-
Gabarito D
vide: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151119_financiamento_estado_islamico_lgb
-
A Rússia não faz parte da coalizão.
Peshmergas sao inimigos do ei
Área controlada não é na Turquia e Líbano e sim Síria e Iraque
O ei é sunita
-
OUTRAS INFORMAÇÕES:
**Estado Islâmico
- É um grupo terrorista formado por jihadistas muçulmanos ultraconservadores, que defendem fundamentos radicais do islamismo, também conhecido por ISIS (Islamic State of Iraq and ash-Sham) ou Daesh (transliteração do acrônimo árabe).
- Utiliza de táticas brutais contra todas as pessoas que não seguem a Sharia (lei religiosa islâmica), como a crucificação, a decapitação e outros atos que provocam a indignação e o medo em todo o mundo.
- O Estado Islâmico (EI) segue os ensinamentos descritos no Alcorão.
- Seu principal líder é Abu Bakr al-Baghdadi.
- As atividades do grupo se concentram no Iraque e na Síria.
- Os Peshmergas ou forças curdas (exército do Iraque) são inimigos do EI.
- O controle sobre poços de petróleo e refinarias, a cobrança de tributos, o contrabando e resgates estão na base do financiamento das ações do Estado Islâmico.
-
Gab: d
A) Não é xiita, e sim SUNITAS (jihadistas -> violentos)
B) Área controlada: leste da SÍRIA e oeste do IRAQUE
C) Inimigos da região: Peshmergas ou forças curdas (exército do Iraque)
D) Financiamento: controle sobre poços de petróleo e refinarias, a cobrança de tributos, o contrabando e resgates estão na base do financiamento das ações do Estado Islâmico.
E) USA, Rússia e França são os principais países que enviaram tropas armadas para o enfrentamento do EI.
Creditos: comentários anteriores.
-
Peshmerga ou Peshmerge (em curdo: Pêşmerge ou پێشمهرگه ) é um termo utilizado pelos curdos para se referir aos combatentes de seu exército e significa literalmente "aqueles que enfrentam a morte" (pesh enfrentar + marg morte). É também o termo oficial do Governo Regional do Curdistão para designar as forças armadas do Curdistão iraquiano.
Em 2003, durante a Guerra do Iraque, os peshmerga desempenharam um papel ativo na missão de captura de Saddam Husseindas forças americanas. Já em 2004, eles capturaram o chefe da al Qaeda Hassan Ghul, que revelou a identidade do mensageiro de Osama Bin Laden, o que posteriormente levou à Operação Neptune Spear e à morte de Osama bin Laden.
Com a nova constituição iraquiana de 2005, as forças Peshmerga foram oficialmente reconhecidas como protetoras do Curdistão, já que o Exército do Iraque está proibido por lei de entrar na região.
Em agosto de 2014, o Curdistão iraquiano passa a sofrer seguidos ataques do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, no contexto da Guerra Civil Iraquiana. As forças curdas conseguiram repelir os ataques, passando a libertar diversas regiões do norte do país das mãos dos extremistas.