SóProvas


ID
209533
Banca
ACAFE
Órgão
MPE-SC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um modelo que define uma tipologia de estilos de tomada de decisão foi desenvolvido por Alan Rowe. Tal modelo assume que os tomadores de decisão diferem em duas dimensões: orientação para a tarefa (foco do desempenho) e orientação para as pessoas (foco nas relações interpessoais). A combinação dessas duas dimensões permite identificar quatro estilos de tomada de decisão. O estilo característico de pessoas lógicas, focadas no curto prazo, eficientes, orientadas para o desempenho e com baixa complexidade cognitiva é o:

Alternativas
Comentários
  • O modelo dos estilos de decisão identifica quatro abordagens na tomada de decisões, 
    como pode ser observado no figura 01. O modelo sugere que as pessoas diferem segundo duas 
    dimensões: em seu modo de pensar (algumas são lógicas e racionais, outras são intuitivas e 
    criativas) e em sua tolerância à ambigüidade, são eles: (1) Estilo diretivo: Pessoas que adotam 
    o estilo diretivo têm baixa tolerância à ambigüidade e preferem à racionalidade; (2) Estilo 
    Analítico: As que adotam o estilo analítico enfrentam a ambigüidade procurando mais 
    alternativas; (3) Estilo Conceitual: Indivíduos que utilizam o estilo conceitual consideram o 
    “quadro maior” e analisam várias alternativas; (4) Estilo Comportamental: Os que adotam um 
    estilo comportamental trabalham bem em grupo e são receptivos a sugestões.  
  • Resposta: E

    Segundo Chiavenato (2004, p. 254) tomar decisões é identificar e selecionar um curso de ação para lidar com um problema específico ou extrair vantagens em uma oportunidade. Processo decisório é o caminho mental que o administrador utiliza para chegar a uma decisão. O tomador de decisão deve analisar as condições do ambiente em que está inserido, pois o ambiente influencia profundamente o processo decisório.
    A decisão envolve uma racionalidade do tomador de decisão. A racionalidade resulta da escolha das estratégias mais apropriadas para o alcance dos objetivos, na busca dos melhores resultados.
    Para Robbins e Decenzo (2004, p. 81), um tomador de decisão perfeitamente racional é plenamente objetivo e lógico.
    Algumas pessoas são lógicas e racionais. Processam informações seqüencialmente. Em contrapartida, outras são intuitivas e criativas. Percebem as coisas como um todo. A outra dimensão diz respeito à tolerância à ambiguidade inerente a uma pessoa. Algumas sentem uma grande necessidade de estruturar as informações, de modo a minimizar a ambiguidade. Já outras pessoas conseguem processar muitas informações ao mesmo tempo. Quando essas duas dimensões são colocadas em um diagrama (Modelo de Alan Rowe), definem os estilos de tomada de decisão: diretivo, analítico, conceitual e comportamental.

    Pessoas com estilo diretivo têm baixa tolerância à ambigüidade e buscam racionalidade. São eficientes e lógicas. Mas suas preocupações com eficiência fazem com que tomem suas decisões utilizando informações mínimas e avaliando poucas alternativas. Este estilo é caracterizado por pessoas que tomam decisões depressa e se concentram no curto prazo.
    Pessoas com estilo analítico têm uma tolerância muito maior à ambigüidade, buscando, assim, muito mais informações e alternativas que as do estilo diretivo. Os gerentes analíticos seriam mais bem caracterizados como tomadores de decisão cautelosos, dotados da capacidade de adaptar-se ou de lidar com situações novas.
    Indivíduos com estilo conceitual tendem a ter uma perspectiva muito ampla e a considerar muitas alternativas. Seu enfoque é de longo alcance são excelentes para encontrar soluções criativas para os problemas.
    Pessoas com estilo comportamental são os tomadores de decisão que trabalham bem em grupo. Preocupam-se com as realizações de seus pares e subordinados. São receptivos a sugestões dos demais e recorrem bastante a reuniões para comunicação. Elas tentam evitar conflitos e buscam aceitação.

  • Diretivo focado nas tarefas, curto prazo, baixa tolerância a ambiguidades.

  • Diretivo: dados objetivos, soluções racionais.

    Analítico: dados objetivos, soluções complexas.

    Conceitual: envolve pessoas, comportamentos humanos.

    Comportamental: envolve pessoas, comportamentos humanos.