SóProvas


ID
2089294
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente do sexo feminino, 19 anos, foi internada no serviço de saúde com o diagnóstico de Síndrome de Guillain-Barret. Sobre essa síndrome, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • D) é uma doença caracterizada por instalação aguda de alterações funcionais, envolvendo os nervos cranianos, espinhais e periféricos.

  • Síndrome de Guillain-Barré (SGB) é a maior causa de paralisia flácida generalizada. Trata-se de uma doença aguda de caráter autoimune que acomete primordialmente a mielina da porção proximal dos nervos periféricos de forma aguda/subaguda. Os pacientes com SGB apresentam alguma doença aguda precedente sendo a infecção por Campylobacter jejuni a mais frequente delas, seguida por citomegalovírus, vírus Epstein Barr e outras infecções virais, tais como hepatites por vírus tipo A, B e C, influenza e HIV.

    A maioria dos pacientes percebe inicialmente a doença através de sensação de parestesias nas extremidades distais dos membros inferiores e, em seguida, superiores. Dor neuropática lombar ou nas pernas pode ocorrer. Fraqueza progressiva é o sinal mais perceptível ao paciente, ocorrendo geralmente nesta ordem: membros inferiores, braços, tronco, cabeça e pescoço. A intensidade pode variar desde fraqueza leve até tetraplegia completa com necessidade de ventilação mecânica (VM) por paralisia da musculatura respiratória acessória. Pode ocorrer também fraqueza facial, oftalmoparesia e ptose. Instabilidade autonômica é um achado comum, causando eventualmente arritmias importantes, mas que raramente persistem após 2 semanas.

    Ou seja, a SGB é uma doença caracterizada por instalação aguda de alterações funcionais, envolvendo os nervos cranianos, espinhais e periféricos.

    Resposta D

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/


  • ==> A Síndrome de Klippel-Feil é congênita e é caracterizada por um número reduzido de vértebras cervicais ou por múltiplas hemivértebras fundidas em uma massa óssea única. Como conseqüência, o pescoço é curto, a pessoa possui uma mobilidade limitada e o cabelo está presente na nuca e por vezes até nos ombros.

    A grande lista de sintomas associados a esta Síndrome inclui torcicolos, assimetria facial, escoliose, dificuldades em respirar e em engolir, fissura palatina, deficiência mental, surdez, estrabismo, quadriplegia espástica e várias anormalidades de natureza muscular. Em geral as mulheres são afetadas com maior freqüência.

    Apesar de sua existência multissecular (o faraó Tutankhamon tinha comprovados sinais dessa Síndrome) sua etiologia é desconhecida até os dias atuais.

     

    ==> A síndrome de Turner ocorre quando o par de cromossomos X não é normal, podendo apresentar um cromossomo X ausente ou parcialmente ausente. A síndrome de Turner pode causar uma variedade de problemas médicos e de desenvolvimento, incluindo baixa estatura, a incapacidade de iniciar a puberdade, infertilidade, malformações cardíacas, certas dificuldades de aprendizagem e problemas de adaptação social.

     

    ==> A Síndrome de Klippel-Trenaunay é descrita como tríade que consiste de hemangiomas capilares cutâneos, hipertrofia óssea e de tecidos moles e dilatações venosas . A etiologia é incerta. Sugere-se , porém, ser resultado de anormalidade mesodérmica que ocorre durante o desenvolvimento fetal levando à manutenção de comunicações artério-venosas microscópicas nos tecidos.

     

    ==> A Síndrome de Guillain Barré (SGB) é uma neuropatia periférica progressiva auto-imune, que afeta os músculos do organismo humano. A SGB causa inflamação e alterações degenerativas nas raízes nervosas sensoriais e motoras. O indivíduo com SGB produz anticorpos contra sua própria mielina. Como resultado deste processo inflamatório, existirá um severo acometimento muscular, levando à atonia e até paralisia dos múscular.

    A síndrome de Guillain Barré é uma síndrome clínica rapidamente progressiva, de etiologia desconhecida, envolvendo os nervos cranianos, espinhais e periférico.

     

    ==> Síndrome de Stevens-Johnson é uma reação alérgica grave, que causa lesão da pele, olhos e mucosas. É um tipo de hipersensibilidade mediada por células CD8 citotóxicas. As erupções cutâneas podem afetar olhos, nariz, uretra, vagina, trato gastrointestinal ou trato respiratório, ocasionando processos de necrose.

     

    Letra C

     

    http://www.crfaster.com.br/kpf.htm

    https://vk.com/topic-73679981_32839655

    https://www.sbcp.org.br/revista/nbr222/P109_112.htm

    http://www.faculdadedofuturo.edu.br/revista/2007/pdfs/RMAS%202(1)%2089-102..pdf

    https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Stevens-Johnson