-
Gabarito Correto
Como referências para responder temos, dentre outras:
GUERRA, Yolanda. A Instrumentalidade do Serviço Social. São Paulo, Cortez, 1995.
GUERRA, Yolanda. “Ontologia do ser social: bases para a formação profissional” In: Revista Serviço Social e Sociedade n.54. São Paulo: Cortez, 1997.
GUERRA, Yolanda. Instrumentalidade do processo de trabalho e Serviço Social. In: Revista Serviço Social e Sociedade n. 62. São Paulo: Cortez, 2000.
-
A ontologia pensada por Marx, refere-se as primeiras reflexões anti-especulativas desde a década de 40 do século XIX, iniciando um processo de novos referenciais que se contrapuseram à reflexão abstrata, lógica, ideal. Houve a necessidade de pensar a objetividade, traduzida na questão do trabalho! Essa radicalidade hierárquica do mundo sobre a subjetividade é que institui o perfil ontológico e revolucionário da teoria marxiana. Tal perspectiva assinala o rompimento com o Idealismo hegeliano, bem como crítica da esfera política que só se torna efetiva e radical cimentada no entendimento da sociedade ( ...)
Em suma, para entendermos a ontologia do ser social, torna-se primordial conhecermos as relações sociais determinadas pelo modo de produção capitalista, das quais assinalam que o homem se forma a partir de suas condições materiais, ou seja, forma-se na objetividade do trabalho.
Disponível em http://www.eumed.net/rev/cccss/08/casc2.htm
-
A ontologia é a parte da metafísica que trata da natureza, realidade e existência dos entes. A ontologia trata do ser enquanto ser, isto é, do ser concebido como tendo uma natureza comum que é inerente a todos e a cada um dos seres objeto de seu estudo.
Teleologia é uma doutrina que estuda os fins últimos da sociedade, humanidade e natureza. Suas origens remontam a Aristóteles com a sua noção de que as coisas servem a um propósito.
-
Cespe 2017
Uma vez que possibilita a aquisição de consciência acerca da ação do homem sobre a natureza, o emprego consiste na ontologia do ser social. Errado
O correto é trabalho.
Aocp 2020
É mediante o processo de trabalho que o ser social se constitui, se instaura como distinto do ser natural, dispondo de capacidade teleológica, projetiva, consciente; é por essa socialização que ele se põe como ser capaz de liberdade.