SóProvas


ID
2081833
Banca
CKM Serviços
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os estilhaços amorosos de Roland Barthes


Apaixonado e autorreprimido, o escritor, sociólogo e semiólogo francês encarou-se no espelho de maneira corajosa, angariando admiradores e acusadores ao destrinchar a linguagem do amor, a epistemologia por trás do sentimento.


O olhar do francês Roland Barthes, o homem das fotos e vídeos – o olho que nos vê –, é sempre terno e até mesmo um pouco triste. Já o olhar de Roland Barthes, o teórico dos livros e artigos – o olho que nos lê –, esse é cortante como um caco de vidro. Barthes foi uma incansável usina de ideias, que, entre as décadas de 1950 e 1980, produziu reflexões capazes de revolucionar diversas áreas do conhecimento que sondam a linguagem (essa misteriosa matriz organizadora da consciência): fotografia, semiologia, ciências sociais, comunicação, filosofia, literatura, linguística e, até mesmo, o amor. Afinal, foi um Barthes recém-sexagenário que decidiu investigar a linguagem do amor, escrever seu vocabulário, investigar a epistemologia por trás de um sentimento tão complexo, lindo e perigoso. Ele dedicou seu seminário na École Pratique des Hautes Études (Ephe), entre 1974 e 1976, aos sonhos e fantasmas, aos dramas e delícias que devastam a alma dos apaixonados. Do seminário nasce o livro Fragmentos de um discurso amoroso, publicado em 1977.


A obra imediatamente causou alvoroço. Muitos acusaram Barthes de ser um aventureiro nas terras altas da filosofia, um incendiário de ideias, um pistoleiro pós-estruturalista. Isso porque Fragmentos de um discurso amoroso é um livro construído por meio de empréstimos de outros pensadores, também de amigos, inimigos, escritores e poetas. Sequenciado como um dicionário de palavras, frases e verbetes típicos do discurso amoroso, o livro é vibrante em intertextualidades (essa lascívia sádica que arrebata todo e qualquer escriba). “É o best-seller de Barthes”, explica Claudia Amigo Pino, professora de Literatura Francesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo: “Os Fragmentos não são um discurso sobre o amor, mas uma forma de produção do amor”.


Mais do que falar sobre o amor, Barthes queria produzir esse sentimento em quem lesse o livro. Segundo Claudia, essa estratégia fazia parte de um projeto experimental, mais achegado à literatura e profundamente biográfico, ao qual ele passou a se dedicar a partir de 1973. “Esse projeto, no entanto, não era desprovido de uma base teórica. A partir, sobretudo, da leitura de Émile Benveniste (1902-1976) e Jacques Lacan (1901-1981), Barthes não pensa mais a linguagem, nesse momento, como uma forma de falar sobre a realidade, mas como uma forma de produção de uma realidade”, conta Claudia. Para isso, ele permitiu que seu texto dialogasse diretamente com Goethe, Lacan, Muller, com anedotas de compadres, com Heine, Proust, com frases de seus alunos ou de seu editor e também com citações suas. Assim como os estilhaços de um espelho, Barthes refletiu o idioma do amor através de um discurso fragmentário. “A fragmentação também tem outro papel: nesse livro, há uma história secreta, um minotauro que precisa estar bem escondido nesse labirinto de fragmentos e referências. Quando, no final, o leitor encontra o monstro, ele se vê impelido a cair no mesmo abismo do qual ele tinha escapado no início. E essa é a grande história de amor do livro”, explica a estudiosa.

             

                                               Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/. Trecho.Acesso em: 29/05/2016

Avalie as afirmações abaixo sobre autor-tema da reportagem:


I Ele foi considerado ousado ao praticar filosofia, justamente por adentrar nesse campo.


II Em sua maturidade intelectual, pensou a linguagem como forma de expressão da realidade.


III A obra “Fragmentos de um discurso amoroso”, repleta de intertextos, foi resultado de um seminário que proferiu.


Está correto apenas o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Entendo como correta apenas a opção III, mas o gabarito dá como correta também a I. Ela afirma que o autor foi considerado ousado por ter entrado no campo da filosofia. Mas não é o que está escrito. Ele foi considerado ousado por outro motivo. Acompanhe:

     

    "... acusaram Barthes de ser um aventureiro nas terras altas da filosofia ... porque (sua obra) é um livro construído por meio de empréstimos de outros pensadores".

  • Caro, Thiago!

    Entendi que o termo ousado está relacionado a "um incendiário de ideias", portanto considero justo o gabarito.

     

  • I)             Ele foi considerado ousado ao praticar filosofia, justamente por adentrar nesse campo.

                  “Muitos acusaram Barthes de ser um aventureiro nas terras altas da filosofia, um incendiário de ideias, um pistoleiro pós-estruturalista. Isso porque Fragmentos de um discurso amoroso é um livro construído por meio de empréstimos de outros pensadores, também de amigos, inimigos, escritores e poetas”.

                 O texto afirma que o autor é um aventureiro (por adentrar) porque sua obra é construída de empréstimos de ouros pensadores.

                 A alternativa afirma que é ousado por adentrar na filosofia, o que não é verdade. Ele é ousado por adentrar na filosofia construindo sua obra por meio de empréstimos de ouros pensadores. O ao de adentrar na filosofia está correto, mas a justificativa está errada.

               Ainda que consideremos o termo “ousado” referindo a "um incendiário de ideias" a justificativa não está correta, conforme acima exposto.

     

                Entendo que o Item I está errado.

  • Entendo que a ousadia reside no fato dele simplesmente adentrar nas "terras altas" da Filosofia, independentemente do que tenha feito, e como. Ousadia é entrar num ambiente que não é o seu.