-
Gabarito: E
Lembro da aula do professor Roberto Blanco que disse que foi encontrado um osso em uma praia do RJ e a imprensa fez o "maior alarde" dizendo que se tratava da ossada de um famoso desaparecido da época da ditadura, a perícia confirmou dias depois não se tratar de osso humano e sim de um animal.
-
Gabarito letra E
Quando verificarmos uma ossada devemos questionar se estamos diante de um osso humano ou não humano. Tal análise deve ser feita segundo algumas averiguações: Tamanho, peso, forma, análise de crânio, face, arcadas dentárias, canais de havers e índice cortical medular.
-
A distinção entre os ossos de animais e do homem é feita de inicio, morfologicamente, pelo exame de suas dimensões e caracteres que os tornam diferentes. Microscopicamente, a diferença é dada pela análise da disposição do tamanho dos CANAIS DE HAVERS, que são em menor numero e mais largos no homem, com até 8 por mm. Nos animais, são mais estreitos, redondos e mais numerosos, chegando a 40 por mm. (FRANÇA, Genival Veloso. Editora Guanabara Ed. 9º 2011 pg49)
-
Através do estudo dos ossos e do sangue, possibilita diferenciar restos humanos de restos de outras espécies. Obviamente, antes de qualquer outro procedimento, a principal preocupação é a identificação da espécie.
Quanto aos ossos, pode ser feita de duas formas:
* Macroscopicamente - pela morfologia dos ossos ou dos dentes. Importante destacar a clavícula, pois sua forma em “S” não se repete em nenhuma outra espécie animal.
* Microscopicamente - pela mensuração dos canais de Havers e dos osteoplastos. Os canais de Havers são mais largos e em menor número nos humanos e mais estreitos, redondos e numerosos os outros animais.
Quanto ao sangue, se for da espécie humana, ao ser submetido aos testes, indicarão o tipo sanguíneo.
-
Nesta questão, temos os "famosos" Canais de Havers, que são utilizados para a distição do que venha a ser ossos humanos ou animais.
-
Canais de Havers são uma série de tubos estreitos dentro dos ossos por onde passam vasos sanguíneos e células nervosas.
-
"A distinção entre os ossos de animais e do homem é feita de início, morfologicamente, pelo exame de suas dimensões e caracteres que os tornam diferentes. Microscopicamente, a diferença é dada pela análise da disposição do tamanho dos canais de Havers, que são em menor número e mais largos no homem, com até 8 por mm2. Nos animais, são mais estreitos, redondos e mais numerosos, chegando a 40 por mm2.". Genival Veloso de França- FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.138
GABARITO DO PROFESSOR: LETRA E.