SóProvas


ID
2088046
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Primeira Guerra Mundial inicia-se em 1914. Coerentes com seu tradicional isolacionismo, os Estados Unidos da América adotam, a princípio, uma posição de neutralidade. Com relação a esses fatos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra, em abril de 1917, foi causada em parte pela campanha alemã dos submarinos, e também pela descoberta de que a Alemanha estava tentando persuadir o México a declarar guerra aos Estados Unidos, prometendo-lhe o Texas, o Novo México e o Arizona como retorno. Os norte-americanos resistiam a assumir o lado do governo autocrático da Rússia, mas a derrubada do czar na Revolução Russa em março daquele ano removeu esse obstáculo. Os Estados Unidos deram uma contribuição importante à vitória aliada: forneceram comida, navios mercantes e crédito à Grã Bretanha e à França, embora a ajuda militar propriamente dita tenha vindo mais devagar.



    A resposta correta é a letra B. 



  • Principais Motivos para entrada do EUA na 1ºGuerra:

    - Um fator que teve uma grande influência sobre a opinião pública americana foi a invasão da Bélgica. As histórias de atrocidades alemãs no país neutro chocaram os americanos. Histórias de civis desarmados sendo mortos e pequenas cidades sendo destruídas circularam por toda a imprensa norte americana. Embora algumas das histórias eram propaganda britânica, elas deixaram um sentimento anti-alemão forte entre os americanos.

    -Os empresários norte-americanos estavam muito interessados ​​na vitória dos Aliados , entre eles estavam JP Morgan que ajudou a financiar os esforços de guerra britânicos e franceses, com aproximadamente US$ 3 bilhões em empréstimos e compras de títulos. Se os Aliados fossem derrotados pelo Poder Central, eles provavelmente não seriam capazes de pagar suas dívidas com seus credores dos EUA. Muitos empresários fizeram campanha para a intervenção dos Estados Unidos na guerra ao lado das forças aliadas.

    - Em maio de 1915, um submarino alemão afundou o navio de passageiros britânico Lusitânia ao largo da costa da Irlanda. Mais de 1.000 passageiros foram mortos, incluindo 128 americanos. Embora o navio possa ter servido como transporte de equipamento militar, juntamente com os civis, os americanos ficaram furiosos porque as pessoas a bordo não foram avisadas ​​antes do naufrágio. Além de sobrecarregar as relações diplomáticas entre os EUA e a Alemanha, o naufrágio do Lusitânia aumentou ainda mais o sentimento anti-alemão nos Estados Unidos.

    - Em 1917, o chanceler alemão Arthur Zimmermann enviou um telegrama para o México sugerindo que se os EUA declarassem guerra à Alemanha, o México deveria declarar guerra contra os EUA, em troca o México receberia de volta o território perdido na Guerra Mexicano-Americana (Texas, Novo México e Arizona). Infelizmente para a Alemanha, o telegrama foi interceptado pelos britânicos e apressadamente dado aos americanos. Embora o México não tinha real intenção de declarar guerra contra os EUA, a publicação da carta mobilizou ainda mais o povo americano contra as Potências Centrais.

    ALTERNATIVA CORRETA LETRA B

  • Telegrama Zimmermann (: Zimmermann-Depesche; : Telegrama Zimmermann) foi um  codificado despachado pelo ministro do exterior do , , em  de , para o   no , , no auge da .

    O  instruía o  para se aproximar com o governo  com a proposta de formar uma aliança militar contra os . A proposta prometia ao  suas antigas terras tomadas pelos  caso o país aceitasse o acordo. O  foi interceptado e decodificado por  e seu conteúdo apressou a entrada dos  na  em abril. A decifração é um dos triunfos de inteligência mais significativos para a Grã-Bretanha durante a Primeira Guerra Mundial, e uma das primeiras ocasiões em que uma parte dos setores de inteligência influenciou os eventos mundiais

  • GAB-B

    a entrada dos EUA na Guerra foi motivada pela revelação de uma proposta de pacto entre a Alemanha e o México e pelo afundamento de um navio norte-americano.