SóProvas


ID
2089306
Banca
NUCEPE
Órgão
SEJUS-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO 01 
                                                            A violência de todos nós
     A viralização de um vídeo postado nas redes sociais repercutiu de forma bombástica, inicialmente chocando a opinião pública estrangeira. Como efeito, despertou as autoridades e a população em geral por aqui. Tratava-se do estupro coletivo de uma menina carioca de 16 anos. O episódio, brutal e revoltante – para usar apenas dois dos inúmeros e insuficientes adjetivos possíveis –, reacendeu o tema do estupro de mulheres, praticado de forma endêmica e assustadoramente alta no Brasil. De quando em quando, diante de algum novo episódio e de forma que poderíamos chamar espasmódica, ressurge, para em seguida desaparecer (...) – tal qual a dengue ou a Zica, em tempos de pico epidêmico.
       Não foi diferente desta vez: a mídia, em todas as suas modalidades, vem incansavelmente abordando o assunto. Grupos feministas, intelectuais, jornalistas, políticos, a polícia e a população em geral, dentro e fora da mídia, vêm se pronunciando. Estamos em tempos de pico novamente. Entenda-se aqui a falta de um real interesse em pensar, de forma consistente e permanente, políticas públicas eficazes para promover a equidade entre os gêneros. Cada vez que há um novo episódio, o que se vê são promessas de acirramento das leis, aliadas a medidas punitivas: sempre algo feito a posteriori, como são os casos de polícia. Procura-se apurar os fatos, dá-se andamento a intermináveis processos, eventualmente punem-se os culpados, até que apareçam novas vítimas e a roda volte a girar na mesma vergonhosa direção. Não existem programas de caráter preventivo, duradouros, de longo e amplo alcance para toda a população, especialmente voltados para as crianças e os jovens. A mudança de um tipo de mentalidade e, consequentemente, de comportamento só é possível com um trabalho permanente formulado e posto em prática com diversos setores de uma sociedade. A maneira como o estupro e a violência contra as mulheres são tratados em nossa sociedade é reveladora da ideologia subjacente: estupro é um tema que diz respeito exclusivamente às mulheres! Não é pensado como assunto que nos implica a todos! Que nos agride eticamente como cidadãos e nos envergonha e ofende como seres humanos.
(Revista Scientific American – mentecérebro. Ano XI, Nº 282, julho/16. Por Susana Muszkat – Psicanalista – p. 14)  

Explicitamente, na discussão apresentada no texto

Alternativas
Comentários
  • (Dengue),(Zica),(Espasmódica),(Endêmica),(Gêneros).

  • "...Não existem programas de caráter preventivo, duradouros, de longo e amplo alcance para toda a população, especialmente voltados para as crianças e os jovens..."

     

    letra A: reitera-se a total impossibilidade de se estabelecerem políticas e programas que viabilizem a conscientização para que se possam evitar práticas de estupro no Brasil.

     

    Por que não é a letra A??

  • Também marquei a letra A, não achei o vocabulário tão específico assim....

  • Somente um termo "espamódica'' apareceu explicitamente no texto, que estava relacionado a um novo episódio. Não há palavras nem termos específicos de ciências médicas.

    A única alternativa condizente com o texto é a letra "A" pois em sua conclusão o autor descreve que não há programas de caráter preventivo.

    Gabarito da questão: "Não entendi"

  • Arnaldo, 
    Dizer que não existe, e que "total impossibilidade de estabelecerem" é diferente. 

    (Eu tb errei, não achei que o vocabulário era específico)

  • Se o enunciado da questão diz "Explicitamente"

    Explícito = é claro, sem ambiguidade.

    como pode ser a Letra B??

  • Ao meu ver, a letra A está errada porque ela diz: reitera-se a total impossibilidade de se estabelecerem políticas e programas que viabilizem a conscientização para que se possam evitar práticas de estupro no Brasil.

    E o texto não traz nada que desenvolva essa afirmação, o que encontramos no texto é "Não existem programas de caráter preventivo, duradouros, de longo e amplo alcance para toda a população, especialmente voltados para as crianças e os jovens". Não é só porque não existe programas/políticas contra "estupro" que a implantação dessas medidas seriam impossíveis.

    Referente a letra B, eu não achei nada que parecesse com palavras/termos do vocabulário específico das ciências médicas.

  • Acredito que seja letra C. Não vejo nenhum vocabulário específico para marcar letra B. Sobre letra A, concordo plenamente com o Hudson.

  • A - ...total impossibilidade de se estabelecerem políticas e programas... ≠ Não existem programas de caráter preventivo, duradouros, de longo e amplo alcance... Não é só porque não existe programas/políticas contra "estupro" que a implantação dessas medidas seriam impossíveis.

    B - vi·ra·li·zar (viral + -izarverbo transitivo, intransitivo e pronominal 

    Espalhar (-se) de maneira a criar um efeito semelhante ao de um vírus. "viralizar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/viralizar [consultado em 21-01-2017].

    Viralizar pode ter mudade de sentido atualmente, mas o seu sentido original vem de vírus. 

    - en·dê·mi·co (endemia + -icoadjetivo

    1. [Biologia]  Que é exclusivo de determinada região (ex.: espécie .endêmica).

    2. [Medicina]  Relativo a endemia ou doença .frequente nos habitantes de uma região ou localidade.

    3. Particular a um povo ou região (ex.: problema .endêmico). "endêmica", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/end%C3%AAmica [consultado em 21-01-2017].

    - Espasmódico adj. Que se pode referir a espasmo, ao estímulo muscular involuntário. Que causa ou demonstra espasmos repetidos e contínuos. Que possui as características e propriedades de um espasmo.

    - e·pi·dê·mi·co (epidemia + -icoadjetivo Da epidemia ou a ela relativo. = CONTAGIOSO "epidêmico", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://www.priberam.pt/dlpo/epid%C3%AAmico [consultado em 21-01-2017].

    C - "Grupos feministas, intelectuais, jornalistas, políticos, a polícia e a população em geral, dentro e fora da mídia, vêm se pronunciando." Ou seja, a sociedade civil se envolveu nessa discussão.

    D - Não tem como retirar do texto que "as falhas" decorrem da omissão da polícia. "... como são os casos de polícia. Procura-se apurar os fatos, dá-se andamento a intermináveis processos, eventualmente punem-se os culpados, até que apareçam novas vítimas e a roda volte a girar na mesma vergonhosa direção." No próprio texto está explicito o que poderia prevenir a prática de estupro: "A mudança de um tipo de mentalidade e, consequentemente, de comportamento só é possível com um trabalho permanente formulado e posto em prática com diversos setores de uma sociedade." Ou seja, não é só com leis severas e com a atuação da polícia, mas sim com a atuação de diversos setores de uma sociedade. 

    E - Não há, conforme o texto, um total descaso: "Procura-se apurar os fatos, dá-se andamento a intermináveis processos, eventualmente punem-se os culpados..."

    Gab: B, podemos ver que, por meio de exclusão, a mais correta é a letra B. 

  • Marquei a letra A, e não entendi porque é a letra B.

     

  • questão nao tão fácil, fui por eliminação e acabei acertando.

  • GAB. LETRA B.

     

    As palavras/termos do vocabulário específico das ciências médica utilizadas no texto são:  Dengue, Zica, Espasmódica, Endêmica, Gêneros.

  • Atentai que Explícito = expresso, evidente e que está no texto.

  • Eu não consegui enxergar esse texto falando termos de "ciência médica" para explicar estupro.

  • A) ERRADA - O autor não reiterou a impossibilidade de se estabelecer políticas e progamas, ele apenas citou que não existe. Sendo assim, tem possibilidade sim de se estabelecer, mas foi informado que no momento não há.

    B) CORRETA - Sinceramente, não vi termo de ciência médica ou relação com questões de saúde, isso requer um leitura bem minuciosa para identificar ela como correta ou então pelo método de eliminação, tipica questão que te coloca dentro das vagas em um concurso.

    C) ERRADA - Na verdade é dito que há uma participação da sociedade mas com a mentalidade errada, onde no texto é proposto a mudança dessa mentalidade.

    "a mídia, em todas as suas modalidades, vem incansavelmente abordando o assunto. Grupos feministas, intelectuais, jornalistas, políticos, a polícia e a população em geral, dentro e fora da mídia, vêm se pronunciando".

    D) ERRADA - O que há não é omissão policial e sim um ciclo que termina com a punição e posteriormente o ciclo retorna ao início devido a ideologia do estupro na sociedade.

    "Procura-se apurar os fatos, dá-se andamento a intermináveis processos, eventualmente punem-se os culpados, até que apareçam novas vítimas e a roda volte a girar na mesma vergonhosa direção".

    E) ERRADA - Anulada quase que pelo mesmo motivo da letra D, pois o texto cita que há punição nos casos de estupro.