Letra A - Nas ações socioeducativas, os assistentes sociais devem fornecer informações com o objetivo único de convencer os usuários a aderirem ao tratamento de saúde.
Letra B - A avaliação socioeconômica de usuários, por ser o instrumento mais justo, deve ser utilizada como critério de elegibilidade.
Letra C - A consciência sanitária é um dos objetivos do assistente social que utiliza do atendimento aos usuários para enfatizar a participação e a construção de estratégias coletivas.
Letra D - São atribuições do assistente social no atendimento direto aos usuários: marcação de consultas e exames e comunicação de óbitos.
Letra E - O trabalho interdisciplinar com os demais profissionais da saúde cria uma identidade que contribui para a diluição das particularidades profissionais, atribuindo unidade à equipe.
RESPOSTA CORRETA LETRA C
Cespe 2010
A atuação em equipe exige do assistente social a observância dos princípios ético-políticos e, principalmente, a desconstrução da ideia de que, ao desenvolver ações coordenadas deve adotar a identidade do grupo, em detrimento de suas particularidades profissionais.
A) comentário : Entre os principais resultados identificamos que as ações sócio-educativas dos Assistentes Sociais com famílias são entendidas como um processo contínuo e permanente, nos quais os usuários dos serviços constróem uma consciência crítica sobre si mesmo e sobre a realidade, para nela atuarem de forma transformadora.
O que é uma ação socioeducativa?
Por ações socioeducativas compreende-se, neste texto, um conjunto de atividades: grupos socioeducativos, campanhas socioeducativas, grupos de convivência familiar, grupos de desenvolvimento familiar. A ênfase é para que essas ações fundamentem-se em uma visão participativa e dialógica.
B) Comentário:
Portanto a avaliação socioeconômica dos usuários tem por objetivo ser um meio que possibilite a mobilização dos mesmos para a garantia de direitos e não um instrumento que impeça o acesso aos serviços conforme preconiza o Conselho Federal de Serviço Social (2010).
C) Comentário:
Com a adoção de um conceito ampliado de saúde a vigilância sanitária também assume um novo conceito com ações de promoção e proteção à saúde como interventor na construção do acesso aos bens essenciais de interesse da saúde; devendo ser revalorizadas as ações educativas e de desenvolvimento da consciência sanitária, estendendo a compreensão da Vigilância Sanitária para além do seu caráter regulador.
As atividades relacionadas à educação representam uma importante ferramenta para a evolução da consciência sanitária.
Entretanto, as instâncias formais de participação popular perdem seu valor se a sociedade não souber o que é vigilância sanitária e da importância do seu papel na proteção e promoção da saúde. Portanto, se faz necessário à elaboração de estratégias e ações que elevem a consciência sanitária da população para que a real participação popular se efetive.
Quanto maior o nível de consciência sanitária de profissionais de saúde e da população maior será a capacidade de escolha por produtos e serviços de qualidade e consequentemente a exposição ao risco de adoecimento diminui.