- ID
- 70054
- Banca
- FCC
- Órgão
- TRT - 3ª Região (MG)
- Ano
- 2009
- Provas
- Disciplina
- Fisioterapia
- Assuntos
Os cuidados com as áreas de pressão na confecção de órteses de membro superior têm como prioridade
Os cuidados com as áreas de pressão na confecção de órteses de membro superior têm como prioridade
Próteses são dispositivos destinados a complementar a ausência de um membro ou parte dele. A complementação visa a substituir função, composição e sustentação corporal. Com base na protetização é INCORRETO afirmar:
As órteses de tornozelo-pé (AFO) são prescritas para
Sobre o pilar utilizado em próteses é correto afirmar que:
Em um paciente com paralisia cerebral, os distúrbios motores são
tipicamente diferenciados e classificados de acordo com a parte
comprometida do corpo, características tônicas e presença de
movimentos involuntários. A esse respeito, julgue os itens
subsequentes.
Para uma criança com paralisia cerebral que apresenta espasticidade grave de membros inferiores, com consequente posicionamento de tornozelo em equino varo, uma boa indicação de prevenção de deformidade é o uso de uma órtese tornozelo-pé (tutor curto) com estabilização em posição neutra de tornozelo.
Em pacientes idosos, diante da necessidade da implementação de
medidas de controle da dor, é importante a atenção às medidas
corretas para o alcance desse objetivo, assim como aos quadros
de indicação e contraindicação específica. A esse respeito, julgue
os itens a seguir.
Uma órtese toracolombosacral (TLSO) está contraindicada para controlar as fraturas e as dores por compressão associadas à osteoporose da coluna dorsal vertebral, por gerar mais limitações que benefícios.
Com relação às indicações e contraindicações da prescrição e uso
das órteses para coluna vertebral, julgue os itens que se seguem.
A órtese cervical do tipo Minerva está mais indicada para pacientes com instabilidade nos níveis cervicais acima de C4.
Com relação às indicações e contraindicações da prescrição e uso
das órteses para coluna vertebral, julgue os itens que se seguem.
O compressor dinâmico torácico costal, ou C.D.T.2, está indicado para o tratamento do pectus carinatum.
Com relação às indicações e contraindicações da prescrição e uso
das órteses para coluna vertebral, julgue os itens que se seguem.
Pacientes com fraturas cervicais estáveis, sem compressão nervosa e sem incapacidade clínica adicional, podem obter grande estabilidade na região cervical superior com o colar do tipo Philadelphia.
Com relação às indicações e contraindicações da prescrição e uso
das órteses para coluna vertebral, julgue os itens que se seguem.
Um colar cervical feito de espuma permite a mobilidade da região cervical, permitindo, apesar disso, a manutenção da cabeça em posição neutra por meio da lembrança cinestésica, ou seja, feedback sensorial.
Amputação transtibial é definida por Pastre et al. (2006), como “a retirada total ou parcial de um membro”. Esse tipo de amputação, apesar de acarretar transtornos físicos e psicológicos ao paciente, é considerado como sendo de bom nível posicional, principalmente para reabilitação e indicação de próteses. Analise as afirmativas:
I. É comum ocorrer algumas complicações após amputação, como deformidade em flexão, irregularidades ósseas, excesso de partes moles, cicatrização inadequada, neuromas indolores, complicações cutâneas ou comprometimento vascular.
II. O Fisioterapeuta desempenha papel fundamental quanto à reeducação funcional, acompanhando o paciente em todos os estágios do programa de reabilitação, fazendo parte de equipe multidisciplinar, supervisionando e tratando desde o estágio pré e pós-operatório, na educação de mobilidade pré e pós-protética e, se necessário, em cuidados de manutenção das funções músculo-esqueléticas.
III. Para o correto posicionamento do coto no leito no pré e pós-operatório imediato, o Fisioterapeuta deve orientar o indivíduo a manter o coto em flexão de joelho, abdução e rotação externa de coxa, usar travesseiro embaixo do coto e manter sempre os membros inferiores alinhados para evitar contraturas, que podem surgir em decorrência do enrijecimento facial e do desequilíbrio muscular, de um reflexo protetor de retirada, da perda da estimulação plantar em extensão ou resultado de algum posicionamento inadequado.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
Em uma paciente idosa, 74 anos de idade, acometida por um acidente vascular encefálico da artéria cerebral média esquerda, ocorrido há quatro meses, a qual apresenta marcha domiciliar com andador de rodas anteriores, percebe-se a presença de espasticidade de leve a moderada em membro inferior e ainda um pé equino varo ao apoiar o pé direito no solo, com tendência de entorse de tornozelo em inversão. A paciente não flexiona o joelho ou dorsiflexiona o tornozelo voluntariamente, apesar de ter mobilidade articular preservada, observada quando se consegue inibir a espasticidade. Considerando a indicação de uma órtese para melhorar o padrão de marcha e permitir uma deambulação mais segura dessa idosa, sugere-se como prescrição, órtese tornozelo pé, confeccionada em polipropileno resistente,
Um paciente com uma lesão medular, nível L3, classificação de Frankel 3, necessita de uma órtese para marcha funcional. Nesse caso, o fisioterapeuta deverá indicar um modelo tipo
Assinale a alternativa INCORRETA sobre o tratamento na fase pré-protética de pacientes com amputações de membros inferiores.
Pacientes que sofreram traumatismo raquimedular podem ser beneficiados com o uso de órtese do tipo joelho-tornozelo-pé (OJTP), bilateral para treino de marcha. A prescrição de tal órtese, entre outras análises feitas durante a avaliação, deverá levar em consideração o:
Em uma amputação, o tipo de prótese prescrita varia de acordo com o nível de amputação. A prótese de Syme é prescrita no seguinte nível de amputação:
É correto afirmar que a órtese de coluna ideal para realizar correções na escoliose torácica, com almofadas corretoras nas curvas mais pronunciadas, é o colete
A respeito dos encaixes utilizados nas próteses para amputações transfemorais, assinale a alternativa correta.
No caso das amputações realizadas na diáfise dos ossos longos nos membros, a forma ideal deste coto para a protetização e o tipo de amputação nesse caso é
Marco Antônio, 24 anos, sofreu um trauma raquimedular devido mergulho em água rasa. Após a fase de choque medular, verificou-se que o nível neurológico de Marco Antônio é L2.
O tipo de órtese que o fisioterapeuta deverá indicar para Marco Antônio e o tipo de deambulação são:
Ao prescrevermos uma órtese, devemos sempre levar em consideração o seguinte:
As próteses de membro superior podem ser classificadas como
Em relação aos tipos de pés protéticos, podemos afirmar:
Entre 8 e 12 semanas do pós-operatório de um paciente com prótese total de quadril após fratura de colo de fêmur, devem-se evitar os seguintes movimentos excessivos de coxofemural:
A amputação de coxa, nos segmentos proximais, pode levar à postura viciosa do coto, resultando em uma maior dificuldade de adaptação à prótese devido à
No que tange à prescrição de órtese para indivíduos com lesão
medular, julgue o próximo item.
Para pacientes com lesões em C5 e C6, deve-se prescrever
extensores de cotovelo, na tentativa de evitar as deformidades
em flexão desse segmento associada à pronação do antebraço,
devido ao discinergismo entre agonistas-flexores de cotovelo
e antagonistas-extensores de cotovelo e supinadores.
No que tange à prescrição de órtese para indivíduos com lesão medular, julgue o próximo item.
No caso de uma contratura já instalada, é indicada a
ortetização seriada com termomoldável ou tala gessada e
contraindicado o uso de extensor dinâmico e distrator para o
cotovelo.
No que tange à prescrição de órtese para indivíduos com lesão medular, julgue o próximo item.
É contraindicada a utilização de órtese de posicionamento para
indivíduos com tendência a contratura em flexão de punho e
dedos.
Um paciente realizou Artroplastia Total de Quadril, receberá alta hospitalar e o fisioterapeuta fará orientações sobre cuidados com a prótese. A recomendação que deverá ser seguida pelo paciente durante um período de 2 a 3 meses após a cirurgia será:
As escolioses da coluna vertebral estão situadas, principalmente, nas regiões torácica e lombar e às vezes necessitam ser tratadas com órteses.
Verifique as afirmativas sobre escolioses e órteses.
I. Como regra internacional, as escolioses devem ser avaliadas e diagnosticadas documentando o seu lado côncavo.
II. As curvas escolióticas podem ser mensuradas pelo método de COBB.
III. O colete do tipo OTLS (órtese toracolombosacral) é utilizado no tratamento das escolioses.
IV. Órtese de Milwaukee consiste em uma cinta pélvica e um colar cervical unidos na frente por uma haste vertical única e nas costas por um par de hastes verticais.
Está correto o que se afirma apenas em:
Nas amputações transfemurais, que músculos devem ser fortalecidos, preferencialmente, a fim de evitar a instalação de contraturas e posturas viciosas que impedirão uma boa protetização?
Paciente de 76 anos, do sexo feminino, foi submetida à cirurgia de prótese total do joelho direito, sem complicações pós-cirúrgicas. Nesse caso, com relação ao procedimento pós-cirúrgico, coloque F (Falso) ou V (Verdadeiro) nas afirmativas abaixo e assinale, a seguir, a opção correta.
( ) A alta hospitalar pode ocorrer a partir do 4° dia.
( ) A deambulação, em geral, inicia-se após um mês da cirurgia.
( ) Na maioria das pessoas idosas, a substituição dura cerca de 4 a 5 anos.
( ) O risco de infecção é uma complicação que fica restrita ao tempo de internação.
( ) No 1° dia, o paciente é encorajado a sentar e a realizar
mudanças de decúbito.
Com relação às órteses indicadas nas lesões de nervos periféricos dos membros superiores, é INCORRETO afirmar que:
Quando se está diante de uma amputação de membro inferior, deve-se ter consciência de que a avaliação da adequação do paciente a uma prótese é feita pela equipe multidisciplinar e deve-se basear em pelo menos três questionamentos: a pessoa deseja andar? tem potencial para deambular? quem o ajudará no ambiente familiar? O objetivo geral da fisioterapia é a busca pela independência funcional, com ótima independência na utilização do membro específico, recuperação da boa saúde geral, maximização dos resultados funcionais, prevenção de complicações e redução da dor. Quando se trata da intervenção fisioterapêutica em amputados, pode-se afirmar que ela pode ser dividida
Em relação a prótese unidade de cotovelo, assinale a alternativa INCORRETA.
A prótese do tipo Syme é utilizada em uma das articulações abaixo, assinale a alternativa correta.
A amputação do membro inferior é muito mais prevalente que a perda do membro superior. As principais causas de amputação são: doença vascular periférica, trauma, malignidade e deficiência congênita. O fisioterapeuta participa do tratamento de pacientes amputados em diversos estágios fundamentais: pré-operatório, pós-operatório / pré- protético, prescrição da prótese, avaliação protética e treino com a prótese. Com relação ao treino do paciente com a prótese, informe se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V) ou falsas (F) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Colocação: a correta aplicação da prótese e a inspeção frequente do membro amputado são muito importantes, principalmente para iniciantes e pessoas com má circulação.
( ) Equilíbrio e coordenação: os exercícios de todos os pacientes portadores de amputação de membro inferior são semelhantes, embora se possa prever que o usuário de prótese de desarticulação de quadril ou transfemoral tenha mais dificuldade para controlar o joelho mecânico se comparado com a pessoa que precisa apenas lidar com seus dois joelhos anatômicos.
( ) Treino de marcha: a marcha é a progressão natural depois dos exercícios de equilíbrio dinâmico, já que o paciente dá passos sucessivos. Alguns pacientes respondem bem ao ver-se em um videoteipe. As gravações também são um importante registro do desempenho e da evolução.
( ) Atividades funcionais: o usuário de prótese que está aprendendo a andar, também deve ganhar experiência na execução de uma ampla variedade de habilidades de mobilidade funcional.
Acerca do tratamento de pacientes com disfunções neurológicas, julgue o item subsequente.
A utilização de órtese em membros superiores de pacientes
com hemiplegia por traumatismo cranioencefálico proporciona
resultados positivos de prevenção de atrofia muscular
e deformidades articulares.
No que se refere às órteses, julgue o item subsecutivo.
As órteses são dispositivos aplicados internamente ao corpo
com o objetivo de alinhar segmentos, prevenir ou corrigir
deformidades e melhorar a funcionalidade de seguimentos
corporais.
No que se refere às órteses, julgue o item subsecutivo.
Órteses estáticas não apresentam partes móveis e são utilizadas
para proporcionar apoio, estabilização, proteção
e imobilização.
No que se refere às órteses, julgue o item subsecutivo.
Órteses dinâmicas utilizam partes móveis para permitir,
controlar ou restaurar o movimento.
No que se refere às órteses, julgue o item subsecutivo.
Pacientes com paralisia nos músculos dorsiflexores do pé se
beneficiam da utilização da órtese AFO, que é capaz
de proporcionar maior liberdade ao movimento de flexão
plantar durante a fase de balanço da marcha.
No que se refere às órteses, julgue o item subsecutivo.
A órtese Minerva é constituída de material elástico e circunda
o queixo e a parte posterior da cabeça, de forma a proporcionar
um controle mínimo dos movimentos cervicais.
No que se refere às órteses, julgue o item subsecutivo.
A órtese Milwaukee, prescrita para crianças e adolescentes
portadores de escoliose torácica, distribui as forças de tensão
irregulares e evita o aumento anormal da curvatura
do segmento corporal.
No que se refere às órteses, julgue o item subsecutivo.
O fisioterapeuta deve participar de todo o processo
de tratamento de um usuário de órtese, que inclui momentos
prévios à prescrição do dispositivo, prescrição da órtese, sua
entrega e o treino.
Nos casos de fratura vertebral toracolombar por compressão que podem ser tratados conservadoramente, desde que promova melhor grau de imobilização, está indicada órtese tipo colete de:
Assinale a alternativa incorreta. Nos cotos de amputação que apresentam cicatrizes com aderência ou retrações, os fisioterapeutas podem utilizar métodos de tratamento para minimizar esse problema tais como:
Assinale a alternativa incorreta. Nos amputados transfemorais, fazendo uso de prótese, a contratura em flexão do quadril pode levar a:
Assinale a alternativa incorreta. Para a confecção de órtese, o polipropileno é o material mais utilizado por suas características que são:
São itens fundamentais para uma boa protetização:
Em relação às órteses, assinale a alternativa incorreta:
Ao se indicar uma órtese para a coluna, deve-se determinar o objetivo, o segmento envolvido e o movimento que se pretende limitar. Órteses rígidas controlam melhor a posição da coluna através da aplicação de forças externas. Órteses menos rígidas podem ser usadas para alívio de dores musculares ou auxílio na recuperação de fraturas mais estáveis, sendo, nesta situação, utilizadas para auxiliar a recuperação da coluna e da musculatura e não para preservar sua integridade estrutural. O conhecimento destas indicações é parte da atuação profissional do fisioterapeuta, sendo assim, analise.
I. A órtese de Minerva ou Four-poster é indicada no tratamento de algumas fraturas da coluna cervical média e inferior, como alternativa ao Halo. Também para tratamento conservador de fraturas cervicais até a 3ª vértebra torácica (eventualmente até a 7ª, dependendo da extensão torácica) ou em pós-operatório nos níveis acima.
II. A órtese do tipo Halo colete é considerada padrão-ouro na imobilização da coluna cervical, imobilizando todos os movimentos, inclusive a transição occipitocervical, onde as outras órteses praticamente não têm efeito.
III. A órtese SOMI (imobilização esterno-occipitomandibular) possui melhor restrição do que os colares cervicais na flexão e na extensão, mas, também, apresenta pouco efeito na rotação axial e flexão lateral. Suporte anterior rígido para o peito e para os ombros, com suporte occipital e mandibular. Restringe melhor a flexão cervical do que a extensão.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)
Acerca das órteses suropodálicas, julgue o item a seguir.
A prescrição das órteses suropodálicas para uso no interior do
calçado associado ao preenchimento anterior constitui uma das
opções que minimizam os impactos decorrentes da amputação
de Lisfranc.
Acerca das órteses suropodálicas, julgue o item a seguir.
A estrutura das órteses suropodálicas articuladas para
dorsiflexão é geralmente confeccionada em gesso
termomoldável de alta temperatura e apresenta uma articulação
que permite a flexão plantar do tornozelo, o que limita a
dorsiflexão a um ângulo pré-determinado (geralmente neutro).
Acerca das órteses suropodálicas, julgue o item a seguir.
A mola de Codivila é uma órtese suropodálica não articulada
rígida que pode ser prescrita na fase aguda de uma lesão
neurológica ou ortopédica, com a finalidade de manter a
articulação do tornozelo em ângulo neutro, evitando-se, assim,
a deformidade do pé em equino.
Acerca das órteses suropodálicas, julgue o item a seguir.
As órteses suropodálicas articuladas de reação ao solo são
contraindicadas a pacientes com deformidade rígida em flexão
do joelho porque bloqueiam a dorsiflexão com o objetivo de
auxiliar na estabilização do joelho e no controle da sua flexão.
A respeito do caso clínico descrito, julgue o item a seguir.
Uma órtese configurada em uma tala dinâmica no punho está
indicada nesse caso.
A respeito do caso clínico descrito, julgue o item a seguir.
Entre os objetivos da prescrição de órteses nesse caso inclui-se
a manutenção do arco palmar transverso.
Um tipo órtese largamente utilizado em ambientes ocupacionais é tala removível de imobilização do punho. Embora comumente prescrita por um profissional, alguns pacientes fazem uso de forma aleatória, pegando emprestado, ou mesmo por terem guardado de tratamentos prévios, como nos casos de lesões de tecidos moles, espasmos musculares ou traumas.
Assinale a alternativa correta em relação ao uso, à eficiência e à efetividade do referido dispositivo.
Uma órtese é um aparelho “vestido” pelo paciente para restrição ou promoção do movimento, ou para a redução da carga sobre um segmento corporal. Das atribuições dos fisioterapeutas que trabalham diretamente com órtese(s), estas incluem:
I. fazer avaliação pré-ortótica.
II. contribuir para a prescrição ortótica.
III. avaliar a órtese receitada e facilitar sua aceitação.
IV. treinar o paciente para vestir, usar e manter a órtese.
De acordo com as afirmativas apresentadas, assinale a alternativa CORRETA.
Na análise da marcha de uma criança com órtese, um fisioterapeuta observou que ela arrasta os dedos durante a fase de balanço.
São causas anatômicas para o desvio apresentado durante a marcha dessa criança, exceto:
A função da extremidade superior na utilização da mão, de modo que ela possa acessar e manipular objetos no espaço, é atingida por pensão, que é o ato de segurar, pegar ou agarrar um objeto. O ombro, o cotovelo e o punho funcionam juntos para colocar a mão em um local desejado, a fim de serem realizadas tarefas motoras finas e amplas. O principal objetivo das órteses de extremidade superior, portanto, é manter a função da mão, restaurando ou preservando a própria preensão ou permitindo o posicionamento ideal da mão no espaço para manipular objetos no ambiente. Sobre os objetivos comuns na área de órteses de extremidade superior, analise as alternativas a seguir.
I. Substituir músculos fracos ou ausentes.
II. Proteger segmentos danificados ou lesionados, limitando as cargas ou o movimento.
III. Prevenir deformidade e corrigir contratura.
IV. Unir-se a outros aparelhos de auxílio.
Estão corretas as alternativas
O fornecimento gratuito de próteses para pacientes amputados é uma estratégia de:
O principal objetivo do treinamento com prótese de membro inferior na fase dinâmica é________________. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.
Acerca das órteses e próteses, julgue o item subseqüente.
Em relação a órteses e próteses, julgue o item subseqüente.
Analise as afirmativas abaixo sobre o uso das órteses como um recurso fisioterapêutico nos pacientes com queimaduras nas mãos:
Um paciente que apresenta quadro de rizartrose pode desenvolver, ao longo do tempo, diversas limitações funcionais. Considerando o uso de órtese como uma das medidas terapêuticas indicadas com o objetivo de proteger o segmento envolvido, julgue o item a seguir.
As cadeias cinéticas, de acordo com a carga sobre a articulação terminal são classificadas em: