SóProvas


ID
2084551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca da gestão de materiais na construção civil, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito ter a banca retirado esta questão daqui:

    "A distribuição física corresponde ao conjunto das operações relativas ao fluxo de bens, desde o local de sua produção até o destino final, e das informações associadas, garantindo que os bens cheguem em boas condições comerciais e, pr incipalmente, a preços competitivos. Destacam-se como atividades principais dessa área: o recebimento do produto acabado; embalagem e unitização do produto; armazenagem; movimentação de materiais; transporte; roteirização; rastreamento; geração e controle de documentos; expedição; transferência para Centros de Distribuição (CDs); gestão de fretes; gestão de informações logísticas; entre outros.

    A cadeia de suprimento começa com a necessidade de um consumidor em obter um produto → a próxima etapa é quando o consumidor busca o produto no varejista → o varejista solicita reposição ao distribuidor (atacadista) → o distribuidor solicita reposição ao fabricante → o fabricante se abastece das matérias-primas e componentes necessários a sua produção, usando dos estoques do seu fornecedor→ esse mesmo fabricante armazena, movimenta, manuseia e manufatura a matéria-prima → o fabricante fornece ao distr ibuidor (atacadista) → o distr ibuidor fornece ao varejista → termina quando o produto chega às mãos do consumidor, de forma a atender suas necessidades.

    Evidentemente, essas atividades são apresentadas de forma generalizada, sendo que cada sistema logístico apresentará as atividades relativas ao seu desenvolvimento em particular, como é o caso do subsetor edificações, que não possui, por exemplo, a etapa da distribuição física. É o cliente que vai ao encontro do produto."

     

    Trade-off

    Entende-se que, para efetuar otimização do sistema como um todo, é necessário fazer valer o princípio das compensações ou perdas e ganhos, ou seja, é possível que se perca em alguns componentes do sistema para que se possa otimizar o sistema como um todo – visão sistêmica. Tal princípio é conhecido como trade-off.

     

    A produção ou manufatura

    Corresponde ao conjunto de atividades totalmente desenvolvidas pela empresa focal, envolvendo todas as áreas da mesma, com o ob - jetivo de converter materiais em produto acabado, através da agregação de valor ao material (matéria-prima).

     

    Administração de materiais ou suprimentos

    Conjunto de operações relativas ao fluxo de materiais, desde a fonte da matéria-prima até a entrada na produção, e não somente ao setor de distribuição física.

     

    Concepção de Logística

    Os conceitos de processo logístico e tecnologia logística, que tiveram um grande impulso após a Segunda Guerra Mundial, tornaram-se amplamente aceitos e as administrações privadas e públicas reconheceram a necessidade de projetar e administrar de uma forma sistêmica, ao invés de uma série de funções discretas e independentes.

     

    Fonte: Livro Gestões de estoques e operações industriais. Helio Flavio Vieira. 2009.

     

    Agora pergunto a vcs, caros colegas... Quem é que vai ler um livro desse antes da prova?

    Sacanagem da banca kkkkk

  • A) A distribuiçao física seria a maneira de como o produto iria chegar ao consumidor por exemplo, ao comprar uma carne vc pensa em ir ao açougue ou ao super mercado, sao 2 canais de distribuiçao fisica distintos. No subsetor de edificaçoes fica evidente a ausencia dessa etapa, pois o produto encontra o consumidor e nao o contrario, por exemplo quando vc quer um caminhao de concreto vc apenas liga para a concreteira e eles mandam o caminhao, o mesmo ocorre com o aço, revestimentos, esquadrias, etc,,, Acho que é mais ou menos por aí.

     

    B) Estamos perante um cenário de trade-off quando é preciso sacrificar alguma coisa para obter um bem maior, por exemplo, um carro que é mais pesado tem mais estabilidade e segurança, mas em princípio perde velocidade e consome mais combustivel, logo nao tem nada que ver com oq o enunciado diz.

     

    C) Produçao ou manufatura: Administra o fluxo de materiais e serviços dentro do ambiente produtivo, ou seja, sao atividades relacionadas com o planejamento, a programaçao e o apoio às operaçoes de produçao.

     

    D) Suprimento ou Administraçao de Materiais: Gerencia todo o processo relacionado à aquisiçao da materia-prima e componentes, ou seja, sao atividades relacionas com a obtençao de materiais e componentes de fornecedores externos, caracterizando o início de um ciclo da cadeia logística.

     

    E) Nosso amigo Concurseiro Cerrado (17 de Outubro de 2017, às 18h05), deixou claro para gente.

  • Resumindo:

    A) A cadeia de suprimentos ou logística do subsetor de edificações não apresenta a etapa da distribuição física. (Considerando a edificação como IMÓVEL, o produto vem ao seu encontro)

    B) O princípio logístico do trade-off determina que, na produção de grandes volumes de unidades, utilizem-se estoques mínimos de insumos. (Perde-e-ganha: Aumenta a produção em troca de utilizar grande parte do estoque.)

    C) A produção ou manufatura corresponde ao conjunto das operações relativas ao fluxo de materiais desde a fonte da matéria-prima até a entrada nas unidades de produção. (Até seu destino final.)

    D) A administração de materiais ou suprimento corresponde ao conjunto das operações relativas ao fluxo de bens desde o local de produção até seu destino final. (Desde a fonte da matéria-prima até a entrada na produção.)

    E) A atual concepção de logística é pautada na análise de funções discretas e independentes. (Sistemáticas)

    Fonte: Concurseiro do Cerrado.

  • A questão aborda, de forma geral, conhecimentos acerca do ambiente de produção e da gestão de suprimentos na construção civil. Serão avaliados os itens a seguir:

    A) O estudo da cadeia de suprimentos abrange todo o processo até o recebimento de bens e serviços por parte do consumidor final. De maneira geral, essa cadeia inicia no fornecimento dos suprimentos (fornecedor), passa pela produção (fabricante) e chega ao consumidor por meio da distribuição física (distribuidor, atacadista ou varejista). Entretanto, essa estrutura genérica pode ter particularidades de acordo com o que é produzido. No caso do subsetor das edificações, vinculado ao setor da construção civil, uma etapa que não se faz presente é o da distribuição física e é intuitivo pensar que o motivo se deve ao fato de que edificações são obras físicas e, nesse caso, o consumidor vai até o produto, não o contrário.

    Portanto, a afirmativa está CORRETA.

    B) Na logística, o trade off é a teoria que trata dos conflitos de escolha, uma vez que decisões que aumentarão os custos podem garantir ganhos futuros, ou seja, uma ideia de compensação entre a perda em um aspecto e ganho em outro. A afirmativa está INCORRETA e traz na verdade a descrição do chamado just in time, que é a teoria que propõe que os insumos devem ser comprados apenas quando necessários para uma produção sob demanda, a fim de minimizar desperdícios e custos de armazenamento.

    C) Esta afirmativa está INCORRETA pois diz respeito à fase de suprimentos, que se inicia na fonte da matéria-prima. A fase de produção inicia logo após a fase de suprimentos, ou seja, começa na entrada nas unidades de produção.

    D) Esta afirmativa também está INCORRETA, pois está relacionada à fase da distribuição física. A fase de suprimentos, como dito no item anterior, vai desde a fonte da matéria-prima até a entrada nas unidades de produção.

    E) Afirmativa INCORRETA, pois o estudo da logística de forma segmentada, analisando funções independentes, está relacionada a uma visão antiga, antes dos anos 60 e 70. A partir desse momento, houve uma transição gradual para o pensamento da logística de forma sistêmica, de processos integrados, sendo que a chamada “logística integrada" foi um real marco no início dos anos 80, sendo evoluída desde então. (FERREIRA, 1998, citado por HAGA, 2000).

    Gabarito do Professor: Letra A.

    FONTES:

    HAGA, H. C. R. Gestão da Rede de Suprimentos na Construção Civil: Integração de um Sistema de Administração da Produção. São Carlos: [s.n.], 2000. Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade de São Paulo.

    BARBOSA, L. W. G.; GAMARANO, C.G.; PEREIRA, A. L. C.; POLICARPO, R. V. S.; MAPA, S. M. S. A pesquisa em trade-offs de custos logísticos: estudo bibliométrico no período de 2006 a 2016. REVISTA PRODUÇÃO ONLINE , v. 18, p. 641-664, 2018.
  • Creio que o método que a letra B fala, seria o Just In Time, que permanecer sempre com o mínimo necessário de estoque levando em consideração que a cadeia de suprimentos estará sempre em dia (método que foi colocado à prova durante a pandemia e falhou miseravelmente, não esperavam por uma quebra de cadeia tão forte).