SóProvas


ID
2082811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Com relação à classificação de custos em um ambiente fabril, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A) o rol dos Custos Indiretos inclui Custos Indiretos propriamente ditos e Custos Diretos (por natureza), mas que são tratados como Indiretos em função de sua irrelevância ou da dificuldade de sua medição, ou até do interesse da empresa em ser mais ou menos rigorosa em suas informações

    B) CERTO: Custos Primários: soma de matéria-prima com mão-de-obra direta. Não são a mesma coisa que Custos Diretos, já que nos Primários só estão incluídos aqueles dois itens. Assim, a embalagem é um Custo Direto, mas não Primário.

    C) A classificação em fixo e em variável diz respeito à variação pela quantidade produzida, e nao pela alteração pelo decurso do tempo.

    D) A depreciação das máquinas da produção é um custo direto, sendo que pode variar entre custo fixo ou variável a depender da modalidade adotada de calculo de depreciação.

    E) Os custos indiretos de fabricação são fixos ou variáveis.

    bons estudos

  • Renato, discordo do seu posicionamento em relação a assertiva D.

    A modalidade adotada para o cálculo da depreciação não influi na classificação da Depreciação como fixa ou variável, pois a mesma será sempre custo fixo.

  • Letra C) Os valores monetários dos custos fixos não se alteram ao longo do tempo; os custos variáveis apresentam oscilações em seus valores.

    Os valores dos custos fixos podem se alterar ao longo do tempo, pois poderão haver reajustes. Eles não se alterarão conforme o volume produzido.

     

  • Custo Primário = Mão de obra direta + Matéria prima.

    Matéria prima é variável, blz.

    Mão de obra é variável, por natureza?

  • Gabarito: letra B.

    Comentário:

    Rápida revisão esquematizada sobre uma parte da terminologia de custos:

    Dos esquemas e dos razonetes dos estoques (produtos em elaboração e produtos acabados), podemos concluir que:

    Lembrando que o Custo da Produção do Período (CPP) Custo de Fabricação do Período (CFP) são sinônimos, assim como os termos Gastos Gerais de Fabricação (GGF) Custos Indiretos de Fabricação (CIF).

    Feita essa breve revisão esquemática, vamos às alternativas:

    a)         Os custos de materiais indiretos dizem respeito exclusivamente a itens que não estão associados diretamente ao produto.

    Item ERRADO. Cuidado! Não se deve associar o termo “indireto” da assertiva com o conceito de custos indiretos. A qualidade do “indireto” aqui é relativa ao material. São materiais indiretos aqueles que não são aplicados no produto (não entram na composição dos produtos fabricados), mas participam do processo produtivo. São exemplos os chamados materiais auxiliares, como as lixas, os materiais de limpeza, entre outros.

    b)         Os custos primários são, por natureza, diretos e variáveis.

    Item CERTO. Os custos primários (ou diretos propriamente ditos) são os custos essenciais da produção (matéria prima e mão de obra direta). Salvo raríssimas exceções, são custos DIRETOS (podem ser diretamente atribuídos aos objetos de custo) e VARIÁVEIS (variam com a alteração do volume de produção).

    c)          Os valores monetários dos custos fixos não se alteram ao longo do tempo; os custos variáveis apresentam oscilações em seus valores.

    Item ERRADO. O fato de um custo ser fixo não significa que ele não se altera ao longo do tempo; apenas denota que a sua eventual alteração não tem relação direta com o volume de produção, mas com outros parâmetros. Ou seja, eles não são imutáveis! 

    Os custos variáveis, por sua vez, têm seus valores alterados em função do volume de produção da empresa (nível de atividade); quanto maior é a produção, maior o custo variável associado.

    d)         A depreciação das máquinas do departamento de produção é um custo indireto, independentemente do objeto de custeio.

    Item ERRADO. Se o departamento de produção estiver incumbido de produzir apenas um produto, a depreciação dessas máquinas será classificada como custo direto.

    e)         Os custos indiretos de fabricação são, necessariamente, custos fixos.

    Item ERRADO. Sabemos que há exceções: A energia elétrica, por exemplo, é considerada um custo indireto de fabricação, porém é um custo variável (ou semivariável), salvo raríssimos casos. O material de consumo também pode ser citado como exemplo.

  • O Cespe parte do pressuposto que havendo 2 ou mais turnos na produção a MOD é variável.

    G: C

  • Sobre Mão de obra ser custo fixo ou variável

    "Convém aqui distinguirmos entre o que seja custo de Mão-de-obra Direta e gastos com Folha de Pagamento. No caso do parágrafo anterior, a folha é um gasto fixo (pelo menos quando não excede às 220 horas), mas o custo de Mão-de-obra Direta não. E isso devido ao fato de só poder ser considerada como Mãode-obra Direta a parte relativa ao tempo realmente utilizado no processo de produção, e de forma direta. Se alguém deixa, por qualquer razão, de trabalhar diretamente o produto, esse tempo ocioso ou usado em outras funções deixa de ser classificado como Mão-de-obra Direta. Se, por exemplo, houver uma ociosidade por razões tais como falta de material, de energia, quebra de máquinas etc., dentro de limites normais, esse tempo não utilizado será transformado em custo indireto para rateio à produção. Se, por outro lado, tais fatos ocorrerem de forma anormal e o valor envolvido for muito grande, será esse tempo transferido diretamente para perda do período (como no caso de greve prolongada, grandes acidentes etc.).

    Portanto, custo de Mão-de-obra Direta não se confunde com valor total pago à produção, mesmo aos operários diretos.

    Só se caracteriza como tal a utilizada diretamente sobre o produto.

    Portanto, o custo de Mãode-obra Direta varia com a produção, enquanto a Folha relativa ao pessoal da própria produção é fixa. Essa distinção é de absoluta importância para inúmeras finalidades.

    Uma exceção pode existir, entretanto, e podemos ter Mão-de-obra Direta fixa. Tal fato ocorre quando existe um equipamento que tem seu volume de produção ditado por regulagem. Aumenta ou diminui o volume da produção, mas continua o mesmo número de profissionais diretos trabalhando, pelo menos dentro de certos limites. Neste caso, assume a Mão-de-obra Direta o comportamento de custo fixo. O enfoque de MOD como custo fixo para fins de certas decisões será tratado no Capítulo 21."

    Elizeu martins pag 96 9 ed

  • Colega Julio, se a depreciação for calculada em função do decurso do tempo, ela será fixa, mas se ela for calculada em função do número de unidades produzidas, ela irá variar junto com a produção, certo? E quais custos variam com a produção? os variáveis.

  • COLABORANDO

    Todo Custo DIRETO é PRIMÁRIO, porém, o contrário não é verdade (leia-se: "Embalagem" --> É direto, MAS, em regra, não é primário).

    Bons estudos.