-
Os Países Baixos ( atuais Bélgica, Holanda e uma parte do norte da França) eram possessões dos Habsburgos, Casa do rei da Espanha, Filipe II. Durante o reinado do seu pai, Carlos V, as tradições e interesses econômicos dessa região foram respeitados. Porém, essa situação alterou-se profundamente com a ascensão de Filipe II, que herdou do pai o trono espanhol e os Países Baixos. Essa mudança se deu por Filipe II ser um monarca absolutista e fervorosamente católico, terminando com a fase de benevolência aos Países Baixos. A situação agrava-se ao ponto da eclosão de uma Guerra dos Países Baixos e a Espanha, que nesse tempo já havia incorporado o reino português, adotou, em represália, medidas restritivas ao comércio holandês com seus portos, incluindo Portugal.
Essa restrição comercial impulsiona os holandeses a constituírem, em 1621, a Companhia das Índias Ocidentais, a quem os Estados Gerais (órgão político supremo da Holanda) concederam o monopólio do tráfico de escravos, da navegação e do comércio por 24 anos, na América e na África. A essa nova companhia deve-se creditar a maior façanha dos holandeses: as invasões na Bahia e em Pernambuco.
A resposta correta é a letra A.
-
Portugal havia adotado até então uma política internacional muito prudente, evitando, tanto quanto possível, atritos nessa área, ciente de sua própria fragilidade. Essa situação foi alterada completamente com a sua anexação pela Espanha, já que Portugal herdou, de imediato, todos os numerosos inimigos dos Habsburgos. Do ponto de vista colonial, o mais temível inimigo era a Holanda.
RESPOSTA LETRA A
-
A Holanda era, nos reinados de Carlos I e seu filho Filipe II, uma possessão espanhola. Mas, devido à forma de governo autoritária de Filipe II no século XVI, a burguesia holandesa promoveu sua luta de independência. Em resposta a isso, Filipe II proibiu todas as possessões espanholas de fazer comércio com a Holanda. Devido à ocorrência da União Ibérica, Portugal e Brasil estavam incluídos nessa proibição.
Gabarito: A
fonte: Estratégia
-
Com a União Ibérica, Portugal passou a ser controlado pela Espanha e herdou seus inimigos. No mesmo contexto, os holandeses, que eram parte do território do império espanhol estavam em guerra de independência e se separaram. A Espanha, para punir economicamente os holandeses, que eram antigos parceiros econômicos dos portugueses em suas colônias no Brasil, África e Índia, os afastou do comércio com o mundo colonial lusitano, principalmente do açúcar no nordeste brasileiro. Todos os portos espanhóis, inclusive os brasileiros, estiveram proibidos de comercializar com os flamengos (holandeses).
LETRA A