-
GABARITO C.
1.2 Motivação intrínseca x motivação extrínseca - Heiz e Jutta (2008), nos estudos sobre motivação, diferem a motivação intrínseca da extrínseca. Enquanto a primeira refere-se à motivação gerada por necessidades e motivos da pessoa, a motivação extrínseca refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição. A motivação é fruto de uma interação entre a pessoa e o ambiente. Os dois tipos de motivação podem aparecer mesclados, como, por exemplo, quando um profissional realiza um projeto que o interessa (motivação intrínseca) e consegue, com isso, elogios do gestor (reforço: motivação extrínseca).
Questão de Concurso
(FCC/TST/Técnico Administrativo/2012) A motivação é algo intrínseco, embora alguns estudiosos acreditem ser discutível essa posição.
Gabarito: certo. Motivação é um processo psicológico (intrínseco) que causa um despertar para a ação. Entretanto, alguns estudiosos questionam a ideia de que a motivação é intrínseca. Entre esses estudos temos a teoria do reforço que afirma que a motivação é extrínseca. Enquanto a primeira (motivação intrínseca) refere-se à motivação gerada por necessidade e motivos da pessoa, a motivação extrínseca refere-se à motivação gerada por processos de reforço e punição.
Questão de Concurso
(Cespe/Assembleia Legislativa-CE/2011) Entendendo-se liderança como a capacidade de alguém exercer influência sobre outras pessoas, é correto afirmar que a motivação é extrínseca ao indivíduo.
Gabarito: certo. Se partir do pressuposto que “ninguém motiva ninguém”, a motivação é intrínseca, porém, veja que a afirmativa parte do entendimento de que a liderança é a capacidade de alguém exercer influência sobre outras pessoas, ou seja, parte do pressuposto de que o líder é alguém (do ambiente/fora/extrínseco) que influencia/motiva pessoas, portanto, a partir do direcionamento apresentado pela afirmativa, pode-se dizer que a motivação é extrínseca.
1.3 Diferenças individuais - As pessoas são diferentes no que tange à motivação: as necessidades variam de indivíduo para indivíduo, produzindo diferentes padrões de comportamento (CHIAVENATO, 1999).
Há três princípios importantes que explicam o comportamento humano:
• o comportamento é causado por estímulos internos ou externos;
• o comportamento é motivado, ou seja, há uma finalidade em todo comportamento humano;
• o comportamento é orientado para objetivos. Existe sempre impulso, desejo e necessidade que servem para designar os motivos do comportamento.
RIBAS (2014)
-
teste
-
LETRA D.
(c) satisfação íntima. ----------c- Homem autorrealizador
(b) reconhecimento.---------b- Homem social
(a) acumulação.-----------a-Homem econômico-racional
(d)diversidade de estímulos.-----------d- Homem complexo
·
· Homem-econômico racional, descrito como pessoas onde a motivação encontrava-se na perspectiva de ganho. O motivo mais importante da vida para essas pessoas era ter bens materiais. - ACUMULAÇÃO
· Homem social, pessoa cuja grande motivação encontrava-se na participação em grupos sociais. O motivo mais importante na vida, para essas pessoas, era ser reconhecido e aceito pelos outros.RECONHECIMENTO
· autorrealizador cuja motivação era a realização interior. O que realmente importava para ele e o motivava era a satisfação íntima, o estar bem consigo mesmo. SATISFAÇAO INTIMA
· Homem complexo- pessoas cuja motivação não tinha uma causa única. Ou seja, diversos motivos ou causas eram importantes para que pessoas desse perfil se mantivessem motivados com a própria vida. DIVERSOS ESTÍMULOS
http://miguelribeiro.com.br/blog/?p=66
-
Amiga Fabiana boa eplicação, acho que só trocou o gabarito, que é letra C e não D
-
-
Administração: acertando questões à base do que eu acho que faz sentido desde sempre.