SóProvas


ID
2094643
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No que diz respeito às espécies de docimásias, pode-se afirmar que a de Vreden, Wendt e Gelé é:

Alternativas
Comentários
  • GAB-B

     

    Docimásia Auricular De Vreden, Wendt e Gelé -

    .

    baseaia-se na ocorrência de ar na cavidade do ouvido médio que lá ingressara através da tuba timpânica (trompa de Eustáquio) desde que o recém-nascido tenha respirado. Consiste na punção da membrana timpânica, com a cabeça do feto mergulhada na água, caso o mesmo tivesse respirado, surgirá uma bolha de ar que sobe até a superfície do recipiente. 

    .

    FONTE: foco total em concursos

  • Gabarito: Alternativa B


    DOCIMASIA

    Do grego: dokimos = "eu provo", significa, em medicina legal, o exame de que se lança mão para aferir se uma criança nasceu viva ou morta (natimorto), ou seja, comprovam se houve vida extra-uterina ou não. O mais famoso desses exames é, sem dúvida, a Docimasia de Galeno; porém existem outras várias modalidades, as quais sao classificadas em 2 grupos: docimasias pulmonares e docimasias não-pulmonares (extrapulmonares), estas subclassificadas em respiratórias e não-respiratórias.


    Letra A) Docimásia Bacteriana De Malvoz (não respiratória)- os fenômenos putrefativos, no feto natimorto, começam pelos orifícios da boca, nariz e ânus. Nos casos em que o feto teve vida extra-uterina, a putrefação se inicia pelo tubo digestivo e pelo sistema respiratório. Procura-se também pela presença de bactérias Bacterium colli como evidência de que houve respiração, porém, sua presença é um tanto contraditória, pois fala mais a favor da deglutição de alimentos do que propriamente à respiração. 


    Letra B) Docimásia Auricular De Vreden, Wendt e Gelé (respiratória) - baseaia-se na ocorrência de ar na cavidade do ouvido médio que lá ingressara através da tuba timpânica (trompa de Eustáquio) desde que o recém-nascido tenha respirado. Consiste na punção da membrana timpânica, com a cabeça do feto mergulhada na água, caso o mesmo tivesse respirado, surgirá uma bolha de ar que sobe até a superfície do recipiente


    Letra C) Docimásia Siálica De Souza-Dinitz (não respiratória) - consiste na pesquisa de saliva no estômago do feto. A reação positiva é um indicativo de que existiu vida extra-uterina. 


    Letra D) Docimásia Do Nervo Óptico De Mirto (não respiratória) - fundamenta-se no estado de mielinização do nervo óptico, a qual se inicia logo após o nascimento. Tem muito mais valor como determinante do tempo de sobrevivência do recém-nascido. Este fenômeno se inicia 12h após o nascimento e se completa dentro de 4 dias aproximadamente. 


    Letra E) Docimásia Úrica De Budin-Ziegler (não respiratória) - esta docimásia será positiva se forem encontrados uratos nos condutos renais, como marca da respiração do recém-nascido. Esses sedimentos se apresentam sob a forma de estrias amareladas dispostas radialmente na zona medular. Esta docimásia é baseada no conceito de que a presença de sedimentos de ácido úrico é muito comum naqueles que sobreviveram por um ou dois dias (Virchow).

     

    Fonte: http://focototal-concursos.blogspot.com.br/2012/11/voce-sabe-o-que-e-docimasia.html

  • certo, quem for fazer prova da FUNCAB (eu n vou mais) bom decorar esses nomes aqui 

    (Pulmonares)

    Docimásia Hidrostática pulmonar de Galeno -

    Docimásia Diafragmática de Ploquet-

    Docimásia Óptica ou Visual de Bouchut-

    Docimásia Táctil De Nerio Rojas-

    Docimásia Óptica De Icard-

    Docimásias Hidrostáticas De Icard-

    Docimásia Química De Icard-

    Docimásia Radiológica De Bordas-

    Docimásia Histológica De Balthazard-

    Docimásia Epimicrocópica Pneumo-Arquitetônica De Hilário Veiga De Carvalho-

     

    (Extrapulmonares)

    Respiratórias:

    Docimásia Gastrintestinal De Breslau-

    Docimásia Auricular De Vreden, Wendt e Gelé-

    Docimásia Hematopneumo-Hepática De Severi-

    Docimásia Plêurica De Placzek-

    Docimásia Traqueal De Martin-

    Docimásia Hematopulmonar De Zalesk-

    Docimásia Ponderal De Pulcquet-

    Docimásia Do Volume D’Água Deslocado De Bernt-

     

    Não respiratórias:

    Docimásia Siálica De Souza-Dinitz-

    Docimásia Alimentar De Beoth-

    Docimásia Bacteriana De Malvoz-

    Docimásia Úrica De Budin-Ziegler-

    Docimásia Do Nervo Óptico De Mirto-

     

  • 57% das pessoas que fizeram no site acertaram? acreditei Y, aposto que não olharam a resposta. 

  • Docimásia auricular de Vreden, Wendt e Gelé: Com a respiração e os primeiros movimentos de deglutição, o ar penetra na cavidade timpânica (ouvido médio) através da tuba auditiva. Esta prova só é aconselhada quando chega à perícia apenas a cabeça fetal. A técnica consiste em seccionar-se o pavilhão auricular em sua linha de implantação e bem junto à parede óssea, descobrindo-se o meato acústico externo, cortando longitudinalmente a parede inferior do meato, retirando as duas metades e expondo-se a membrana do tímpano. Leva-se a cabeça para dentro da água e, com um bisturi ou uma agulha grossa, punciona-se o tímpano. Quando houve respiração, sai de dentro da cavidade uma bolha de ar que se rompe na superfície do líquido.

  • Gente, que prova foi essa?

     

    DOCIMASIA: exame de que se lança mão para aferir se uma criança nasceu viva ou morta (natimorto), ou seja, comprova se houve vida extra-uterina ou não.

     

    Docimásia Auricular De Vreden, Wendt e Gelé - Consiste na punção da membrana timpânica, com a cabeça do feto mergulhada na água, caso o mesmo tivesse respirado, surgirá uma bolha de ar que sobe até a superfície do recipiente.

     

    GABARITO: LETRA B

     

  • Eu só conhecia duas docimasias... a de Galeno e a Auricular (da qual não tinha ideia do nome do autor). Acertei assim.

    Usemos as armas que temos em mãos. kkk

  • Segundo FRANÇA, temos que:

    -Docimásia auricular de Vreden, Wendt e Gelé. Com a respiração e os primeiros movimentos de deglutição, o ar penetra na cavidade timpânica (ouvido médio) através da tuba auditiva. Esta prova só é aconselhada quando chega à perícia apenas a cabeça fetal. A técnica consiste em seccionar-se o pavilhão auricular em sua linha de implantação e bem junto à parede óssea, descobrindo-se o meatoacústico externo, cortando longitudinalmente a parede inferior do meato, retirando as duas metades e expondo-se a membrana do tímpano. Leva-se a cabeça para dentro da água e, com um bisturi ou uma agulha grossa, punciona-se o tímpano. Quando houve respiração, sai de dentro da cavidade uma bolha de ar que se rompe na superfície do líquido.

    Docimásia siálica de Souza-Dinitz. Baseia-se na comprovação de saliva no estômago pela reação de sulfocianetos e outras técnicas equivalentes. A presença de saliva pela deglutição fala em favor da respiração.

    Docimásia bacteriana de Malvoz. Tem como finalidade investigar, no sistema gastrintestinal do feto, a presença de bactérias, principalmente as do tipo Escherichia coli, como evidência de respiração. Para alguns, a presença delas no estômago e nos intestinos seria devido mais aos alimentos que propriamente à respiração.

    Docimásia úrica de Budin-Ziegler. Positiva-se esta docimásia com a presença de uratos nos condutos renais, como marca da respiração do recém-nascido. Virchow chamou a atenção para esse fenômeno, afirmando que a presença dos sedimentos de ácido úrico é muito comum naqueles que sobreviveram por 1 ou 2 dias. Esses sedimentos aparecem sob a forma de estrias com colorido amarelo, dispostos radialmente na zona medular. Estaria explicada sua presença pela oxidação rápida dos tecidos, e, entre os produtos da excreção, estaria o ácido úrico nas papilas renais, onde se combina com as bases alcalinas, permanecendo nos condutos uriníferos pela insuficiência de água para dissolvê-los.

    Docimásia do nervo óptico de Mirto. Fundamenta-se no estágio de mielinização do nervo óptico, a qual se inicia logo após o nascimento. Tem muito mais valor como determinante do tempo de sobrevivência do recém-nascido. O estudo da mielinização é feito macroscópica ou microscopicamente na bainha mielínica do nervo óptico, fenômeno que se inicia após 12 h do nascimento, de forma lenta, até completar-se em torno do quarto dia de nascido. Tem esta prova importância fundamental nos casos de espostejamento onde seja encontrado apenas o crânio, contanto que não se mostre ainda em fase de putrefação. Há, ainda, outras docimásias cujo valor é apenas relativo e são citadas, como muitas das anteriores, mais por interesse didático. São elas: docimásias química de Mocquard, química de Balthazard e Lebrun, química de Orgier, pneumocardíaca de Orfila, hepática de Büttner, renal de Vernois e Cless, radiográfica de Vaillaut, global-hidrostática de Debenedetti, glótica de Frein, bulbar de Moriani, entre outras. - FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 806 a 808.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA B

  • Vreden, Wendt e Gelé é AURICULAR 

  • Nunca tinha ouvido falar...

  • Segundo DELTON CROCE JUNIOR:

    Docimasia auricular de Wreden-Wendt-Gélé — É praticada em infante espostejado do qual só se tem a cabeça.

    Baseia-se na existência de ar no ouvido médio, aí levado através das trompas de Eustáquio, nos primeiros movimentos respiratórios e de deglutição do infante nascido vivo. Visualizado o tímpano, prévia exposição do conduto auditivo externo e da parede inferior e sua secção em duas metades, com tesoura, conforme a técnica de Filomusi-Guelfi, mergulha-se a cabeça dentro d’água, e com uma agulha grossa punciona-se a membrana, presumindo-se que houve

    respiração se do ouvido médio sair uma bolha gasosa que se rompe na superfície do líquido.

  • Docimasias

    Hidrostática de Galeno - Coloca-se os pulmões ou fragmentos deles em uma cuba com água, se houver flutuação significa que o feto respirou.

    Siálica de Souza Dinitz - Presença de Saliva no estomâgo.

    Táctil de Nerio Rojas - Apalpa-se o pulmão e se houver creptação, significa que o feto respirou

    Visual de Bouchut - Analisa o aspecto visual do pulmão, sendo que aquele que não respirou possui aparência mais compacta e sólida, já o que respirou apresenta o desenho alveolar evidente.

    Histológica de Balthazard - Consiste no exame microscópico do tecido pulmonar, encontrando-se gás apenas nos alvéolos no pulmão que respirou.

    Docimásia de Icard -  Consiste na visualização das bolhas de ar quando um fragmento de pulmão é espremido entre duas lâminas.

    Docimásia Gastrointestinal de Breslau - Baseia-se na presença de ar no tubo digestivo quando houve respiração.

    Docimásia do Nervo óptico de Mirto: Analisa em microscópico a formação da bainha de mielina do nervo óptico.

  • Gab: letra B

    DOCIMÁSIA AURICULAR DE WREDEN-WENDT-GÉLÉ

    É praticada em infante espostejado do qual só se tem a cabeça. Baseia-se na existência de ar no ouvido médio, aí levado através das trompas de Eustáquio no primeiros movimentos respiratórios e de deglutição do infante nascido vivo.

  • A palavra docimasia origina-se do grego “dokimasia” e do francês “docimasie”, a qual se refere à experiência, prova. Trata-se, em medicina legal, de uma medida pericial que tem como finalidade verificar se a criança nasce com vida ou não, ou seja, se chega a respirar.

  • Docimásias extrapulmonares: Gastrintestinal de Breslau, auricular de Vreden, Wendt e Gele, hematopneumo-hepática de Severi, siálica de Souza-Dinitz, pneumo-hepática de Puccinotti, plêurica de Placzec, traqueal de Martin, hematopulmonar de Zalesk, ponderal de Pulcquet, do volume d’água de deslocado de Bernt, alimentar de Beoth, bacteriana de Malvoz, úrica de Budin-Ziegler, do nervo óptico de Mirto e hêmato-artério-venosa.

    Docimásia auricular de Vreden, Wendt e Gelé. Com a respiração e os primeiros movimentos

    de deglutição, o ar penetra na cavidade timpânica (ouvido médio) através da tuba auditiva. Esta

    prova só é aconselhada quando chega à perícia apenas a cabeça fetal. A técnica consiste em

    seccionar-se o pavilhão auricular em sua linha de implantação e bem junto à parede óssea,

    descobrindo-se o meato acústico externo, cortando longitudinalmente a parede inferior do

    meato, retirando as duas metades e expondo-se a membrana do tímpano.

    Leva-se a cabeça para dentro da água e, com um bisturi ou uma agulha grossa, punciona-se o

    tímpano. Quando houve respiração, sai de dentro da cavidade uma bolha de ar que se rompe na

    superfície do líquido.

  • Muito me admira a quantidade de acertos aqui...

    Linguagem russa na questão. Só na misericórdia do senhor!

  • fraude.

  • QUE GOLAAAAAAAAAAAAAAAAAÇO

  • Essa prova de ML da PC PA foi só decorar nome de gente meu pai, um absurdo, n mede conhecimento e sim capacidade de decorar nomes. Pelo amor de Deus, um delegado tem que se preocupar com processo penal, penal e ter noções de medicina legal...

  • Li e questão e pensei: dxiiiiabo é isso?!!!!

  • DOCIMÁSIA AURICULAR DE WREDEN-WENDT-GÉLÉ

    É praticada em infante espostejado do qual só se tem a cabeça. Baseia-se na existência de ar no ouvido médio, aí levado através das trompas de Eustáquio, nos primeiros movimentos respiratórios e de deglutição do infante nascido vivo

  • acertei no chute.. infelizmente é diferente na prova kkk