SóProvas


ID
2080315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Assinale a opção correta, acerca de engenharia de software.

Alternativas
Comentários
  • a) Errado. "3.30 fornecedor: Organização que firma um contrato com o adquirente para fornecimento de um sistema, produto de software ou serviço de software conforme os termos do contrato. NOTAS 1 O termo “fornecedor” é sinônimo de contratado, produtor, vendedor ou distribuidor. 2 O adquirente pode designar uma parte de sua organização como fornecedor." - Fonte: NBR ISO / IEC 12207.

    b) Errado. "O seguinte arcabouço de processo genérico (...) é aplicável à grande maioria dos projetos de software: Comunicação: Essa atividade de arcabouço envolve alta comunicação e colaboração com o cliente (e outros interessados) e abrange o levantamento de requisitos e outras atividades relacionadas; Planejamento: Essa atividade estabelece um plano para o trabalho de engenharia de software que se segue. Descreve as tarefas técnicas a serem conduzidas, os riscos prováveis, os recursos que serão necessários, os produtos de trabalho a ser produzidos e um cronograma do trabalho; Modelagem: Essa atividade inclui a criação de modelos que permitam ao desenvolvedor e ao cliente entender melhor os requisitos do software e o projeto que vai satisfazer a esses requisitos; Construção: Essa atividade combina geração de código (quer manual ou automática) e os testes necessários para revelar erros no código; Implantação: O software (como entidade completa ou incremento parcialmente completo) é entregue ao cliente, que avalia o produto entregue e fornece feedback com base na avaliação." - Fonte: Engenharia de Software, Roger Presmann, 6ª ed, pg 19.

    c) Correto. A NBR ISO / IEC 9126 define o modelo de qualidade interna e externa do software, categorizando os atributos de qualidade do software em seis características (funcionalidade, confiabilidade, usabilidade, eficiência, manutenibilidade e portabilidade). As características são subdivididas em subcaracterísticas, que podem ser medidas através de métricas internas e externas. A Acurácia ("Capacidade do produto de software de prover, com o grau de precisão necessário, resultados ou efeitos corretos ou conforme acordados") é uma subcaracteristica relacionada à característica Funcionalidade ("Capacidade do produto de software de prover funções que atendam às necessidades explícitas e implícitas, quando o software estiver sendo utilizado sob condições especificadas").

    d) Errado. A NBR ISO / IEC 12207 apresenta o seguinte conjunto de Processos de Apoio de Ciclo de Vida: Documentação, Gerência de Configuração, Garantia de Qualidade, Verificação, Validação, Revisão Conjunta, Auditoria e Resolução de Problema. São Processos Organizacionais do Ciclo de Vida os processos GerênciaMelhoria, Infra-estrutura e Treinamento.

    e) Errado. A NBR ISO / IEC 9126 define "Qualidade externa estimada (ou prevista) é a qualidade estimada ou prevista para o produto final de software, em cada estágio de desenvolvimento e para cada característica de qualidade, baseada no conhecimento da qualidade interna".

  • Pessoal, não entendi o porquê da alternativa "e" estar errada. A norma em questão tem o conceito de "qualidade externa estimada", como o Paulo Filho citou, mas ela também tem o conceito de "qualidade externa", como consta abaixo:

     

    "Qualidade externa é a totalidade das características do produto de software do ponto de vista externo. É a qualidade
    quando o software é executado, o qual é tipicamente medido e avaliado enquanto está sendo testado num ambiente
    simulado, com dados simulados e usando métricas externas. ..."

     

    A definição de "qualidade externa" que consta na alternativa "e" me parece correta.
    Qual é o erro?
     

  • Osmar

     

    Apesar da definição de "qualida externa" estar correta na alternativa "e", o início da frase invalida a questão, pois afirma que a "qualidade externa" do software não pode ser prevista com base na "qualidade interna", indo contra o que define a NBR ISO / IEC 9126.

     

    Na minha interpretação do texto da questão deu a entender que não há como prever a qualidade externa do software, a única forma de se obter essa característica seria a avaliação do software de acordo com as características de qualidade interna. Acontece que podemos prever ou estimar essa qualidade externa. Mas concordo com você quando contesta a questão, pois "qualidade externa" e "qualidade externa estimada" são, via de regra, coisas diferentes, e a questão tenta tratá-las como sendo a mesma coisa.

     

  • Paulo Filho, você tem razão: o texto da alternativa "e" exclui a possibilidade de existência da "qualidade externa estimada".

     

    Ajudou mais uma vez.
    Obrigadão!
    Vlw, mesmo!

     

    :)

  • c-

    ISO/IEC 9126 coloca requisitos não funcionais para qualidade como:


    1- Funcionalidade: Adequação; precisao; Interoperabilidade; Segurança de acesso.
    2- Confiabilidade: Maturidade; Tolerância a falhas; Recuperabilidade.
    3- Usabilidade: Inteligibilidade; Apreensibilidade; Operacionalidade; Atratividade.
    4-  Eficiência: Comportamento em relação ao tempo e aos recursos.
    5- Manutenibilidade: Analisabilidade; Modificabilidade; Estabilidade; Testabilidade.
    6- Portabilidade: Adaptabilidade; Capacidade para ser substituído./instalado; Coexistência