-
Gabarito E.
Outro aspecto importante foi a divisão do trabalho.6 De acordo com os teóricos da Administração Científica, seria muito mais fácil treinar e capacitar um funcionário a executar uma tarefa específica (aparafusar um assento, por exemplo) do que fazer todo o trabalho sozinho (montar uma bicicleta inteira, por exemplo).
Esse conceito foi a base da linha de montagem – processo produtivo em que a peça a ser feita vai passando de funcionário a funcionário, até que todos tenham montado “sua parte”.
Chamamos isso de especialização. O empregado ficava restrito a uma pequena parte do processo produtivo, de modo que seu treinamento e adaptação à “melhor maneira” (o modo padronizado de se trabalhar) fossem facilitados.
Taylor também buscou aumentar o incentivo ao funcionário. Ele acreditava que a remuneração por hora não trazia nenhum incentivo ao funcionário. Assim, indicou o pagamento por produtividade (pagamento por peça, por exemplo) como essencial para que o funcionário buscasse um maior esforço.7
-
Gabarito E
A divisão do trabalho corresponde à especialização de tarefas com funções específicas, com finalidade de dinamizar e otimizar a produção industrial. Esse processo produz eficiência e rapidez ao sistema produtivo gerando uma maior produtividade.
A divisão do trabalho faz com que o trabalhador adquira, com a tarefa repetitiva, uma agilidade maior e com isso fique “treinado” na execução de seus movimentos, provocando assim uma diminuição no tempo gasto, o resultado é o aumento da produção em todo período de trabalho.
-
As conseqüências que a divisão do trabalho trouxe no curto prazo foram:
a. Maior produtividade e melhor rendimento do pessoal envolvido.
b. Maior eficiência da organização, como resultante do item anterior.
c. Redução dos custos de produção, principalmente os de mão-de-obra e de materiais diretos.
-
GAB: E
De acordo com Fayol, existem 14 princípios gerais da administração:
1) Divisão do trabalho: consiste na especialização das tarefas e das pessoas para aumentar a
eficiência;
-
A divisão no trabalho para os estudiosos dessa teoria era tida como uma "vantagem" porque o operário ele era especialista em determinada função,sempre realizando a mesma atividade,cada funcionário fazia a sua parte e passava adiante .Para os pesquisadores isso era bom porque aquela pessoa desempenharia sua função da melhor maneira possível,só ele saberia executar tal atividade pois adquiriu experiência devido a repetitividade com a qual realizava sua tarefa.
Não existia trabalho em grupo e sim uma individualização de cada atividade para com a pessoa que iria executar.Outros pesquisadores criticam essa abordagem justamente por isso,pelo fato de explorar do operário apenas determinada função, dessa forma padronizando os métodos evitando a possibilidade de novos conhecimentos,de aprendizagem.Sendo assim limitando a atuação dos empregados com essa especialização intensa.
Gabarito letra E , pois os objetivos da divisão do trabalho era uma produção em massa;grande produtividade;eficiência organizacional.
-
DIVISÃO DO TRABALHO = ESPECIALIZAÇÂO - LETRA E
-
GABARITO: LETRA E
As organizações desempenham uma ampla variedade de tarefas. Um princípio fundamental utilizado durante várias décadas nas organizações do mundo inteiro pregava que o trabalho é executado com mais eficiência por meio da especialização dos empregados.
A especialização do trabalho, que recebe também o nome de divisão do trabalho, é o grau em que as tarefas organizacionais são divididas e fragmentadas em atividades separadas.
A divisão do trabalho segue a tradição cartesiana sobre técnicas de solução de problemas.
FONTE: Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012
-
Letra E
A divisão do trabalho proporciona uma melhoria da eficiência e da produtividade dos trabalhadores
-
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o que está envolvido no conceito de divisão do trabalho. Nesta caso, marquemos a alternativa correta.
Divisão do trabalho é, simplesmente, a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem, de modo a obter a máxima eficiência.
Concluímos que a alternativa "E" é a correta.
GABARITO: E