-
Para Mintzberg (1995:12) cinco mecanismos podem abranger as maneiras fundamentais pelas quais as organizações coordenam as suas tarefas.
São eles:
Ajuste mútuo: Obtém a coordenação do trabalho pelo simples processo de comunicação informal. O controle do trabalho fica nas mãos dos operadores. Funciona para organizações simples e, paradoxalmente, em organizações complexas.
Supervisão direta: A organização deixa de ser simples quando uma pessoa passa a ser responsável pelo trabalho de outras, dando-lhes instruções e supervisionando suas ações.
Padronizações dos processos de trabalho: A padronização é obtida antes do trabalho ser realizado, sem ajustamento mútuo ou supervisão direta. Os processos do trabalho são padronizados quando o conteúdo do trabalho for especificado ou programado.
Padronizações dos resultados do trabalho: Os outputs são padronizados quando os resultados forem especificados. Então, sua coordenação entre as tarefas é predeterminada.
Padronizações das habilidades dos trabalhadores: O tipo de treinamento exigido para o desempenho do trabalho é especificado. A padronização das habilidades atinge indiretamente o que a padronização dos processos de trabalho (ou outputs) faz diretamente: controlar e coordenar o trabalho.
Gabarito: A
-
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
ESTRUTURA DE MINTZBERG - Uma das mais importantes classificações de designs estruturais foi criada por Mintzberg. O autor definiu as cinco partes básicas de cada organização e as principais configurações.
Partes Básicas:
1- Núcleo operacional
2- Cúpula estratégica
3- A linha intermediária
4- A tecnoestrutura
5- O staff de suporte
Principais configurações
1- Estrutura simples
2- Burocracia Mecaniada
3- Burocracia profissional
4- Estrutura divisionalizada
5- Adhocacia
-
Gabarito: letra A.
Resposta presente no enunciado da Q660925.
Para Mintzberg (1995:12) cinco mecanismos podem abranger as maneiras fundamentais pelas quais as organizações coordenam as suas tarefas. São eles: ajustamento mútuo, supervisão direta, padronização dos processos de trabalho, padronização dos resultados; e padronização das habilidades dos trabalhadores.
-
De acordo com Mintzberg, em sua obra "criando organizações eficazes" os cinco mecanismos de controles são os seguintes:
- Ajuste mútuo: realizado através da comunicação informal.
- Supervisão direta: através de instruções pelo responsável.
- Padronização dos processos de trabalho: através de programações e especificações.
- Padronização dos resultados do trabalho: por meio de especificações do resultado.
- Padronização das habilidades dos trabalhadores: através de especificação de habilidades, formação ou treinamento.
Analisando os itens trazidos pela banca:
I. CERTO. Ajuste mútuo
II. CERTO. Supervisão direta
III. CERTO. Padronização de procedimentos.
IV. ERRADO. Padronização de cargos
V. CERTO. Padronização das habilidades.
Portanto, os itens I, II, III e V estão corretos. O único item errado é o IV, pois cita padronização de cargos enquanto o correto seria a padronização de resultados.
Fonte: MINTZBERG. H. Criando organizações Eficazes. 2d. Atlas. 2003
GABARITO DA MONITORA: LETRA A