SóProvas


ID
2087197
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Profissionais de saúde que atuam junto ao controle de infecção se deparam, diariamente, com dilemas éticos relacionados à assistência. Além disso, enfrentam reclamações e/ou denúncias e processos relacionados principalmente a falhas técnicas no diagnóstico e tratamento, erros administrativos e defeitos na organização e omissão de socorro. À tentativa de alcançar procedimentos seculares consensuais para formular, analisar, e, talvez, atenuar os dilemas que a pesquisa médica e biológica moderna suscita, dá-se o nome de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com o artigo ÉTICA E BIOÉTICA: PARA DAR INÍCIO À REFLEXÃO.

     

    Em referência à abrangência atual da Bioética destacam-se 4 aspectos considerados relevantes e que estimulam uma reflexão teórica mais ampla entre as ciências da vida, ou seja, uma bioética da vida cotidiana, que se refere aos comportamentos e às idéias de cada pessoa e ao uso das descobertas biomédicas; uma bioética deontológica, com os códigos morais dos deveres profissionais; uma bioética legal, com normas reguladoras, promulgadas e interpretadas pelos Estados, com valor de lei e; uma bioética filosófica, que procura compreender os princípios e valores que estão na base das reflexões e das ações humanas nestes campos.

     

    Para a abordagem de conflitos morais e dilemas éticos na saúde, a Bioética se sustenta em 4 princípios. Estes princípios devem nortear as discussões, decisões, procedimentos e ações na esfera dos cuidados da saúde. São eles: beneficência, não-maleficência, autonomia e justiça ou eqüidade.