Os objetivos gerais expressam os valores principais e a intencionalidade da organização. Indicam a natureza do conjunto dos resultados pretendidos pelo planejamento que está sendo desenvolvido.
Os objetivos específicos expressam uma decomposição do objetivo geral, que aponta resultados a serem alcançados em áreas determinadas. Representam a previsão das características desejáveis de resultados da ação sobre aspectos determinados da situação objeto do planejamento. Devem ser explicitados em metas concretas que definam a dimensão de seus resultados (em termos de volume e extensão) em um tempo determinado. O conjunto dos objetivos específicos deve se constituir em um todo coerente e viável: não devem ser considerados fins em si mesmos, mas partes de uma t o t a l i d a d e - o que significa que o alcance de apenas alguns objetivos específicos não garante o alcance dos objetivos gerais.
Os objetivos operacionais determinam as ações pelas quais os objetivos gerais e específicos serão alcançados. Traduzem se por metas relativas à eficiência e à economia da ação: metas técnicas, administrativas e / o u de equipamentos.
Objetivos gerais e específicos são os fins e os objetivos operacionais são os meios.
PLANEJAMENTO SOCIAL - INTENCIONALIDADE E INSTRUMENTAÇÃO. BAPTISTA.