SóProvas


ID
2094652
Banca
FUNCAB
Órgão
PC-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Os “Quadrantes de Oscar Freire" são utilizados para designara posição:

Alternativas
Comentários
  • GAB-D

    OSCAR FREIRE-    Classificação de. Asfixias. 1- modificações físicas do ambiente; 2- obstáculos mecânicos no aparelho respiratório; 3 – supressão da função da caixa torácica.

    OSCAR FREIRE-  Processo de. Himens. Descreve a localização, número, aspecto e posição dos retalhos himenais, baseando-se na divisão do orifício vaginal em quatro quadrantes.

    OSCAR FREIRE-  Classificação de. Himens. 1 – sem orifício; 2 – com orifício; 3 – atípicos.

    .

    FONTE: SITE MALTHUS-EPÔNIMOS E SUAS CORRESPONDÊNCIAS 

     

  • Quadrante utilizado para indicar onde foi feita a rotura do hímen, também denominado de "Relógio de Lacassagne".

  • Pensei que estava fazendo prova para Delegado e não para legista. Qual a utilidade de um Delegado saber isso? Se existe setor dentro da própria polícia para realizar tais exames....tanta coisa para se cobrar referente a prática da atividade policial....Afff

  • Chutei na B e errei feio, mas essa do hímen era a última que pensaria. Questão foi fundo.

  • A forma do óstio e o aspecto da orla são os elementos básicos da classificação do hímen. As classificações mais usadas são de Afrânio Peixoto e Óscar Freire. A classificação deste baseia-se no orifício: ...

  • Pelo que andei pesquisando, existe duas classificações dos hímens:

    1) Classificação de Afrânio Peixoto: Classifica os hímens em ACOMISSURADOS, COMISSURADOS  e ATÍPICOS.

    2) Classificação de Oscar Freire: Classifica os hímens em COM ORIFÍCIOS, SEM ORIFÍCIOS e ATÍPICOS.

    Vale a pena se aprofundar. 

    Bons estudos !!!

  • As lesões na ruptura do hímen podem ser analisadas de acordo com :

    QUADRANTES: a identificação das lesões pode obedecer à orientação de OSCAR FREIRE que divide o himen em 4 quadrantes e os subdivide em espaços de 0 a 90 graus, de 10 em 10 graus.

     

    MOSTRADOR DE RELÓGIO: outro método de LACASSAGNE, consiste em dividir o himen como se fosse um mostrador de relógio, de um a 12 horas, e representar, no sentido dos ponteiros do relógio,a s lesões eventualmante existentes.

     

    FONTE: apostila Roberto Blanco

  • Estando a mulher em posição ginecológica, ao se dividir o hímen em quadrantes (quatro partes), tem-se dois quadrantes superiores (direito e esquerdo) e dois inferiores (direito e esquerdo), além de quatro pontos de junção desses quadrantes.

  • Essa prova foi pra Delegado mesmo ou o pessoal do QC fez confusão e colocou uma prova para médico legista, como se de delegado fosse, enganados? Com a Falcatrua que tá rolando em concursos pelo Brasil a fora, deveriam ter uma atenção especial pra essa banca. só acho!

  • Triste saber que um comentário mimimi, de quem ainda não entendeu a lógica dos concuros é o mais bem avaliado.

    Posso não ser o ninja das provas, mas já aprendi a não ficar criticando, simplesmente estudar, avaliar quem será o examinador, pesquisar e fazer a melhor preparação possível.

    Foco pessoal, nada de ficar aí choramingando

     

  • Cuidado com o comentário do foca. Está equivocado.

  • LACASSAGNE - Processo de descrição da localização do retalhos himenais tomando por base a situação dos ponteiros de um relógio.

    OSCAR FREIRE - Processo de hímens. Descreve a localização, número, aspecto e posição dos retalhos himenais, baseando-se na divisão do orifício vaginal em quatro quadrantes.

    GAB "D"

    Fonte: http://www.malthus.com.br

  • RESPOSTA D

     

    Antigamente, adotava-se a nomenclatura do mostrador de relógio (ex.: ruptura 2 horas) chamado Método Cronométrico de Lacassagne. Hoje, divide-se a cavidade vaginal de acordo com o método de Oscar Freire em quatro quadrantes – superior direito, superior esquerdo, inferior direito e inferior esquerdo. Pelos quadrantes, há oito pontos para descrever o local da ruptura no laudo (quatro quadrantes e quatro junções).



  • QUADRANTES DE OSCAR FREIRE- Constatada a lesão na ruptura do hímen, empregam-se habitualmente dois processos para indicar a localização da lesão.. O primeiro (goniométrico) consiste em dividir a vulva em dois quadrantes superoinferiores, direito e esquerdo.

    GABARITO PROFESSOR: LETRA D
  • Quando há rompimento do hímen, o perito irá descrevê-lo. O rompimento do hímen ocorrerá, normalmente, em mais de um ponto. Para a descrição do rompimento, são adotados alguns critérios, quais sejam:

    - Critério cronométrico de Lacassagne: o laudo médico descreve o local dos rompimentos utilizando os ponteiros do relógio. Ex.: hímen rompido as 3, 5 e 9 horas. Significa que o hímen está rompido nos locais referentes à localização dos ponteiros nesta hora.

    - Critério goniométrico de Oscar Freire: o laudo médico descreve o local dos rompimentos do hímen utilizando os ângulos. Ex.: o rompimento do hímen ocorreu no ângulo de 30, 50 e 90 graus.

  • letra D - Quadrantes de Oscar Freire

    Critério cronométrico de Lacassagne: o laudo médico descreve o local dos rompimentos utilizando os ponteiros do relógio. Ex.: hímen rompido as 3, 5 e 9 horas. Significa que o hímen está rompido nos locais referentes à localização dos ponteiros nesta hora.

    Critério goniométrico de Oscar Freire: o laudo médico descreve o local dos rompimentos do hímen utilizando os ângulos. Ex.: o rompimento do hímen ocorreu no ângulo de 30, 50 e 90 graus.

  • o foca viajou..cuidado

  • Oscar Freire. Já imaginei uma rua aqui em São Paulo.

    kkkkk

  • Gabarito: D

    As lesões na ruptura do hímen podem ser analisados de acordo com:

     QUADRANTES DE OSCAR FREIRE, que divide o himen em 04 quadrantes e os subdivide em espaços de 0 a 90 graus, de 10 em 10 graus; bem como o MOSTRADOR DE RELÓGIO (Lacassagne), dividindo o himen como se fosse um mostrador de relógio, de um a 12 horas, e representar, no sentido dos ponteiros do relógio, as lesões eventualmente existentes. 

  • LESÕES NO HÍMEN:

    QUADRANTES DE OSCAR FREIRE --> identificação do local das lesões na ruptura do hímen, feitas por quadrantes que são divididos em ângulos de 0 a 90 graus, de dez em dez.

    RELÓGIO HIMENOLÓGICO DE LACASSAGNE --> divide-se o hímen como se fosse um mostrador de relógio. As lesões seriam representadas no sentido do ponteiro, como se o observador estivesse verificando as horas.

    CARÚNCULAS MIRTIFORMES --> após o parto vaginal, o hímen fica reduzido a pequenos aglomerados de membrana aderidos à parede vaginal (aspecto de flor) (retalhos de hímen roto pelo parto vaginal, constituindo verdadeiros tubérculos)

  • Alan SC você tem razão, na minha humilde opinião alguém que não consegue vincular Oscar Freire e Afrânio Peixoto ao estudo de sexologia forense não estudou esse assunto e está chorando por mimimi ou precisa rever suas técnicas de estudo. A questão foi dada, bastava saber que se tratava de um assunto sobre sexologia forense e não traumatologia. Estudem mais e reclamem menos...concurseiro se adapta à banca e não o contrário. Se não aguenta o tranco, vai para outra área.
  • A LÂMPADA DE WOOD (luz ultravioleta filtrada) pode ajudar na diferenciação.

     Sob essa luz, as roturas CICATRIZADAS DE POUCO TEMPO, ainda bem vascularizadas, apresentam uma tonalidade ARROXEADA, IDÊNTICA À QUE APRESENTAM AS ROTURAS EM FASE DE CICATRIZAÇÃO, em razão do edema e da congestão.

    Ao revés, as ROTURAS CICATRIZADAS DE MAIS TEMPO, com vascularização reduzida e mais fibrosa, mostram uma tonalidade AMARELO-NASCARADA.

    Os ENTALHES não apresentam essas modificações, conservando sempre o mesmo aspecto do restante da membrana.

    Parece haver uma prevalência de produção das ROTURAS nos QUADRANTES POSTERIORES DO HIMEN.

    Diversos são os métodos para referir a localização das roturas na orla. Entre eles, os mais conhecidos são o método CRONOMÉTRICO DE LACASSAGNE e o método GONIOMÉTRICO DE OSCAR FREIRE.

    O primeiro adota como referência os marcos horários do marcador d relógio analógico, representado sobre a figura do hímen

    O segundo, partindo do centro do hímen, divide-o em graus angulares.

    Modernamente, existe uma tendência a preferir o critério que se refere apenas ao quadrante em que está situada a rotura. São reconhecidos 4 quadrantes:

    Anteriores, direito e esquerdo, e posteriores direito e esquerdo

  • Alguém mais confundiu Oscar Freire com Paulo Freire e por isso marcou a Letra "A"?

  • OSCAR FREIRE - Processo de hímens. Descreve a localização, número, aspecto e posição dos retalhos himenais, baseando-se na divisão do orifício vaginal em quatro quadrantes.

    agora quando vc passar pela oscar freire vai ficar lembrando de vaginas, ah credo, como é humilhante essa vida de concurso!