Gabarito: Letra C
(V) As comunicações oficiais devem primar pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de linguagem e pela concisão.
1. O que é Redação Oficial
A redação oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
(F) Com o intuito de simplificar e padronizar os fechos de comunicações oficiais, foi estabelecido o emprego de dois fechos para todas as modalidades: “Atenciosamente” para autoridades de hierarquia superior e “Respeitosamente” para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior. -> Inverteram os conceitos.
2.2. Fechos para Comunicações
a) para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República:
Respeitosamente,
b) para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior:
Atenciosamente,
(F) A redação oficial, que se caracteriza por ser aberta a múltiplas interpretações, deve ser compreensível por boa parte da população brasileira. -> Tem que ser compreensível por qualquer cidadão.
1.2. A Linguagem dos Atos e Comunicações Oficiais
As comunicações que partem dos órgãos públicos federais devem ser compreendidas por todo e qualquer cidadão brasileiro.
(V) O ofício é o documento que tem por finalidade o tratamento de assuntos oficiais entre órgãos da administração pública e também entre órgãos públicos e particulares, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas.
Ofício
“Ofícios são comunicações escritas que as autoridades fazem entre si, entre subalternos e superiores, e entre a Administração e particulares, em caráter oficial.” (Hely Lopes Meirelles – Direito Administrativo Brasileiro)
(V) O memorando é um gênero escrito que se destina à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação interna.
3.4. Memorando
3.4.1. Definição e Finalidade
O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
Sem desmerecer a questão, mas em prova de concurso devemos ser eficientes.
A 1ª opção esta clara que é VERDADEIRA - Não paira dúvida sobre esses princípios "as comunicações oficiais devem primar pela impessoalidade, pelo uso do padrão culto de linguagem e pela concisão."
Observando as respostas de "A" até "E", somente nos restam as letras "B" e "C" que iniciam seus conjuntos com "verdadeiro". Aí a diferença principal deles esta na última afirmação, pois:
A letra "B" diz que a última seria "FALSA"
A letra "C" diz que a última seria "VERDADEIRA"
---> então vamos a última opção, que diz, "O memorando é um gênero escrito que se destina à comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação interna." Em relação a essa afimativa NÃO PAIRA DÚVIDA também, portanto a opção "C" é a escolhida.
Não é macete, apenas uso da lógica simples para ganharmos tempo.