-
Um dos contrapontos da setorialidade é justamente a intersetorialidade, compreendida como uma articulação de saberes e experiências na elaboração, aplicação e avaliação de ações, objetivando atingir resultados integrados em situações ditas complexas. Pretende-se contribuir no melhoramento da vida em sociedade e no mesmo instante promover a reversão da exclusão social. (JUNQUEIRA; INOJOSA, KOMATSU, 1997, p 21) A intersetorialidade é a articulação entre as políticas públicas por meio do desenvolvimento de ações conjuntas destinadas à proteção social, inclusão e enfrentamento das expressões da questão social. Supõe a implementação de ações integradas que visam à superação da fragmentação da atenção às necessidades sociais da população. Para tanto, envolve a articulação de diferentes setores sociais em torno de objetivos comuns, e deve ser o princípio norteador da construção das redes municipais. (CAVALCANTI; BATISTA; SILVA, 2013, p. 1-2).
FONTE: https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/snpp/article/viewFile/14264/2708
-
A intersetorialidade possibilita construir uma visão complexa do objeto de intervenção estatal comum a diferentes áreas, a partir dos aportes e acúmulos dos diferentes setores.
-
Por que a letra C não é correta? Cobraram conhecimento literal da definição de determinado autor?
-
Oi... acho que C não está correta pelo fato de falar sobre a modernidade associada à interdisiplinaridade. No período que compreende a modernidade, a descoberta dos pressupostos e métodos científicos de apreensão da realidade ganham força fazendo emergir as disciplinas, ou seja, o fruto da modernidade é a especialização progressiva e minuciosa nas mais diversas áreas do conhecimento (DISCIPLINAS). Já a discussão sobre a multidisciplinaridade/pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, remetem a um período bem recente, caracterizado como PÓS-MODERNIDADE. Ou seja, na pós-modernidade é que se entra em pauta a discussão sobre a profícua especialização das áreas do conhecimento, advindas da modernidade, e suas formas de combate-las, que seriam: multidisciplinaridade/pluridisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Não tenho citação específica de artigo ou textos, mas essa explanação que te fiz é embasada nas vídeo-aulas de Shellen, professora do Serviço Social Para concursos.
Espero ter auxiliado.
Qualquer erro identificado, podem relatar... estamos aqui para construir e aprender.