SóProvas


ID
2080429
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Pacientes hospitalizados para transplante podem apresentar distorções cognitivas nas suas verbalizações. Relacione as distorções cognitivas aos exemplos de falas dos pacientes e assinale a alternativa com a sequência correta.
1. Personalização.
2. Abstração seletiva.
3. Generalização.
4. Inferência arbitrária.
( ) “Não devia ter ficado doente. Não aguento mais isso. Causo sofrimento para a família. É tudo culpa minha.”
( ) “Sei que não vou conseguir. Sou fraco. Já vi transplantados parecerem estar bem. Lá na casa de apoio, só escuto notícias ruins.”
( ) “Desde que fiquei doente, tornei-me uma pessoa pior: uma péssima mãe e uma esposa ruim.”
( ) “É muito arriscado. Sei que, de cada 50 pacientes transplantados, apenas um sobrevive.”

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C
    http://www.ictc.com.br/arquivos/erros_cognitivos_comuns.pdf

  • 2.5. Abstração Seletiva

    Tendência a focalizar um único detalhe retirado de um contexto, ignorando outros aspectos importantes da situação. A pessoa que comete esse erro cognitivo concebe a totalidade de uma dada experiência com base em apenas um único fragmento. Na abstração seletiva seleciona-se o lado negativo e destrutivo da situação ou experiência. Por exemplo, “todo mundo está dormindo na minha palestra”. (após uma única pessoa ter recostado a cabeça)

    2.9. Personalização

    Na personalização a pessoa se culpa e assume a responsabilidade por qualquer coisa desagradável que ocorra. Assim, se alguém de quem gosta está mal humorado, você pode pensar que a pessoa está dessa maneira porque você fez alguma coisa errada.

    Nesse erro a pessoa assume responsabilidade demais pelos sentimentos e comportamentos dos outros e se esquece de que cada um tem controle e é responsável pelo que sente e por sua própria vida. Por exemplo, “ele saiu da sala de aula porque eu falei alguma coisa que ele não gostou”.

  • Acredito que o gabarito esteja errado.

    A resposta certa deveria ser a letra A

    Interferência arbitrária --> comportamento ou decisão que não se pauta nos princípios da lógica

    EX: “Desde que fiquei doente, tornei-me uma pessoa pior: uma péssima mãe e uma esposa ruim.” 

  • Por muito tempo eu confundi os conceitos de inferência arbitrária e abstração seletiva. Como a minha dúvida pode ser a de mais alguém, explicarei as diferenças.

    Na inferência arbitrária o sujeito usa, digamos, de "achismos" acerca do processo de adoecimento, nesse contexto não há informações verdadeiras presentes, há espaço apenas para uma suposição vaga. Ex: "É muito arriscado. Sei que, de cada 50 pacientes transplantados, apenas um sobrevive." Esse dado não é verídico, o número de pacientes transplantados sobreviventes é bem maior, portanto o sujeito apenas inferiu um número de forma arbitraria (que não é regulado por lei ou praxe, mas só depende do critério ou vontade).

    Já na abstração seletiva o sujeito apenas considera uma parte do todo. Ex: “Sei que não vou conseguir. Sou fraco. Já vi transplantados parecerem estar bem. Lá na casa de apoio, só escuto notícias ruins.” Claro que deve haver notícias ruins, mas não se houve apenas esse tipo de discurso, o paciente fixa aqui sua atenção apenas na parte ruim da coisa.