SóProvas


ID
2091487
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma empresa adquiriu uma máquina através de um contrato de arrendamento mercantil financeiro. Os dados apresentados ao contador para reconhecimento inicial foram os seguintes:

- Prazo do Arrendamento = 60 meses.
- Valor das prestações mensais = R$ 2.000,00.
- Valor Residual a ser pago no final = R$ 2.200,00.
- Valor presente das prestações e do valor residual = $ 98.375,00.
- Valor de mercado da máquina para compra à vista = 103.200,00.

Qual é o valor que deverá ser reconhecido pelo contador, considerando o CPC 06, no item sobre reconhecimento inicial de arrendamento mercantil financeiro?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    CPC 06

    20.  No começo do prazo de arrendamento mercantil, os arrendatários devem reconhecer, em contas específicas, os arrendamentos mercantis financeiros como ativos e passivos nos seus balanços por quantias iguais ao valor justo da propriedade arrendada ou, se inferior, ao valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil, cada um determinado no início do arrendamento mercantil. A taxa de desconto a ser utilizada no cálculo do valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento mercantil deve ser a taxa de juros implícita no arrendamento mercantil, se for praticável determinar essa taxa; se não for, deve ser usada a taxa incremental de financiamento do arrendatário. Quaisquer custos diretos iniciais do arrendatário devem ser adicionados à quantia reconhecida como ativo.

    Ou seja, será o menor entre valor justo e valor presente

    ==>  - Valor presente das prestações e do valor residual = $ 98.375,00.


    bons estudos

  • LEASING FINANCEIRO

    Lançamento no arrendatário( a quem se destina o bem)

    D- IMOBILIZADO

    C- ENCARGOS A TRANSCORRER (Retificadora do passivo)

    C- DÍVIDA/ *ARRENDAMENTO A PAGAR (Passivo)

    *Valor Justo ou Valor Presente, dos 2 o menor.

     

    Ainda tem os lançamento de apropriação.

  • Por coincidência, a questão é compatível com a atualização do CPC 06.

    26. Na data de início, o arrendatário deve mensurar o passivo de arrendamento ao valor presente dos pagamentos do arrendamento que não são efetuados nessa data. (CPC 06).

    Dessa forma, deve ser ignorado o valor justo do arrendamento, considerando apenas o valor presente para mensuração inicial.

  • Não inclui tbm o valor residual a ser pago no final? Entendo que esse valor é aquele que é somado à última parcela, não o residual para a venda.