SóProvas


ID
2080918
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Acerca da necropsia, também entendida como necroscopia ou exame necroscópico, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A necropsia é o estudo do morto, de qualquer coisa que viveu e morreu, mesmo um animal irracional.

    Fonte: Medicina Legal - Material de Apoio - Curso Mege.

  • GABARITO E

  • Significado de Necropsia: Exame médico e detalhado que se realiza num cadáver, com o intuito de encontrar a razão e o tempo de ocorrência da morte ; autópsia.

  • Exame necroscópico, necroscopia, autópsia, autopsia, necropsia, necropsia, tanatoscopia, autósia, são todos termos sinônimos utilizados para definir o exame externo e interno do cadáver realizado com o objetivo de definir a causa da morte do indivíduo, tanto do ponto de vista médico quanto do ponto de vista jurídico. Existem alguns doutrinadores que buscam diferenciar os termos necropsia e necroscopia, todavia distinção entre estes é muito tênue tornando-se na pratica definições do mesmo procedimento. Necropsia: Uma autópsia, necrópsia ou exame cadavérico é um procedimento médico que consiste em examinar um cadáver para determinar a causa e modo de morte e avaliar qualquer doença ou ferimento que possa estar presente. Necroscopia: Exame ou dissecção de cadáveres. Conceito de necropsia A palavra necropsia é oriunda do grego nekrós (significando morte) e ópsis (significando vista) exame este realizado após a morte de um indivíduo. O termo autópsia também é sinônimo, tendo esta por significado \u2015ver por si mesmo\u2016, derivando das palavras gregas autos (de si próprio) e opsis (vista). Ainda encontraremos uma terceira terminologia; tanatopsia, derivada das palavras gregas tanatos (morte) e ópsis (vista).


    https://www.passeidireto.com/arquivo/48349530/07-nocoes-de-medicina-legal/20

  • a) Errado - ao contrário, a necropsia DEVE ser relatada em um laudo.

    b) Errado - obviamente, o exame é feito em indivíduo morto (cadáver).

    c) Errado - a necropsia é realizada em cadáveres, não importando a idade. Por exemplo, nos casos de SIDS:

    "A SIDS (Síndrome Infantil da Defunção Súbita) é uma entidade pouco estudada em nosso meio, porém representa a principal causa de morte em menores de um ano nos países industrializados.

    A NECROPSIA NA SIDS - Em todas é essencial a realização de autópsia completa e criteriosa, pois somente assim poderemos saber se os achados anátomo-patológicos de processos em curso poderiam ou não justificar a morte."

    Fonte:

    d) Errado:

    Existem três indicações clássicas previstas em lei para a necropsia no IML: morte violenta (por acidente de trânsito ou de trabalho, homicídio, suicídio etc.); morte suspeita ou morte natural de pessoa não identificada. Nos casos de morte por falta de assistência médica ou por causas naturais desconhecidas os corpos são encaminhados para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), subordinado à administração municipal."

    Fonte:

    e) CERTO:

    "NECROCOSPIA - Exame médico e detalhado que se realiza num cadáver, com o intuito de encontrar a razão e o tempo de ocorrência da morte ; autópsia."

    Fonte:

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato a respeito da tanatologia médico-legal.

    A) ERRADO. A necropsia é um tipo de perícia médico-legal e, como tal, terá seu resultado documentado por meio de um relatório médico-legal, na forma de um auto ou laudo.

    B) ERRADO. O exame necroscópico é um conjunto de operações que tem como meta fundamental evidenciar a causa da morte - dessa forma, só pode ser realizada no indivíduo morto (não há causa de morte no vivo!).

    C) ERRADO. Não existe limite mínimo de idade para que a necropsia médico-legal seja realizada.

    D) ERRADO. As necropsias podem ter a finalidade médico-sanitária, clínica ou anatomopatológica, ou de esclarecer problemas de interesse da Justiça. Neste último caso, têm grande importância as necropsias nos casos de morte violenta, ou seja, aquela resultante de uma ação exógena e lesiva, ou que tal ação tenha concorrido para agravar uma patologia existente. Nesses casos, procura-se determinar a participação de alguém de forma ativa ou passiva para justificar sua responsabilidade.

    E) CERTO. Um dos objetivos fundamentais da necropsia médico-legal é determinar a causa médica da morte, ou seja, o mecanismo que originou o óbito. Além disso, por fornecer através da descrição, discussão e conclusão, subsídios para que certos fatos de interesse da Justiça sejam revelados, como a causa jurídica da morte, o tempo estimado de morte, identificação do morto, dentro outros.

    Gabarito do professor: Alternativa E.

  • Necrópsia em gente vivo é sacanagem!

  • Gab.E.TANATOPSIA -exame do cadáver, chamado juridicamente de autopsia ou necropsia. Assim, a necrópsia, autópsia ou tanatópsia é o exame interno e/ou externo de um cadáver, com finalidades específicas (identificar a causa de morte). Para o exame externo, o termo mais apropriado é exame cadavérico. São sinônimos: Tanatopsia; Exame do Cadáver; Autópsia; Necropsia.  

  • GABARITO LETRA "E"

    Exame necroscópico: Popularmente chamado necropsia deve ser realizado pelo médico, objetivando a identificação das causas e circunstâncias que levaram a morte, a necropsia também objetiva a identificação da vítima.

    FONTE: Gran Cursos.

    "O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia." -Robert Collier