SóProvas


ID
2095099
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Durante a construção de um prédio público, a execução das escavações das fundações foi prejudicada por chuvas de verão, cujo índice pluviométrico foi muito acima da média histórica, o que causou retrabalhos e atraso na execução da obra. O contratado registrou o fato no diário de obras e pleiteou um aditivo contratual de dilação de prazo e aumento de custos, pois o serviço compunha o caminho crítico da programação da obra.

Com referência a essa situação hipotética, julgue o seguinte item.

O acréscimo de prazo de execução afeta os custos com administração local.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    A administração local é um valor constante durante a obra. Se a obra sofre acréscimo de prazo, assim ocorrerá com o prazo e custo total da administração local.

    _______________

    adendo algum dia de abril de 2019: a administração local não é valor constante coisa alguma, senhor Guilherme. É um valor total pago proporcionalmente à execução financeira da obra. Se houve valor aditivado, também deverá ser, proporcionalmente, o item da administração local. Para de escrever besteira e vai estudar. Seu lindo!

  • Outro raciocínio que ajudaria areolar essa questão é o AVA (Análise de Valor Agregado)

    mais tempo = mais custo

  • vai ter que pagar o engenheiro do mesmo jeito (exemplo)

  • CERTO

    O pagamento da Administração Local é realizado proporcionalmente aos serviços executados. Desta forma, acréscimos de prazo de execução afetaria tais custos.

  • Acórdão TCU 2.622/2013 Plenário

    9.3.2.2. estabelecer, nos editais de licitação, critério objetivo de medição para a administração local, estipulando pagamentos proporcionais à execução financeira da obra, abstendo-se de utilizar critério de pagamento para esse item como um valor mensal fixo, evitando-se, assim, desembolsos indevidos de administração local em virtude de atrasos ou de prorrogações injustificadas do prazo de execução contratual, com fundamento no art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal e no arts. 55, inciso III, e 92, da Lei n. 8.666/1993;