SóProvas


ID
2095132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Julgue o item seguinte, acerca de barragens, soleiras, órgãos extravasores e tomada de água.

É indicado o uso de tapete drenante horizontal em barragem de terra com fundação permeável exposta com cut-off positivo (pequena profundidade) e com seção heterogênea se a permeabilidade da fundação for duvidosa e não houver possibilidade de erosão regressiva.

Alternativas
Comentários
  • a assertiva peca ao dizer ``e nao houver possibilidade de erosao regressiva``

  • GABARITO: ERRADO

    É tanto condicionante para que a assertiva esteja correta que fica até complicado chutar que é verdadeira, mesmo que não se soubesse de nada... vamos lá:

     

    É indicado o uso de tapete drenante horizontal em barragem em barragem de terra com: (cumulativo)

    1. fundação permeável exposta com cut-off 

    2. seção heterogênea (zoneada)

    3. permeabilidade da fundação for duvidosa

    4. não houver possibilidade de erosão regressiva

     

    Item 2 não é absoluto. Se a barragem fosse homogênea, estaria correto. Mas não há indicação para tanto no caso de barragem zoneada (proposição do item 2), conforme livro mofado que estou revendo agora: "Curso de Barragens de Terra", de 1983, Vol. 1, que ganhei em algum sorteio na faculdade. Livro interessante, direto, apesar de ter diversos erros gramaticais.

     

    Itens 1 ok, conforme bibliografia supra.

     

    Item 3 implica que, apesar do cut-off, a percolação pela barragem pode ocorrer, mas isso não representa nada relevante, devido ao item 4. 

     

    Item 4 implica que não há percolação no talude a jusante, o que implica que tanto não há piping quanto utilidade no dreno horizontal, coadunando com o comentário anterior, de @Jack3d Concurseiro, em 16 de Maio de 2017, às 12h25.

     

    Assim, pelos itens 2 e 4, a questão tem gabarito "ERRADO".

  • pqp que questão porca... O que custa fazer uma questão entendível? Será que é tão complicado assim? Precisamos de doações de livro para o corpo técnico de engenharia da UNB, acho que só assim eles poderão melhorar a coerência de ideias nas questões. Parecem que não são capazes de conseguir organizar simples ideias em uma questao!

     

    Esses quesitos são cumulativos ou não!?!??!?! Por acaso só o fato de não haver a possibilidade de erosão regressiva já é suficiente para NÃO TER O TAPETE DRENANTE?!?!?!?! VÃO APRENDER A ESCREVER INFERNO, TEM GENTE ESTUDANDO PRA CARALHO AQUI ENQUANTO VCS FICAM AI FAZENDO QUESTÃO IGUAL O NARIZ DE VCS

  • Vou é ler uma material bom

    http://189.112.242.179:8081/files/006903/Material_Prova__-_BARRAGEM_E_ENROCAMENTO.pdf

    que eu ganho é mais.

  • Gente do céu, vcs continuam reclamando depois do comentário do Guilherme?? O cara explicou tudo passo a passo agora é so sentar a bundar e ler até entender....

  • A questão sugere o uso de tapete drenante horizontal em barragens com a chamada trincheira de vedação, ou a chamada cut-off, em uma situação de pequena profundidade, seção heterogênea e permeabilidade da função duvidosa sem possibilidade de erosão.

    Entretanto, segundo a Agência Nacional de Águas, a ANA (2013), os tapetes drenantes não são suficientes para drenar maciços de seção heterogênea e são adequados para fundações de comportamento uniforme. Já o cut-off é um mecanismo de interceptação do fluxo que busca impedir parcialmente ou totalmente a passagem de água pela fundação. Em pequenas profundidades, é viável que o cut-off seja construído até a camada impermeável. 

    Cabe pontuar inclusive que, considerando a impossibilidade de ocorrência de fissuras que desde que não existam imperfeições na estrutura da trincheira, um sistema de drenagem à jusante poderia ser considerado desnecessário. Todavia, a literatura sugere que materiais de maior permeabilidade são usados à jusante das barragens, para promover segurança contra possíveis imperfeições na obra (FILHO, 1991).

    Portanto, percebe-se que a aplicação proposta no enunciado não corresponde às características dos mecanismos de tapetes drenantes e das trincheiras de vedação, motivo pelo qual o item é apontado como ERRADO.

    Gabarito do Professor: ERRADO.

    FONTES: ANA (2013). Agência Nacional de Águas. Curso de Segurança de Barragens. Módulo I – Barragens: aspectos legais, técnicos e socioambientais. Unidade 1: Diretrizes, legislação e regulamentação. Brasília – DF.

    SILVA  FILHO,  F.  C.  (1991)  Tapetes  impermeabilizantes  a  montante  de  barragens  sobre  aluviões permeáveis. Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, COPPE/UFRJ.