SóProvas


ID
2083468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SESA-ES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Com base nas diferentes concepções relativas a relação Estado/sociedade ao longo da história do capitalismo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A compreensão de que a relação entre Estado e sociedade civil é uma relação essencialmente dialética foi estabelecida por Hegel e, posteriormente, aprofundada por Marx.

    Letra B - Segundo Marx, a relação contraditória entre Estado e sociedade caracteriza a atuação estatal como uma instância não alienada da representação da contradição público/privada.

    Letra C - Gramsci defende que, por serem instâncias distintas, é no encontro do Estado (aparelho privado de hegemonia) com a sociedade civil que se dão as disputas de projetos societários.

    Letra D - O Estado, segundo a concepção liberal, é o guardião dos interesses privados, devendo limitar-se à tutela da ordem pública e apoiar-se nas leis civis, de forma que seja a mediação necessária à vida em sociedade.

    Letra E - Hegel defende a constituição de uma esfera pública em que seja possível a socialização e a democratização do poder, por meio da formação de uma burocracia capacitada para gerir os interesses gerais da sociedade.

    RESPOSTA CORRETA LETRA D

  • Letra A:

    Ao mencionar a relação do seu método com o de Hegel, de quem recolheu criticamente a concepção dialética, Marx anotou : meu método dialético, por seu fundamento, difere do método hegeliano.

    Em Gramsci, não existe uma distinção entre Estado e sociedade civil, mas uma unidade orgânica.

    Serviço Social e saúde ,pp. 113