-
gaba .E
A Hipotermia é caracterizada pela queda da temperatura normal do organismo, que é 37ºC, para valores abaixo de 35ºC. Essa sensação faz com que o indivíduo entre em processo de tremor devido às contrações dos vasos sanguíneos, que tentam diminuir a perda de calor pelo corpo, mantendo assim o organismo a uma temperatura normal.
Quando o organismo não possui energias suficientes para controlar o processo de hipotermia, pode levar o indivíduo a morte.
-
baixas temperaturas- geladuras
altas temperaturas- termoneses
-
Hiportemia: frio
Hipertemia: calor
-
Efeito sistematico do frio- Hipotermia, vasoconstricção periférica, palidez acentuada e redução metabólica de todos os orgaos
Efeito sistématicos de altas temperaturas- Hipertemia, vasodilatação periférica, abertura dos capilares e se inicia insuficiência circulatória, conhecido como choque térmico.
-
A questão avalia o conhecimento do candidato a respeito das energias de ordem física, ou seja, aquelas capazes de modificar o estado físico dos corpos e cujo resultado pode resultar em ofensa corporal, dano à saúde ou morte.
As energias de ordem física mais comuns são: temperatura, pressão atmosférica, eletricidade, radioatividade, luz e som. Hipotermia significa temperatura corporal reduzida, o que acontece quando um corpo dissipa mais calor do que produz internamente durante tempo suficientemente prolongado.
A) ERRADO. O calor difuso não causa hipotermia, e sim hipertermia (aumento da temperatura corporal).
B) ERRADO. A ação do ácido sulfúrico (cáustico) causa lesões tegumentares coagulastes, ou seja, desidrata os tecidos, e não causa hipotermia.
C) ERRADO. A energia de um projétil de arma de fogo que é dissipada no corpo pode causar queimaduras e o aumento da temperatura local, mas não causa hipertermia.
D) ERRADO. O calor direto não causa hipotermia, e sim queimaduras.
E) CERTO. A ação generalizada do frio (difusa) tem como uma de suas principais consequências a hipertermia. Também pode causar alteração do sistema nervoso, sonolência, convulsões, delírios, perturbações dos movimentos, dentre outras perturbações.
Gabarito do professor: Alternativa E.
-
Sinais particulares pela morte decorrente da ação do frio, conforme Genival França
- úlcera de Wischnewski: infiltração hemorrágicas na mucosa gástrica
- rigidez cadavérica precoce, intensa e extremamente demorada;
- sangue de tonalidade menos escura e de pouca coagulabilidade;
- espuma sanguinolenta nas vias respiratórias
Fonte: Sinopse - Medicina Legal - Juspodvm - 2019 - fl. 150.
-
AÇÃO DO FRIO DIFUSO
Diz-se que há hipotermia quando a temperatura cai abaixo dos 35° C. é possível identificar formas distintas de hipotermia: acidental ou induzida (ou terapêutica).
A hipotermia, pode ser classificada em: ✓ leve ✓ moderada ✓ grave
Segundo o autor, o pH do sangue arterial demonstra acidose nas fases iniciais em decorrência do desvio do metabolismo para respiração celular anaeróbica e do aumento do ácido lático pelos tremores. A partir do momento em que a queda da temperatura reduz o metabolismo, o pH aumenta e tende para uma alcalose, principalmente por causa da queda do CO2 e da redução da dissociação iônica.
A hipotermia acidental ocorre quando alguém fica exposto em ambiente de temperatura muito baixa por tempo prolongado o suficiente para esgotar sua capacidade de produção de calor. Mas, se o meio for líquido, esse tempo é bem menor, e não é necessário que a sua temperatura seja muito baixa.
-
Hipotermia é a temperatura corporal reduzida que acontece quando um corpo dissipa mais calor do que produz internamente durante tempo suficientemente prolongado. Nos seres humanos, é definida como uma temperatura padrão do corpo abaixo de 35,0 ºC (95,0 ºF).