-
Indicadores
-> Indicador é um elemento que sinaliza ou demonstra a evolução/involução em relação aos objetivos e às metas do projeto;
-> Os indicadores devem ser definidos por ocasião do desenvolvimento do projeto, ou seja, antes da implantação;
-> Devem ser definidos “sob medida” para cada projeto;
-> Na definição dos indicadores é fundamental assegurar alguns critérios e características:
Relevância e pertinência;
Unidade;
Exatidão;
Consistência;
Objetividade.
-
Indicadores
Podem ser definidos como marcas, parâmetros ou sinalizadores que permitem a aferição, monitoramento e avaliação indicando aos gestores quais as medidas corretivas necessárias quando o plano não estiver alcançado seus objetivos. No projeto, servem para avaliar em que grau os objetivos e produtos estão sendo ou foram alcançados, dentro de certo tempo e em local definidos.
OBS: Indicadores são expressões numéricas que refletem uma dada realidade; são sinais, manifestações, marcas que mostram algum sucesso, acontecimento ou mudança.
Os indicadores utilizados para a constatação da obtenção dos objetivos servem como base para avaliar o sucesso do projeto e medir o grau de modificação da situação-problema por ele descrita.
OBS: A transformação dos valores dos indicadores escolhidos mostrará se a mudança desejada foi alcançada e em que grau.
-
Do ponto de vista metológico, segundo Cardoso (1998), "a construção de indicadores tem como premissa básica uma teoria previamente desenvolvida, que qualifica o problema e as hipóteses relevantes e, ainda, uma adequação rigorosa entre o quadro conceitual e as informações disponíveis".
Fonte: Família: rede, laços e políticas públicas. pp. 268