@comentaristas anteriores
assim... tensão admissível ≥ F/A
da 6122 vigente:
7 Fundação superficial (rasa ou direta)
7.6 Dimensionamento geométrico
7.6.1 Cargas centradas
A área da fundação solicitada por cargas centradas deve ser tal que as tensões transmitidas ao terreno, admitidas uniformemente distribuídas, sejam menores ou iguais à tensão admissível ou tensão resistente de projeto do solo de apoio.
ibid
3 Termos e definições
3.27 tensão admissível
tensão adotada em projeto que, aplicada ao terreno pela fundação superficial ou pela base de tubulão, atende com coeficientes de segurança predeterminados, aos estados-limites últimos (ruptura) e de serviço (recalques, vibrações etc.). Esta grandeza é utilizada quando se trabalha com ações em valores característicos
O que nos leva, infelizmente, a conclusão de que todas as alternativas fornecidas pela banca são válidas, visto que o bloco deve ter pelo menos 4m².
______________________________
adendo 05/12/17 16:52:
Aliás, a carga atuante é 2000kN + peso próprio da fundação [item que já bati muito aqui mas passou despercebido no comentário anterior]
da nbr 6122 vigente
5.6 Peso próprio das fundações
Deve ser considerado o peso próprio de blocos de coroamento ou sapatas ou no mínimo 5 % da carga vertical permanente.
Assim, a carga atuante na fundação é de 2000*1,05kN = 2100kN, de forma que a área da fundação deve ser tal que
tensão admissível ≥ F/A (copiei e colei do comentário original meu)
500kPa ≥ 2100kN/A
A ≥ 2100kN.m²/500kN
A ≥ 2100kN.m²/500kN
A ≥ 4,2m²
lol
Excentuando-se uma das alternativas fornecidas pela banca, todas as demais estão corretas - e a única opção que não pode ser correta é a que foi indicada pela banca como gabarito para a questão, 4m².
_____________________
adendo 2 07/12/17: @Concurseiro Cerrado 07 de Dezembro de 2017, às 16h06:
Perfeito. Eu realmente marcaria a alternativa de 4m².
Várias questões de engenharia cobradas em concurso, independentemente da banca, não são, ao contrário do esperado, técnicas. No caso de fundação, o erro conceitual ou a desconsideração de coeficientes de segurança são normais, desdenhando a 6122; em movimentação de terra, são basicamente ignorados os fatores de conversão, carga e eficiência (que estão lá no SICRO como obrigatórios)... usurpando palavras de um antigo inglês:
há mais mistérios entre uma prova e seu gabarito do que julga nossa vã literatura.
____________________________________________
@ Elise O.
28 de Abril de 2018 às 10:32
"Na FCC não cabe indagações, quem pratica as questões n fica em elubrações (SIC) sem nexo. Resolva e ganhe tempo."
Felizmente estamos em uma questão em um site de questões, e não na prova. Abraços de um aprovado no concurso CLDF, prova elaborada pela FCC, segundo lugar na discursiva, que tanto treinei por aqui.
Guilherme Rayol,de 01 de Dezembro de 2017, às 18h19
Concordo com seu comentário (inclusive em outras questões de fundação) e com a NBR 6122/2010 no quesito da consideração do peso próprio no cálculo.
Porém, a FCC não adota esse posicionamento (até o momento). Não vi nenhuma questão em que a FCC considerasse o peso próprio nos cálculos.
Ao meu ver, um posicionamento prudente seria realizar o cálculo considerando o peso próprio e checar se tem alguma alternativa exatamente igual ao valor encontrado. Caso contrário, realizar o cálculo sem considerar o peso próprio.
Confesso que em uma prova da FCC, se eu tivesse com pouco tempo, já desconsideraria de cara o peso próprio da fundação devido ao histórico de questões e posicionamento da banca.
Enfim, não queremos brigar com a questão, e sim, tentar descobrir o que o engenheiro bisonho estava pensando quando elaborou a questão e acertar a mesma.