-
A estrutura orgânica deste conjunto de encargos está condicionada à natureza do ramo de atividade, aos meios de trabalho, às circunstâncias sócio-econômicas da comunidade e à maneira de conceber a atividade empresarial. As principais características da organização formal são:
1. Divisão do Trabalho;
2. Especialização;
3. Hierarquia;
4. Distribuição da autoridade e da responsabilidade;
5. Racionalismo.
-
Das alternativas, a única que não apresenta característica de organização INFORMAL é a letra d)
-
A cultura organizacional representa as normas informais e não-escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para a realização dos objetivos da organização.
A organização formal espelha a maneira lógica e racional como a organização se estrutura a fim de coordenar e integrar os esforços de todos os membros.
A organização informal é a rede de relacionamentos e interações que se desenvolve espontaneamente entre as pessoas que ocupam posições dentro da organização formal. Em outras palavras, a organização informal compõe-se de sentimentos de afeição ou rejeição entre pessoas, de atitudes favoráveis e desfavoráveis em relação as práticas administrativas, de cooperação ou hostilidade entre os grupos,
-
A organização formal consiste em todo o sistema criado pela empresa para se organizar, tais como: processos, normas, padrões de qualidade, níveis hierárquicos, cargos e atribuições de cada membro da instituição. Podemos dizer que são as normas que regem todo o negócio e que devem ser respeitas e seguidas por todos de maneira geral.
Já a organização informal tange os relacionamentos interpessoais criados entre seus colaboradores, ou seja, entre os profissionais que trabalham naquele ambiente. Podemos dizer que é esta soma entre o formal e o informal que use processos e pessoas e cria a empresa como ela é. O grupo define o status!
-
As principais características da organização formal são:
DI- ES-HI-DIS-RA
1. Divisão do Trabalho;
2. Especialização;
3. Hierarquia;
4. Distribuição da autoridade e da responsabilidade;
5. Racionalismo.
GAB-D
-
Gente, sabe o por quê de eu ter acertado essa questão? Rs rs rs... É porque a estrutura formal é representada por um ORGANOGRAMA, e não dá pra ver a cultura organizacioal nele. kkkkkkkk.
-
Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre quais são os princípios básicos das organizações formais. Vejamos qual das alternativas apresenta tais princípios.
Segundo Chiavenato (2014), os princípios das organizações formais são os seguintes:
- Divisão do trabalho;
- Especialização;
- Hierarquia;
- Amplitude administrativa.
Em que:
Divisão do trabalho
- É, simplesmente, a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem.
Especialização
- Como consequência do princípio da divisão do trabalho, surgiu a especialização: cada órgão ou cargo passou a ter funções e tarefas específicas e especializadas.
Hierarquia
- Em toda organização formal existe uma hierarquia que divide a organização em camadas ou níveis de autoridade. À medida que se sobe na escala hierárquica, aumenta o volume de autoridade do administrador.
Amplitude administrativa
- É um princípio que consiste em cada superior ter um certo número de subordinados. O superior tem pessoas para supervisionar, bem como as relações entre as pessoas que supervisiona. O número ótimo de subordinados varia segundo o nível e a natureza dos cargos, a complexidade do trabalho e o preparo dos subordinados.
Após analisar o assunto, concluímos que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fonte:
CHIAVANATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014