SóProvas


ID
2091967
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No que se refere a estudo, perícia, relatório, laudo e parecer social, julgue o item subsequente.

O estudo social expresso em relatórios ou laudos sociais deve ser elaborado com base na situação e na história do usuário, de forma que se focalize a intervenção sobre o indivíduo.

Alternativas
Comentários
  • BOM DI@, coleguinha@s!

    Nas concepções de Mioto (2009), os estudos sociais são estruturados a partir dos sujeitos para os quais a ação está dirigida, formas de abordagem desses sujeitos, bem como pela utilização dos instrumentos técnico-operativos e pela produção de documentos. Documentos esses relacionados tanto às ações na sua singularidade, como na produção de sistematizações como: informes e relatórios que podem desencadear outras ações profissionais, de si ou de outros, ou subsidiar outras instâncias de planejamento, gestão e formulação de políticas sociais.

    Com Fávero (2009) encontramos a descrição conceitual destes instrumentos operativos do Serviço Social em sua atuação nas instruções sociais de processos, sentenças e decisões judiciárias.

    O relatório social, por sua vez, apresenta de maneira descritiva e interpretativa o registro de uma ou mais entrevistas, iniciais ou de acompanhamento. Esse documento também pode ser mais detalhado, dando conta de uma entrevista aprofundada, de maneira a registrar os aspectos do caso pertinentes à área de atuação do Serviço Social. Em algumas situações, sobretudo relativas à Justiça da Infância e da Juventude, pode ser o único documento da área a compor os autos, por exemplo, em alguma medida de guarda de criança a terceiros, em que há consenso entre todos os envolvidos (partes e técnicos) quanto à sua adequação. Pode acontecer ainda que os autos sejam compostos por vários relatórios, realizados em momentos diferentes, os quais, no seu conjunto, apresentam a dinâmica de um estudo social e/ou a realização do acompanhamento. Em ações que envolvem a medida protetiva de abrigamento, por exemplo, os registros podem acontecer dessa maneira. O relatório social é o documento no qual constam o registro do objeto de estudo, a identificação dos sujeitos envolvidos e um breve histórico da situação, a finalidade à qual se destina, os procedimentos utilizados, os aspectos significativos levantados na entrevista e a análise da situação.

    O laudo social é outro tipo de documento, utilizado como uma das “provas” que instruirá o processo e que poderá dar suporte à decisão, à sentença judicial. O laudo é o registro que documenta as informações significativas, recolhidas por meio do estudo social, permeado ou finalizado com interpretação e análise. Em sua parte final, via de regra, registra-se o parecer conclusivo, do ponto de vista do Serviço Social. Conclusivo no sentido de que deve esclarecer que, naquele momento e com base no estudo científico realizado, chegou-se à determinada conclusão. Para a efetivação desse registro, o profissional vai ter como referência conteúdos obtidos por tantas entrevistas, visitas, contatos, estudos documental e bibliográfico que considerar necessários para a finalidade do trabalho.

     

    RESPOSTA: ERRADO

  • Gabarito errado

     

    O estudo social é um processo metodológico específico do Serviço Social, quem tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto de intervenção do profissional (FÁVERO,2014, p.53). Assim, percebe-se que ao utilizar a palavra " focalize" torna a questão errada, visto que," a prática profissional, não se reduzida à mera identificação das demandas e a seu atendimento focalizado, cuja análise não ultrapassa o nível da aparência e escamoteia o real significado das mesmas no contexto antagônico das relações sociais capitalistas" (SIMIONATTO, 2009).

     

    Feferências:

     

    O Estudo social em perícias, laúdos e pareceres técnicos: debates atuais no poder judiciário, no penitenciário e na previdência social / CFESS, 11.ed. SP: Cortez 2014.

     

    SIMIONATTO, Ivete. As expressões ideoculturais da crise capitalista na atualidade e sua influência teórico-política. In Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. Brasília: CFESS/ABEPSS, 2009.

     

  • Acredito que o erro da questão se encontre na expressão "focalize a intervenção sobre indivíduo".  Penso que a intervenção deve se pautar nas refrações da questão social, na qual o indivíduo esteja inserido, e não sobre ele em si.