SóProvas


ID
208003
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

É correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Intertexto e interdiscurso Fonte: http://professoramarialucia.wordpress.com/
      Meus oito anos Oh! Que saudades que eu tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais! [...] (Casimiro de Abreu) Meus oito anos Oh que saudades que eu tenho Da aurora de minha vida
    Das horas
    De minha infância
    Que os anos não trazem mais
    Naquele quintal de terra
    Da Rua de Santo Antônio
    Debaixo da bananeira
    Sem nenhum laranjais. [...] (Oswald de Andrade)

    O primeiro poema foi escrito no século XIX por Casimiro de Abreu, poeta romântico. O segundo foi escrito por Oswald de Andrade, escritor modernista do século XX.

    Em seu poema, Oswald de Andrade cita explicitamente o poema de Casimiro de Abreu. Quando um texto cita outro, dizemos que entre eles existe intertextualidade.

    Mas, o texto de Oswald não é uma mera citação do texto de Casimiro. Com seu poema, Oswald pretendia dialogar com o poeta romântico. Quando há um diálogo entre os dois discursos, dizemos que, além de intertextualidade, existe entre eles também interdiscursividade.

    Toda relação interdiscursiva é também uma relação intertextual. Contudo, a interdiscursividade é mais ampla, pois faz referência não apenas a um texto ou a partes dele, mas também à ideologia nele existente.

  • Vide no link http://www.infoeducativa.com.br/index.asp?page=artigo&id=609 o conceito de interdiscurso de Eduardo Guimarães:

    “O interdiscurso é a relação de um discurso com outros discursos. No sentido de que esta relação não se dá a partir de discursos empiricamente particularizado a priori. São elas próprias as relações entre discursos, que dão a particularidade que constituem todo o discurso. E neste sentido “O interdiscurso é o conjunto do dizível, histórica e linguisticamente definido”. (Ferreira, Ana Cláudia, Conceito de Interdiscurso na semântica da enunciação)."