SóProvas


ID
2092108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considerando a legislação específica e as disposições da Constituição Federal de 1988 (CF) relativa à seguridade social, julgue o próximo item.

De acordo com a CF, os órgãos públicos, em especial os vinculados à seguridade social, devem oferecer aos usuários acesso à informação, que deve ser ajustada ao perfil do público, de forma a garantir a compreensão do seu conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • Olá pessoal (GABARITO = CERTO)

    ---------------------------------------------------------

     

    Constituição Federal de 1988 (CF)

    art. 5º, XIV -  é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

     

    Legislação específica:

    LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

    Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal;

    Art. 6o  Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a: 

    I - gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação; 

     

    ---------------------------------------------------------

    Fé em Deus, não desista.

  • fiquei na duvida no seguinte termo , em especial os vinculados à seguridade social ? existe isso ?

  • Errei por este trecho,"que deve ser ajustada ao perfil do público". As comunicações não devem ser conforme o MRPR, ou seja, uniforme?

    Se alguém puder me esclarecer, agradeço!

  • "...em especial os vinculados à seguridade social,..." pode isso Arnaldo ?

  • Questão com redação horrenda e forçada. Haja paciência com esses examinadores surtados!!!

     

  • Essa palavra "ajuste" acaba com qualquer assistente social. Rsrs

     

     

    Quando "bate o olho nela", canta o poeta : "cilada, cilada, cilada, cilada..." hahaha

  • Que zona!

  • de onde tiraram este ajuste ao perfil do público? Questão totalmente subjetiva, ao alvedrio do examinador. Questão típica "dê-me a resposta que dou-te a justificativa"

  • A informação deve ser ajustada ao perfil do público:

    Se for rico, a forma é mais culta.

    Se for pobre, é estilo Lula escrevendo kkkkk.

     

    Infelizmente, essa prova foi sem sentido algum. O direito à informação é para todos e em respeito ao princípio da publidade que deve seguir a transparência (toda informação deve ser dada de forma acessível e clara - sendo esta último de maneira não técnica).

  • Onde está na CF essa parte: "Em especial os da seguridade social"? Se alguém puder esclarecer, eu agradeço.
  • Daniela Perez, encontra-se no Título VIII - Da Ordem Social, mais especificamente no art. 194.

  • "De acordo com a CF" imagina-se logo que deve estar expresso  "em especial os vinculados à seguridade social".

     

  • Indiquem para comentário

  • Então , fico vendo os comentários e me matam de rir .

    Tem gente que fica brava e esculhamba a banca aqui nos comentários , mas entendo que é uma forma de desabafar , psicologia sabem !

    kkkkkkkkkk.

    Varias horas de estudo causam este tipo de stress, ai precisamos xingar alguêm , e se for a banca , melhor ainda ! 

  • A única razão lógica para entendimento desta questão é se se pensar em acessibilidade... ajustar ao público PCD.

  • Permitam-me tentar dirimir as dúvidas a respeito do trecho "que deve ser ajustada ao perfil do público, de forma a garantir a compreensão do seu conteúdo.”

     

    A questão diz: "Considerando a legislação específica e as disposições da Constituição Federal de 1988 (CF) relativa à seguridade social, julgue o próximo item."

     

    Segundo a CF/1988:

    Art. 5º, XIV - é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional;

     

    Segundo a Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação):

    Art. 5o  É dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão. 

    Art. 8º, 

    § 3o  Os sítios de que trata o § 2o deverão, na forma de regulamento, atender, entre outros, aos seguintes requisitos: 

    I - conter ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão;

    II - possibilitar a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, inclusive abertos e não proprietários, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a análise das informações

    VIII - adotar as medidas necessárias para garantir a acessibilidade de conteúdo para pessoas com deficiência, nos termos do art. 17 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000, e do art. 9o da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada pelo Decreto Legislativo no 186, de 9 de julho de 2008.

     

    Nota-se que a Lei 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação), em seu Art. 8º, § 3, VIII, institui que a Administração Pública deverá adequar-se para permitir às pessoas portadoras de dedeficiência o acesso às informações, tornando a assertiva correta em sua totalidade.

  • CERTO

     

    Também pensei que a questão estava errada..... Afinal, a informação deve ser divulgada de forma clara e concisa, atendendo aos padrões cultos de linguagem, mas de forma que possibilite a compreensão de todos. Acredito que um bom exemplo de "ajuste ao perfil do público" é a disponibilização de áudiodescrição e acessibilidade para surdos e mudos.

     

    Nesse site (https://portal.cfm.org.br/) tem essas duas opções. Os ícones estão no canto esquerdo.

  • Mano... "em especial os vinculados à seguridade social" É GOLPE

  • Para esse questão um dica seria lembrar do Manual de Redação da Presidência da República. A Comunicação dever primar sempre pela clareza, ou seja, informação que não se compreende não atende ao próprio princípio da publicidade. 

     

    Força e Honra!

  • A banca forçou mesmo quando diz na questão "em especial os vinculados à seguridade social". Porém esse público é especial mesmo, já que quem se aposenta é na sua maioria de pouca instrução, necessitando de linguagem adequada. Acertei a questão, mas a CF realmente não diz nada sobre o que se demonstra na questão, pelo menos expressamente não há. 

  • O item está correto. O público que procura os serviços da seguridade social são, em grande maioria, pessoas que além da baixa instrução, como já citou o colega, pessoas com os mais diversos tipos de enfermidades e por essa razão necessitam de informações com uma linguagem o mais compreensível possível para obterem um melhor atendimento.

     

    Fique esperto:

     

    Padrão de edital CESPE/UNB:

     

    HABILIDADES
    Os itens das provas poderão avaliar habilidades que vão além do mero conhecimento memorizado, abrangendo compreensão, aplicação, análise, síntese e avaliação, com o intuito de valorizar a capacidade de raciocínio.
     

  • De acordo com a CF, os órgãos públicos, em especial os vinculados à seguridade social, devem oferecer aos usuários acesso à informação, que deve ser ajustada ao perfil do público, de forma a garantir a compreensão do seu

    conteúdo. "clara e em linguagem de fácil compreensão" .


    Entendo que ajustar ao perfil do público, quer dizer que não adianta colocar uma linguagem ao nível de redação oficial como se fosse escrever a um Ministro de Estado. Como existe uma diversidade social que buscam informações aos órgãos públicos, é necessário adequar uma linguagem que se torne clara, independente do nível que a acesse. Ao menos, foi este o meu entendimento.



  • Questão correta.

    Não só os que trabalham nessa área, mas em qualquer serviço público ou privado, a comunicação se faz necessária e da melhor forma possível.

    A adequação social da comunicação transmite respeito aos usuários dos serviços públicos e aos clientes de empresas privadas.

    Um exemplo disso é a reprovação pela sociedade dos julgamentos com palavras rebuscadas e de difícil compreensão utilizada por magistrados.

    O melhor atendimento é aquele em que o beneficiário da informação sai satisfeito e bem atendido.

  • Comentário do Serjão está completo!

  • A questão demanda conhecimento acerca da seguridade social, especificamente acerca do direito à informação para os usuários.

    O item em análise demonstra a importância da leitura atenta do texto constitucional, bem como de uma relativa interpretação, haja vista que no caso da seguridade social o público-alvo tende a ter menor instrução e, com isso, a comunicação não pode ser feita da mesma forma que para o público-alvo de um órgão que lide diretamente com pessoas que detenham ensino superior. Ou seja, busca-se assegurar o direito de informação, que deve ser claro e de fácil compreensão por todos, inclusive por quem não possua instrução. Afinal, não faria sentido o Estado informar e o cidadão não compreender, isto é, não se cumpriria a finalidade do dever eficiente de informação.

    Como exemplo disso, o artigo 5º da Lei nº 12.527/11 aduz que é dever do Estado garantir o direito de acesso à informação, que será franqueada, mediante procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão. Somado a isso, o artigo 8º, §3º, I, da mesma norma menciona que os sites de informação oficial devem conter ferramenta de pesquisa de conteúdo que permita o acesso à informação de forma objetiva, transparente, clara e em linguagem de fácil compreensão.

    Depreende-se que o item em análise exigiu, além do conhecimento da norma acima citada, uma interpretação no sentido de verificar que o escopo normativo e social é o que vem disposto no enunciado.

    Gabarito: Correto.

  • LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011.

    LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO

    Regula o acesso a informações previsto no inciso XXXIII do art. 5o, no inciso II do § 3o do art. 37 e no § 2o do art. 216 da Constituição Federal;

    Art. 6o  Cabe aos órgãos e entidades do poder público, observadas as normas e procedimentos específicos aplicáveis, assegurar a: 

    I - gestão transparente da informação, propiciando amplo acesso a ela e sua divulgação;