SóProvas


ID
2080246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

De acordo com os postulados básicos de auditoria governamental, é obrigação dos órgãos de controle externo

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA E

    De acordo com o item 10.8.1 da Resolução nº 42/2013 – NAG: “10.8.1  É  obrigação  da  entidade  auditada,  e  não  do  auditor, estabelecer  um  sistema  adequado  de  controle  interno  para proteger  seus  recursos.  É,  também,  obrigação  da  entidade auditada  garantir  que  estes  controles  funcionem  de  maneira que  assegurem  o  cumprimento  das  disposições  legais  e regulamentares  aplicáveis  e  que  as  decisões  sejam  adotadas com probidade e correção. Em qualquer  caso, isto não  exime o  auditor,  quando  identifica  controles  inadequados  ou inexistentes,  de  apresentar  à  entidade  auditada  as correspondentes recomendações”.

  • A) ERRADA: Essa é uma atribuição do controle interno no apoio ao controle externo (Lei 8.443, art. 50. III);

    B) ERRADA: De acordo com o inciso IV do art. 71 da Constituição Federal, o TCU pode realizar auditoria realizar, por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de comissão técnica ou de inquérito;

    C) ERRADA: Não está entre as atribuições do controle externo;

    D) ERRADA: Conforme IN 01/01 da CGU, os relatórios devem ser levados ao conhecimentos das seguintes autoridades:

              >Direção;

              > Gerências executivas;

              > Responsáveis pela execução das tarefas;

              > TCU;

              > Outras autoridades interessadas;

    E) CORRETA;

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca das obrigações dos órgãos de controle externo.

    Vejamos as alternativas:

    A) Alertar a autoridade administrativa para que instaure tomada de contas especial em relação a irregularidades conhecidas.

    Errada. De acordo com a IN – TCU n.º 71, de 28/12/2012, "na hipótese de se constatar a ocorrência de graves irregularidades ou ilegalidades de que não resultem dano ao erário, a autoridade administrativa ou o órgão de controle interno deverão representar os fatos ao Tribunal de Contas da União".

    B) Realizar auditorias solicitadas pelo sistema de controle interno.

    Errada. De acordo com a Constituição Federal de 1988, as auditorias são realizadas, por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comissão técnica ou de inquérito.

    C) Estabelecer, juntamente com a administração, um sistema adequado de controle interno no âmbito da entidade auditada.

    Errada. A implantação de um sistema de controle interno é uma atividade de gestão da entidade, e não tem quaisquer relações com as obrigações do controle externo.

    D) Enviar, no caso de auditoria em órgão da administração direta, relatório de auditoria ao titular do Poder Executivo.

    Errada. Sobre o assunto e de acordo com a Constituição Federal de 1988, um dos deveres do controle externo é “prestar as informações solicitadas pelo Congresso Nacional, por qualquer de suas Casas, ou por qualquer das respectivas Comissões, sobre a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial e sobre resultados de auditorias e inspeções realizadas" e não ao titular do Poder Executivo.

    E) Apresentar recomendações acerca de controles inadequados ou inexistentes nas entidades auditadas.

    Certa. A recomendação é uma sugestão proposta pelo auditor do controle externo, formalizada no contexto do relatório de auditoria, que visa a regularização de determinadas situações encontradas nas atividades de auditoria.


    Gabarito do Professor: Letra E.