de acordo com:

    - Causa mortis;

    - Influência de fatores extrínsecos: terreno; temperatura; umidade.

  • CRONOTANATOGNOSE Estuda os meios de determinação do tempo decorrido entre a morte e o exame cadavérico.

     
  • “Chama-se tanatocronodiagnose, cronotanatognose ou diagnóstico cronológico da morte o espaço de tempo verificado em diversas fases do cadáver e o momento em que se verificou o óbito.". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 1050.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E
  • CRONOTANATOGNOSE

     

    É conhecida também por TANATOCRONODIAGNOSE, cronologia da morte ou diagnóstico cronológico da morte, em outras palavras, é a estimativa da morte. Consiste no período de análise da rigidez cadavérica e dos livores cadavéricos, ajuda a estabelecer a causa jurídica da morte, o nexo causal com o evento narrado, bem como a análise da comoriência. É o estudo do tempo da morte, que se dará entre 8h a 12h de instalação da morte. 

    Destarte, tem-se as importâncias dos livores é atestar a morte em sinais de certeza de morte, e também, tem-se o estabelecimento da cronotanatognose, ou seja, o tempo da morte.

    Vale destacar que de acordo com o Código de Processo Penal, mais especificamente em seu artigo 162, diz que os peritos ao chegar no local de perícia, devem esperar 6 horas para iniciar a Autópsia / Necropsia. Dentro desta análise, o perito poderá faze-la antes desse tempo, salvo se tiver certeza de morte daquele indivíduo que se encontre no local de perícia. Ora, se estivermos diante de um indivíduo decapitado, não havendo dúvidas de que a morte se instalou naquele cadáver, não haverá a necessidade de esperar as 6h.