Em um plano, os problemas são selecionados, estabelecendo-se áreas de concentração, e para essas áreas elaboram-se programas que, não raro, derivarão em projetos.
O programa é o aprofundamento do plano, o detalhamento por setor das políticas e diretrizes do plano. Podemos definir um programa como um conjunto de projetos que buscam os mesmos objetivos. Ele estabelece as prioridades nas intervenções, ordena os projetos e aloca os recursos setorialmente. Em geral, as organizações responsáveis pelos programas são governamentais, mas existem também instituições privadas que operam dentro das diretrizes das políticas públicas.
Um projeto “é um empreendimento planejado que consiste num conjunto de atividades interrelacionadas e coordenadas para alcançar objetivos específicos dentro dos limites de um orçamento e de um período de tempo dados”.
Plano:
Segundo Baptista (2007), o plano descreve as decisões de caráter geral do sistema. Deve ser elaborado em um formato claro e simples, e sua finalidade é nortear os demais níveis da proposta.
Ø É um produto do planejamento que se caracteriza como o elo entre o processo de planejamento e o processo de implementação do planejamento.
Ø É o documento mais geral e abrangente e nele deve conter estudos, diagnósticos que identifiquem a situação a qual se direciona a execução, os programas e projetos, os objetivos, estratégias e metas. (TEIXEIRA, 2009).
Ø O plano, portanto, apresenta as decisões gerais, as diretrizes políticas e a implementação de estratégias. Este deverá responder as questões do tipo: o quê, quando, como, onde, pra quem e por quem.
Programa:
É considerado o aprofundamento do plano. É o documento que indica um conjunto de projetos e detalha por setor a política, as diretrizes, metas e estratégias em que os resultados permitirão alcançar o objetivo maior.
OBS: Os objetivos setoriais do plano comporão os objetivos gerais do programa. E o programa, portanto, configura o quadro de referência do projeto.
Projeto:
É considerada a menor unidade do processo de planejamento, na qual existe o detalhamento das estratégias a serem executadas.
Ø O projeto é o documento que organiza o desenho prévio da operacionalização de uma unidade de ação.
Ø É o instrumental mais próximo da execução, em que se deve conter o detalhamento das atividades a serem desenvolvidas, o estabelecimento de prazos, a definição dos recursos materiais, financeiros e humanos.
Ø Para elaboração de um projeto, inicialmente é necessário realizar um diagnóstico da realidade social, no qual se identifique o contexto sóciohistórico, as relações sociais e organizacionais, e em seguida planejar uma intervenção.
Segundo Baptista (2007), para a elaboração de projeto é necessário elaborar um roteiro pré determinado, onde constem as exigências próprias do órgão de execução ou de financiamento do projeto.