SóProvas


ID
2080915
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sobre a rigidez cadavérica, é correto afirmar que esta situação:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa "A" - é um dos aspectos que se leva em conta para determinar o tempo médio desde a morte, mas deve ser conjugado com outros fatores;

     

    Alternativa "B" - O rigor mortis aparece, em média, após decorridas 02h da morte (há doutrina falando em 1h, 1h30m), inicinado da cabeça e indo até os membros inferiores gradativamente, sendo observada primeiramente nos músculos da face, em especial no masseter (músculo da mandíbula). Dura, em média, até 24h após a morte, sendo seu desfazimento também da cabeça até os membros inferiores gradativamente;

     

    Alternativa "C" - São os cristais de Westenhöffer-Rocha-Valverde, se formam no sangue putrefeito, mas independem propriamente da putrefação. França ensina que são cristais vermelhos e aparecem, em média, após 03 dias da morte e podem ser vistos até 35º dia após a morte;

     

    Alternativa "D" - Não é um fenômeno que impeça a atuação da fauna cadavérica, o cadáver não fica duro ao ponto de transformar o corpo em pedra, os animais atuaram de qualquer forma;

     

    Alternativa "E" - É matéria afeta à TANATOLOGIA FORENSE. 

     

    Fonte: Sinopse Juspodivm e Caderno Blanco.

  • GAB C

    ,

    RIGIDEZ CADAVÉRICA

    A rigidez cadavérica é um processo que é percebido 1,5 a 2 horas após a morte. Não é um tempo fixo, mas variável.
    De 18 a 24 horas, a rigidez começa a desaparecer.
    O que é a rigidez cadavérica?
    Nossos músculos ficam sem receber oxigênio. Produzimos muito ácido láctico.
    É um processo semelhante à câimbra.


    ORDEM DE APARECIMENTO E DESAPARECIMENTO DA RIGIDEZ CADAVÉRICA:

    APARECIMENTO:
    Rosto → cervical → tórax → abdômen → membros superiores → membros inferiores 

    DESAPARECIMENTO: 
    Membros inferiores→ membros superiores→ abdômen→ tórax→ cervical→ rosto

    “Processo observado após a segunda hora do óbito. Se inicia comprometendo primeiramente a musculatura mímica, seguido da cervical, tronco, membros superiores e inferiores. Ao redor da 18ª a 24ª hora, começa a desaparecer, na mesma ordem, de baixo para cima.”

    Segundo a Lei de Nysten, a rigidez se manifesta em primeiro lugar na face, mandíbula e pescoço, seguindo-se dos membros superiores, tronco e membros inferiores, desaparecendo na mesma ordem (contribuição do comentário a esta postagem, em 05-12-2012).

    fonte: http://anotacoesmedicinalegal.blogspot.com.br/2008/09/rigidez-cadavrica-aula-do-dia-11082008.html

  • Fui por eliminação 

    Letra C

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato a respeito de conceitos em tanatologia médico-legal.

    A) ERRADO. A rigidez cadavérica é um fenômeno físico-químico que gera um estado de contratura muscular. Tal fenômeno não impede a atuação da fauna cadavérica, que continua tendo acesso ao corpo em decomposição, independentemente da rigidez cadavérica.

    B) ERRADO. A rigidez cadavérica começa entre 1 e 2h depois da morte, chegando ao máximo após 8h e desaparecendo com o início da putrefação depois de 24h. Dessa forma, pode ser utilizada para estimativa do tempo de morte.

    C) CERTO. O início da putrefação marca o desaparecimento da rigidez cadavérica.

    D) ERRADO. A rigidez cadavérica é um fenômeno abiótico consecutivo, que surge no corpo humano a partir do momento da morte. Dessa forma, é estudada dentro da tanatologia médico-legal, e não dentro da traumatologia forense, que estuda os traumas.

    E) ERRADO. Os cristais citados na alternativa são conhecidos como cristais de Westnhoffer-Rocha-Valverde, formações que surgem depois do terceiro dia de morte no sangue putrefeito. O surgimento dos cristais nada tem a ver com a rigidez cadavérica.

    Gabarito do professor: Alternativa C.