A) Todas as informações obtidas pelo auditor em auditorias prévias na mesma entidade auditada terão de ser consideradas na avaliação de riscos.
Só as relevantes são consideradas.
B) No exame dos riscos decorrentes do uso da tecnologia de informação, cabe exclusivamente ao auditor a tarefa de verificar a fidedignidade dos relatórios eletrônicos que forem gerados.
A utilização de processamento eletrônico de dados (PED) requer que exista, na equipe de auditoria interna, profissional com conhecimentos suficientes sobre a TI e os SI utilizados, de forma a implementar os próprios procedimentos, ou, se for o caso, orientar, supervisionar e revisar o trabalho de especialistas.
C) As conclusões e os pareceres da auditoria interna a respeito das demonstrações contábeis são considerados irrelevantes para o auditor independente.
O auditor pode considerar usar os trabalhos do auditor interno.
D) Os riscos de negócio devem constituir declarações da administração, explícitas ou não, incorporadas às demonstrações contábeis.
Risco de negócio é o risco de que alguma condição afete adversamente a empresa, impedindo-a de alcançar seus objetivos e executar suas estratégias.
Afirmações são declarações da administração, explicitas ou não, que estão incorporadas às demonstrações contábeis.]
E) Procedimentos analíticos de avaliação de riscos incluem a análise de informações como, por exemplo, a relação entre compras e volume de produtos em estoque.
Procedimentos analíticos consiste na avaliação de informações por meio da análise de relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.
Letra (e)
A revisão analítica (atualmente designada por procedimentos analíticos) consiste na avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos, ou seja, eles são utilizados quando há atipicidades ou anormalidades. Isso é realizado por meio da “verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas”.
Desse modo, temos que a observação é um exame de auditoria voltado para verificar como certas atividades estão sendo executadas, enquanto a revisão analítica é um exame voltado para constatações das “atipicidades”.