-
GABARITO D
a) São dois os tipos de normas a serem seguidos: de atributos e de desempenho.
b) "As Normas de Atributos endereçam as características das organizações e dos indivíduos que executam auditoria interna. "
c) Segundo o Código de Ética do IIA, os auditories internos devem seguir os seguintes princípios: integridade, objetividade, confidencialidade e competência.
d) "A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, desenvolvida para agregar valor e melhorar as operações empresariais. Ela ajuda a organização a atingir seus objetivos, por meio de uma abordagem sistemática e disciplinada à avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança."
e) "Geralmente há três partes envolvidas nos serviços de avaliação (assurance): (1) a pessoa ou o grupo diretamente envolvido com a entidade, operação, função, processo, sistema ou outro ponto importante - o proprietário do processo, (2) a pessoa ou grupo que efetua a avaliação – o auditor interno, e (3) a pessoa ou grupo que utiliza a avaliação – o usuário. "
Fonte: http://www.iiabrasil.org.br/new/IPPF_codigo_etica.html
http://www.iiabrasil.org.br/new/2013/downs/IPPF/standards2013_portuguese.pdf
-
A) ERRADA. As Normas compreendem duas categorias principais: Normas de Atributos e de Desempenho.
B) ERRADA. Normas de Atributos endereçam as características das organizações e dos indivíduos que executam auditoria interna.
C) ERRADA. Integridade, objetividade, confidencialidade e competência.
D) CORRETA.
E) ERRADA. Exame objetivo da evidência com o propósito de fornecer para a organização uma avaliação independente sobre os processos de governança, gerenciamento de riscos e controles.
Fonte: https://na.theiia.org/translations/PublicDocuments/IPPF-Standards-2017-Portuguese.pdf
http://www.iiabrasil.org.br/new/images/down/03_IPPF_Codigo_de_etica_01_09.pdf
-
Uma pausa: "Vamos pensar um pouco"
O IIA BRASIL
O Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) é uma entidade sem fins econômicos, de caráter Associação Civil, que presta serviços de formação, capacitação e certificação para seus associados (pessoa física).
Fundado em 20 de novembro de 1960 e com sede em São Paulo/SP, atualmente, está entre os cinco maiores em atuação no mundo dentre os afiliados do IIA Global (The Institute of Internal Auditors), sediado nos Estados Unidos.
MISSÃO
Promover o valor e disseminar o papel do Auditor Interno no âmbito dos setores público e privado, por meio de cursos, seminários, congressos e artigos técnicos, estabelecendo assim a qualificação desse profissional e o intercâmbio de ideias em assuntos referentes à atividade de Auditoria Interna.
VISÃO
Ser referência em capacitação, empenhando-se para difundir e impulsionar o reconhecimento da profissão de Auditoria Interna no país, além de propagar a importância da função do Auditor Interno e o desenvolvimento do seu espírito associativo.
VALOR
Representar e fortalecer a comunidade nacional de Auditores Internos e dos profissionais de controles internos e externo, com o seguinte lema: COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA PROFISSIONAL.
Fonte: Disponível em Acesado em 07 de Dezembro de 2017
-
Sobre a letra A
Organização das Normas
- Normas de Atributo
- Normas de Desempenho
- Normas de Implantação
-
Organização das normas = ADI (pense na ação direta de inconstitucionalidade). Atributo, desempenho e implantação.
-
A. Normas de Atributos e de Desempenho aplicam-se a todos os serviços de auditoria interna. As Normas de Implantação expandem as Normas de Atributos e de Desempenho ao prover os requerimentos aplicáveis aos serviços de avaliação (assurance) ou consultoria." (Normas Internacionais de Auditoria)
B. As Normas compreendem duas categorias principais: Normas de Atributos e de Desempenho. Normas de Atributos endereçam as características das organizações e dos indivíduos que executam auditoria interna. (Normas Internacionais de Auditoria)
C. É esperado que os auditores Internos apliquem e defendam os seguintes princípios: Integridade, Objetividade, Confidencialidade e Competência. (Código de Ética dos Auditores Internos)
D. A Auditoria Interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, desenvolvida para agregar valor e melhorar as operações empresariais.(Código de Ética dos Auditores Internos)
E. Geralmente, três partes participam nos serviços de avaliação (assurance): (1) o proprietário do processo, (2) o auditor interno, e (3) o usuário. (Normas Internacionais de Auditoria)