SóProvas


ID
2091337
Banca
Colégio Pedro II
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Administração Científica deu origem à chamada Pesquisa Operacional, cuja metodologia dá mais ênfase ao julgamento objetivo, por meio de métodos matemáticos refinados.
A técnica que se refere à otimização de arranjos em condições de planejamento e programação por redes, que permitem a sincronização de variáveis, é conhecida como Teoria

Alternativas
Comentários
  • Teoria dos Grafos: Essa teoria se baseia em redes e diagramas de flechas para varias finalidades oferecendo técnicas de planejamento e programação por essas redes. As redes ou diagramas de flechas apresentam as seguintes vantagens nas quais são as execuções do projeto no prazo mais curto e ao menor custo; permitem o inter-relacionamento das etapas e operações do projeto; distribuição ótima dos recursos disponíveis e facilitam a sua redistribuição em caso de modificações; fornecem alternativas para a execução do projeto e facilitam a tomada de decisão.

    Até na internet é difícil achar informações sobre essa teoria. 

  •  

    TEORIA DOS GRAFOS

     

    A Teoria dos Grafos se baseia em redes e diagramas de flechas para várias finalidades. Oferece técnicas de planejamento e programação por redes (CPM, Pert, etc.) utilizadas nas atividades de construção civil e de montagem industrial. Tanto o Pert (Programm Evaluation Review Technique), como o CPM (Critical Path Method) são diagramas de flechas que identificam o caminho crítico estabelecendo uma relação direta entre os fatores de tempo e custo, indicando o “ótimo econômico” de um projeto. Esse “ótimo econômico” é alcançado por meio de uma determinada sequência das operações de um projeto que permita o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis em um prazo otimizado. O Neopert é umavariação simplificada do Pert, possibilitando economia de tempo na sua elaboração.

     

    As redes ou diagramas de flechas apresentam as seguintes vantagens:

     

    1.      Proporcionam execução do projeto no prazo mais curto e ao menor custo.

     

    2.      Permitem o inter-relacionamento das etapas e operações do projeto.

     

    3.      Facilitam a boa distribuição dos recursos disponíveis e sua redistribuição em caso de modificações.

     

    4.      Fornecem alternativas para a execução do projeto e facilitam a tomada de decisão.

     

    5.      Identificam tarefas ou operações “críticas” que não oferecem folga de tempo para a sua execução para nelas concentrar a atenção. As tarefas ou operações “críticas” afetam o prazo para o término do projeto global.

     

    6.      Definem responsabilidade de órgãos ou pessoas envolvidos no projeto

     

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. São Paulo: Campus, 2005

  • Uma nocão sobre a Pesquisa Operacional: É considerada uma teoria da decisão aplícada: "utiliza meios científicos, matemáticos ou lógicos para resolver problemas que se apresentam quando o executivo procura um raciocínio eficaz para enfrentar seus problemas de decisão".

    "No seu sentido mais amplo, a PO é a aplicação de métodos científicos, técnicas científicas e instrumentos científicos a problemas que envolvem operações de sistemas, de modo a munir os executivos, responsáveis pelas operações, de soluções ótimas para os problemas."

    A abordagem de PO incorpora a abordagem sistêmica ao reconhecer que as variáveis internas e externas nos problemas decisórios são inter-relacionadas e interdependelltes.

  • Gabarito B

  • Alguém sabe explicar sobre as outras opções?

  • Teoria dos jogos é um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno. Inicialmente desenvolvida como ferramenta para compreender comportamento econômico e depois usada pela Corporação RAND para definir estratégias nucleares, a teoria dos jogos é hoje usada em diversos campos acadêmicos. A partir de 1970 a teoria dos jogos passou a ser aplicada ao estudo do comportamento animal, incluindo evolução das espécies por seleção natural. Devido a interesse em jogos como o dilema do prisioneiro iterado, no qual interesses próprios e racionais prejudicam a todos, a teoria dos jogos vem sendo aplicada nas ciências políticas, ciências militares, ética, economia, filosofia e, recentemente, no jornalismo, área que apresenta inúmeros e diversos jogos, tanto competitivos como cooperativos. Finalmente, a teoria dos jogos despertou a atenção da ciência da computação que a vem utilizando em avanços na inteligência artificial e cibernética.[1]

    A teoria dos jogos tornou-se um ramo proeminente da matemática nos anos 30 do século XX, especialmente depois da publicação em 1944 de The Theory of Games and Economic Behavior de John von Neumann e Oskar Morgenstern. A teoria dos jogos distingue-se na economia na medida em que procura encontrar estratégias racionais em situações em que o resultado depende não só da estratégia própria de um agente e das condições de mercado, mas também das estratégias escolhidas por outros agentes que possivelmente têm estratégias diferentes ou objetivos comuns.

    Os resultados da teoria dos jogos tanto podem ser aplicados a simples jogos de entretenimento como a aspectos significativos da vida em sociedade. Um exemplo deste último tipo de aplicações é o Dilema do prisioneiro (esse jogo teve sua primeira análise no ano de 1953) popularizado pelo matemático Albert W. Tucker, e que tem muitas implicações no estudo da cooperação entre indivíduos. Os biólogos utilizam a teoria dos jogos para compreender e prever o desfecho da evolução de certas espécies. Esta aplicação da teoria dos jogos à teoria da evolução produziu conceitos tão importantes como o conceito de Estratégia Evolucionariamente Estável, introduzida pelo biólogo John Maynard Smith no seu ensaio Game Theory and the Evolution of Fighting.

    Fonte: wiki

  • Técnicas da pesquisa operacional:

     

    > T. dos jogos:. 

    - Disputa de interesses;

    - Jogos de estratégia de soma zero (uns ganham, outros perdem);

    - Número de participantes e cursos de ação são: Finitos, Escolhidos e Conhecidos.

     

    > T. das Filas:

    - Pontos de estrangulamento;

    - Tempos de espera;

    - Teoria das restrições;

    - Andamento dos sistemas produtivos;

    - Ex: Jus-in-time, kanbam.

     

    > T. dos grafos:

    - Programação de rede PERT/CPM;

    - Identificação do caminho crítico/ caminho mais longo;

    - Tempo x Custo;

    - Indica o "ótimo econômico" de um projeto.

     

    > Programação linear:

    - Alocação de recursos entre atividades concorrentes;

    - Variáveis quantificáveis e com relações lineares entre si;

    - Obter custo mínimo e rendimento máximo.

     

    .> Programação dinâmica:

    - Problemas que possuem várias fases inter-relacionadas;

    - Decisão a cada uma das fases, sem perder de vista o objetivo final.

     

    > Probabilidade e estatística:

    - Meios para a escolha de amostras e a sua representatividade no universo;

    - Contribui para o estudo do controle estatístico de qualidade.

     

    > T. da Decisão:

    - Escolha de soluções satisfatórias baseada na racionalidade limitada;

    - Desdobramento da teoria matemática, iniciada por Simon.

     

    Fonte: Livro Adm geral e pública (Elisabete de Abreu e Lima Moreira)

  • -Teoria da DECISÃO

    Escolhida mediante várias alternativas, para se chegar a um determinado objetivo

    - Teoria dos GRAFOS

    Redes e diagramas de flechas;

    Analisa-se o caminho crítico;

    Analisa-se o tempo e o custo.

    - Teoria dos JOGOS

    Uns ganham, outros perdem;

    Participantes são definidos

    - Teoria das FILAS

    Otimização de arranjos quando estão aglomerados

    fonte: Qconcursos