-
Os teóricos do socialismo utópico formularam críticas profundas ao progresso industrial, mas ainda estavam impregnados de valores liberais. Atacando a grande propriedade, mas tendo, em geral, muita estima pela pequena, os socialistas utópicos acreditavam que pudesse haver um acordo entre as classes e elaboraram diversos modelos idealizados. Pode-se citar, por exemplo, Charles Fourier que propôs a reorganização da sociedade com a criação de falanstérios, fazendas coletivistas agroindustriais; ou Robert Owen, que buscou a criação de uma comunidade ideal, de igualdade absoluta, ao assumir os cotonifícios de New Lanark.
A resposta correta é a letra B.
-
Esta é uma proposta ligada à corrente denominada por Marx e Engels de “socialismo utópico”, cujos representantes mais destacados seriam Charles Fourier, Saint-Simon, Louis Blane e Robert Owen, este último tendo chegado a propor a criação de comunidades autogeridas, os “falanstérios”. O materialismo histórico é o entendimento de Karl Marx da história: um procedimento contínuo e movido pela incessante busca dos valores materiais das outras classes. O socialismo cientifico também é um conceito marxista, uma doutrina política, social e econômica que analisa a sociedade por meio de uma revolução do proletariado. O liberalismo é um conjunto de princípios e teorias políticas e econômicas, que a aborda a não intervenção do Estado na economia a participação política ampla; grosso modo critica o absolutista e seu desdobramento econômico, o mercantilismo. O Anarquismo é uma doutrina que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (o fim do Estado).
ALTERNATIVA CORRETA LETRA B
-
Os chamados socialistas utópicos eram liberais que tinham uma visão romântica do capitalismo como um sistema que poderia levar progresso e desenvolvimento a todos (burgueses, operários, camponeses etc.). Contudo, no início da industrialização, como já estudamos, as condições de trabalho eram precárias: muitas horas de trabalho, salários insuficientes à manutenção da vida familiar a ponto de todos os membros da família, inclusive as crianças terem que trabalhar em condições bastante ruins para a saúde e para o desenvolvimento do intelecto
-
é uma questão de sabe ou não sabe, nem tem o que pensar questão difícil
-
Socialismo:
Pensamento do séc XIX que vai contra o LIBERALISMO, ou seja, contra a propriedade privada e a divisão em classes sociais. Acontece que o socialismo se divide em dois grupos, UTÓPICO E CIENTÍFICO.
Socialismo utópico: eles acreditavam que os próprios capitalistas, movidos pela boa vontade, iriam dar fim a propriedade privada.
os principais pensadores foram: SAINT SIMON: defendia o fim da exploração e a repartição do trabalho.Para ele a população deveria ser dividida em sábios, proprietários e despossuídos.
CHARLES FOURIER: defendia a reorganização do povo em falanstérios, comunidades em que cada um trabalharia com o que gostava.
ROBERT OWEN: o mais sensato na minha opinião, ele defendia o cooperativismo. Empregou seus pensamentos em sua própria fábrica, reduzindo as jornadas de trabalho, criando jardins de infância e defendendo a educação como meio de mudar a sociedade.
-
SOCIALISMO UTOPICO>>>>FILOSOFIA QUE >>>ACREDITAVA SER POSSIVEL A REFORMA DO CAPITALISMO
SOCIALISMO CIENFITICO>>>CONCIENCIA DOS TRABALHADORES>>> DITADURA PROLITERIANA>>>> COMUNISMO>>>>>
LEBERALISMO >>>> ESTADO NÃO INTERFERE
MATERIALISMO HISTORICO>>>> HISTORICO DE ECONOMICO >>> HISTORICO DE PRODUÇÃO ECONOMICA]>>>>> AUTORES
>>>>>>KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS
ANARQUISMO>>>> SOCIEDADE >>>>LIVRE DO PODER DO ESTADO>>> LIBERDADE INDIVIDUAL