SóProvas


ID
2083453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Assinale a opção correta referente à redação de relatórios e laudos.

Alternativas
Comentários
  • O Direito reconhece como meios de prova a oral e a material: confissão, depoimento das partes, documentos, presunções e indícios, testemunhas e exames periciais (laudos).

     

    A prova pericial consiste em exame, vistoria e AVALIAÇÃO, que, de modo geral, só são promovidos por profissional habilitado no assunto em que a perícia está envolvida. Como o juiz não é conhecedor de todas as técnicas disponíveis, por mais que tenha estudado bastante, por não ter os conhecimentos científicos ou técnicos necessários, procura então profissionais qualificados acerca da matéria que irá julgar.

     

    É atribuição privativa do assistente social a realização de “vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social”.

     

    O laudo social é  utilizado como uma das “provas” que instruirá o processo e que poderá dar suporte à decisão, à sentença judicial.

     

    O laudo é o registro que documenta as informações significativas, recolhidas por meio do estudo social, permeado ou finalizado com interpretação e análise. Em sua parte final, via de regra, registra-se o parecer conclusivo, do ponto de vista do Serviço Social. Conclusivo no sentido de que deve esclarecer que, naquele momento e com base no estudo científico realizado, chegou-se à determinada conclusão. Para a efetivação desse registro, o profissional vai ter como referência conteúdos obtidos por tantas entrevistas, visitas, contatos, estudos documental e bibliográfico que considerar necessários25 para a finalidade do trabalho.

  • Existe a documentação a qual é desenvolvida no campo de atuação, como: Caderno de campo, relatórios e ocorrências específicas; relatório de estudos iniciais sobre as características gerais da realidade, relatórios periódicos de apresentação, avaliação das ações desenvolvidas, entre outros(SOUZA,2004)


    Caderno de campo: registram-se ocorrências diárias, datas  e horários das ações relatadas, informes gerais sobre a área e sobre a realidade de participação da população.

    Relatórios de Estudos iniciais

    Registro sistemático das características gerais, interesses e preocupações da população. assim como dos indivíduos e grupos que vão se constituindo pontos de apoio para o desenrolar dos trabalhos, pode ser elaborado a partir do caderno de campo e dos relatórios de reuniões e ocorrências específicas(SOUZA,2004)

    RELATÓRIO-REGISTRO

    Deve-se evitar escrever durante um atendimento, poi isso poderia constranger o usuário e fazer com que ele não se sinta á vontade para colocar suas inquietações, mas é imprescindível que exista o relatório-registro que é onde será anotado o atendimento de um modo detalhado, o que foi decidido, enfim.. para que seja possível dar continuidade posteriormente ao atendimento de forma adequada.

    Existem tipos de relatórios- são eles

    Relatório Informativo- visa informar dados ou fatos. Muito comuns nas atividades de triagem, eles ainda podem ser utilizados em : plantões; encaminhamentos realizados.As vezes o relatório informativo vem acompanhado por algum comentário do profissional.

    Relatório circunstanciado: este relatório é usado pela área forense, quando existe uma situação de emergência , por exemplo uma criança em situação de risco e necessita de abrigamento. Assim relata-se a situação da criança e apresenta-se ao juiz responsável ; o laudo referente ao caso é emitido posteriormente, após estudo mais detalhado acerca da situação

    Relatório de visita domiciliar: são realizados após uma visita domiciliar, deve conter informações precisas, enfocando o que realmente é relevante para o alcance dos objetivos.

    elatórios de inspeção: ...devem contar em seus registros, com exposição e a  descrição daquilo que foi observado no decorrer da visita (MAGALHAES,2003) Inclui um parecer profissional acerca da questão em pauta( providencia a serem tomadas possibilidades viáveis, objetivos a serem atingidos...) sempre em consonancia coma legislação vigente e pertinente ao caso.

    BIBLIOGRAFIA:Sikorski, Daniela- oficina de formação: instrumentalidade do serviço social

    FONTE: http://estudosservicosocial.blogspot.com.br/2012/05/instrumentalidade-do-servico-social.html

  • O laudo precisa ser completo, visto que contém uma análise fundamentada que embasa a avaliação.

  • Alternativa A: Incorreta

    Relatório de acompanhamento :Admite uma comunicação menos interativa com o universo institucional , pois via de regras, sua mensagem é dirigida ao próprio profissional que elaborou.

    Alternativa B: Incorreta

    Relatório de visita:Via de regras não contem , uma vez que , em si,a visita é um instrumento de apoio a avaliação final.

    Alternativa C: Incorreta

    Relatório de visita familiar:Não deverá fazer uso excessivo de adjetivos,impressões de cunho pessoal( e não profissional)que enriquecem textos literários , que não são objetivos de registros de uma visita domiciliar;

    Alternativa D:Incorreta

    Relatório informativo:muitas vezes extrapola a simples informação e vem acompanhado de parecer ou sugestão sobre o caso que estar sendo atendido naquele momento.

    Alternativa E: Correta

    Laudo é resultado de um estudo realizado de maneira fundamentada , laudo demanda, estudo,experiência ,pesquisa,enfim, exige conhecimento fundamentado,cientifico que foge a qualquer interpretação com base no senso comum