SóProvas


ID
209383
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que concerne a conceitos básicos de banco de dados, julgue os
itens a seguir.

A linguagem de manipulação de dados é aquela utilizada pelo administrador de banco de dados e projetistas de base de dados para definir seus esquemas. Nesse caso, o SGBD tem um compilador para processar descrições em DDL e construir a descrição do esquema armazenado no catálogo.

Alternativas
Comentários
  • Linguagem de manipulação de dados, DML, é utilizada para MANIPULAR dados.

    Linguagem de definição de dados, DDL, é utilizada para definir esquemas.

  • A linguagem de manipulação de dados Linguagem de Definição de Dados (DDL) é aquela utilizada pelo administrador de banco de dados e projetistas de base de dados para definir seus esquemas. Nesse caso, o SGBD tem um compilador para processar descrições em DDL e construir a descrição do esquema armazenado no catálogo.
  • Questão ERRADA.

    O erro da questão, como dito nos comentários dos colegas, está em mencionar que a linguagem de manipulação de dados é utilizada para definir esquemas. Na página 37 do livro Fundamentals of Database Systems, 6th edition, do Navathe, são explicados os tipos de linguagens para definição e manipulação dos dados: DDL (Data Definition Language), SDL (Storage Definition Language), VDL (View Definition Language) e DML (Data Manipulation Language).

    Uma conclusão que é possível tirar a partir das explicações na página 37 do livro é que através da DDL é possível definir os três esquemas, externo, conceitual e interno:

    A DDL define os esquemas interno e conceitual quando não há uma separação clara dos níveis interno e conceitual. Neste caso, o SGBD possui um compilador DDL que processa as sentenças para identificar descrições de construções no esquema e armazenar a descrição do esquema no catálogo do SGBD;

    A DDL especifica somente o esquema conceitual quando existe uma separação entre os níveis conceitual e externo;

    E em vários SGBDs a DDL também é usada para definir o esquema  externo.

    Por fim, a linguagem de manipulação de dados (DML) é empregado pelo SGBD com o propósito dos usuários manipularem o BD após os esquemas do BD estarem compilados e o BD populado com dados. Os tipos de manipulações mais comuns são recuperação, inserção, remoção e modificação dos dados.

    Abraços. =)
  • Gabarito Errada

    O erro está no início da questão, pois se fala em DML para "definir" esquemas. Quem faz isso é a DDL.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !