- ID
- 2086222
- Banca
- Aeronáutica
- Órgão
- CIAAR
- Ano
- 2015
- Provas
- Disciplina
- Fisioterapia
- Assuntos
A amputação do membro inferior é muito mais prevalente que a perda do membro superior. As principais causas de amputação são: doença vascular periférica, trauma, malignidade e deficiência congênita. O fisioterapeuta participa do tratamento de pacientes amputados em diversos estágios fundamentais: pré-operatório, pós-operatório / pré- protético, prescrição da prótese, avaliação protética e treino com a prótese. Com relação ao treino do paciente com a prótese, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Colocação: a correta aplicação da prótese e a inspeção frequente do membro amputado são muito importantes, principalmente para iniciantes e pessoas com má circulação.
( ) Equilíbrio e coordenação: os exercícios de todos os pacientes portadores de amputação de membro inferior são semelhantes, embora se possa prever que o usuário de prótese de desarticulação de quadril ou transfemoral tenha mais dificuldade para controlar o joelho mecânico se comparado com a pessoa que precisa apenas lidar com seus dois joelhos anatômicos.
( ) Treino de marcha: a marcha é a progressão natural depois dos exercícios de equilíbrio dinâmico, já que o paciente dá passos sucessivos. Alguns pacientes respondem bem ao ver-se em um videoteipe. As gravações também são um importante registro do desempenho e da evolução.
( ) Atividades funcionais: o usuário de prótese que está aprendendo a andar, também deve ganhar experiência na execução de uma ampla variedade de habilidades de mobilidade funcional.