-
LETRA E
-
Questão mal formulada, deu a entender que queria as que não são consideradas IST.
Enfim, conforme gabarito as hepatites B e D são as consideradas ISTs.
Segundo o site do Ministério da Saúde a transmissão sexual do HCV entre parceiros heterossexuais é muito pouco frequente, principalmente nos casais monogâmicos. Sendo assim, a hepatite C não é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST); porém, entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e na presença da infecção pelo HIV, a via sexual deve ser considerada para a transmissão do HCV.
-
também achei mal formulada, dando margem a duplo entendimento
-
Muito mal formulada.
-
Que questão tranqueira!
-
Galera, o Gabarito é a letra "C", pois ele está pedindo a Hepatite que não é considerada como IST pelo Ministério da Saúde, e a que não entra no Rol de IST por ter um baixo índice de transmissibilidade pela via Sexual é o Vírus da Hepatite C. "Nem todos os tipos de hepatites são classificados pelo Ministério da Saúde como Infecção Sexualmente Transmissível (IST)"
http://www.aids.gov.br/pagina/hepatite-c
-
As hepatites virais são causadas por diferentes agentes etiológicos, que tem em comum o tropismo primário pelo tecido hepático.
Os agentes etiológicos que causam hepatites virais mais relevantes do ponto de vista clínico e epidemiológico são designados por letras do alfabeto (vírus A, vírus B, vírus C, vírus D e vírus E).
Quanto às formas de transmissão, as hepatites virais podem ser classificadas em dois grupos: o grupo de transmissão fecal-oral (Hepatite A e Hepatite E) tem seu mecanismo de transmissão ligado a condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos.
O segundo grupo (Hepatite B, Hepatite C e Hepatite D)possui diversos mecanismos de transmissão, como o parenteral, sexual, compartilhamento de objetos contaminados (agulhas, seringas, lâminas de barbear, alicates de manicure), utensílios para colocação de piercing e confecção de tatuagens e outros instrumentos usados para uso de drogas injetáveis e inaláveis. Há também o risco de transmissão através de acidentes perfurocortantes, procedimentos cirúrgicos e odontológicos e hemodiálises sem as adequadas normas de biossegurança.
A transmissão por via sexual é mais comum para o HBV que para o HCV. Na hepatite C poderá ocorrer a transmissão principalmente em pessoa com múltiplos parceiros, coinfectada com o HIV, com alguma lesão genital (DST), alta carga viral do HCV e doença hepática avançada.
Portanto, as hepatites que não são consideradas DSTs são a Hepatite A e E.
Gabarito do Professor: Deveria ser ANULADA, pois dentre as alternativas não achamos resposta viável.
Gabarito Oficial: Letra E.
Bibliografia
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. Protocolo Clinico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral as Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis/ Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais. – Brasília: Ministério da Saúde, 2015.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/07_0044_...
-
Questão muito mal elaborada. Perguntou X mas queria a resposta Y. Sem noção!
-
muito mal elaborada, o tipo de questão q só vem pra confundir.
-
as hepatites que não são consideradas DSTs são a Hepatite A e E.
Deveria ser ANULADA
-
Resp: letra e
A transmissão sexual do HCV entre parceiros heterossexuais é muito pouco frequente, principalmente nos casais monogâmicos; sendo assim, a hepatite C não é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).
http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-hepatites/hepatite-c
-
Hepatite B
Entre as causas de transmissão estão:
Relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada;
Da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;
Compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos), de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings;
Transfusão de sangue contaminado.
A hepatite D
Também chamada de Delta, é causada pelo vírus D (HDV). Mas esse vírus depende da presença do vírus do tipo B para infectar uma pessoa. E sua transmissão, assim como a do vírus B, ocorre:
Por relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada;
Da mãe infectada para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação;
Pelo compartilhamento de material para uso de drogas (seringas, agulhas, cachimbos, etc.), para higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou para confecção de tatuagem e colocação de piercings;
Por transfusão de sangue infectado.
http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-hepatites/hepatite-b
-
Hepatite D depende da hepatite B
mas está questão está péssima
-
Questão extremamente mal elaborada.
-
Essa questão poderia ser facilmente anulada. Apesar de raro, o vírus da hepatite C também pode ser transmitida sexualmente.
-
C também e IST